20ª Sessão Ordinária - 06/04/2004
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, gostaria de, em primeiro lugar, saudar as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados.
Mas eu quero aqui reconhecer a coragem do Deputado Nilson Machado, após aquele atropelo em Chapecó, onde o glorioso Figueirense levou de 6 a 1. Um gol roubaram, Deputado Mauro Mariani. Aqui pode ser 5, mas no Oeste foram 6 gols.
Então, gostaria de, evidentemente, ao ocupar a tribuna no dia de hoje, render as minhas homenagens à Associação Chapecoense de Futebol, ao seu Presidente José Paraíba Perez e ao técnico dessa seleção do furacão do Oeste, que ao invés de promover a desgraça só promove alegria ao povo do Oeste catarinense.
Quero render também as minhas homenagens aos quase 10 mil torcedores que estiveram, no último domingo, no Regional de Condá, fazendo uma festa maravilhosa. E me arrisco a dizer, Srs. Deputados, que aqui está o futuro campeão catarinense. Não há dúvida, meu caros Deputados João Paulo Kleinübing e Onofre Santo Agostini, de que acredito que aqui sairá o campeão de Santa Catarina deste ano. E é importante dizer que é dos pequenos frascos que saem os grandes perfumes.
Apesar de termos uma folha de pagamento pequenina, um time pobrezinho, modesto, que sobrevive com rifas, doações da comunidade e, é claro, acima de tudo, do espírito de empreendedor de seu Presidente José Paraíba Perez, empresário da cidade de Chapecó, que mantém a Associação Chapecoense de Futebol... E agora, evidentemente, depois de 6 a 1, em Chapecó, Deputado Lício Silveira, porque um roubaram, inclusive já registramos isso até na polícia, porque nós queremos descobrir o que é que fizeram para roubar um nosso, nós vamos, no próximo sábado... E com respeito ao Município de Palhoça, vamos papar o Guarani aqui e depois decidirmos o título em Chapecó. Já o seu Figueirense, evidentemente, vai ter um osso duro para roer na cidade de Ibirama contra o glorioso Atlético.
O Sr. Deputado Nilson Machado - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Machado - Eu gostaria de parabenizar a Chapecoense. Quero dizer a V.Exa., que está tão eufórico, que reconheço os 10 mil torcedores que foram ao estádio, em Chapecó. Com certeza, nove mil foram de Florianópolis torcer pelo Figueirense. O Figueirense não estava bem naquele dia, mas não se perde por esperar. "Farinha é pouco, meu pirão primeiro", é o ditado da Ilha. E V.Exa. fique certo de que o Figueirense terá os seus dias de glórias, um time que realmente tem representado muito bem o nosso Estado, inclusive no cenário nacional. E com certeza, se Deus quiser, um dia a Chapecoense estará lá também representando o nosso Estado.
Gostaria de parabenizar V.Exa. pela sua euforia, pela sua alegria, que é sempre muito bom ter alguém torcendo pela Chapecoense, pelo maravilhoso trabalho que ela tem feito, atualmente. Mas gostaria de dizer também que a torcida da Chapecoense, em Florianópolis, deve ter um pouco menos do que a sua altura, fisicamente. V.Exa. não se preocupe que o Figueirense deu essa chance para a Chapecoense. Sabemos que foram 6 gols, mais 4, como bem disse o nosso Presidente da Casa, as palavras são dele; deveriam ter anulado todos, mas tudo bem, respeitamos os jogos.
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Eu agradeço a V.Exa. pela sua manifestação, nobre Deputado. Fico um pouco ofendido, Deputado Narcizo Parisotto, que é da minha terra, mais um torcedor da Chapecoense, mas mais feliz ainda por ter uma multidão de torcedores e um time rico contra o time pobre. O pobre derrubou o rico. Os poucos torcedores que a Chapecoense tem em Florianópolis estão mais felizes no dia de hoje e os muitos que o Figueirense tem estão um pouco aborrecidos, evidentemente. E eu respeito, evidentemente, o resultado, Deputado Antônio Carlos Vieira, mas gostaria de dizer que seis é mais do que um. O salário de um jogador do Figueirense paga a folha da Chapecoense inteirinha. Mas o nosso time joga com o coração e com a camisa.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado João Rodrigues, qual seria a outra forma que o Figueirense iria homenagear aquela gloriosa população do Oeste catarinense, a esquecer as intempéries do tempo, as secas que lá estão ocorrendo? Somente esta forma. Qual seria a forma de trazer o Deputado João Rodrigues para a nossa tribuna com um sorriso nos lábios? Parece-me que foi a primeira vez, Deputada Ana Paula Lima, que o Deputado João Rodrigues assomou à tribuna com um sorriso no rosto. Espero, Deputado, que na próxima terça-feira V.Exa. continue sorrindo.
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Eu quero agradecer, Deputado, e dizer que se tudo correr bem, e haverá de correr, na próxima terça-feira eu virei com a camisa da Associação Chapecoense de Futebol. Espero que o Figueirense tenha sucesso em Ibirama. Mais uma vez, Deputado Nilson Machado, é o David contra o Golias. E o Atlético do Ibirama haverá de fazer o crime no Figueirense, em Ibirama, e nós haveremos, com respeito ao Guarani de Palhoça, também de fazer a nossa parte.
Eu respeito muito o glorioso Figueirense, a sua torcida e os milhares de torcedores, mas, me perdoem, agora é a hora da Associação Chapecoense de Futebol, a futura campeã de Santa Catarina.
Deputado Reno Caramori, vejo-me sozinho neste Plenário, mas já dizia uma ovelha no meio de 40 cachorros com fome: "não está morta quem peleia". Esta é a situação do Figueirense no momento.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado Reno Caramori - Deputado, quero parabenizá-lo e parabenizar o povo de Chapecó, até porque a minha Caçadorense também foi parceira da Chapecoense.
Mas eu quero também ser solidário com V.Exa., já que o nobre Deputado nasceu no amado Rio Grande, se bem que nós estamos aqui servindo o povo catarinense, com muita honra. E lá também nós fomos felizes com 2 a 1 para o Colorado, dando-nos uma demonstração na cidade de Bento Gonçalves que o nosso Colorado ainda está vivo e está proporcionando alegria ao povo gaúcho. Como a Chapecoense propôs ao povo de Chapecó.
O SR. DEPUTADO JOAÕ RODRIGUES - Agradeço a V.Exa. pelas manifestações.
O Sr. Deputado Djalma Berger - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado Djalma Berger - Mas este Figueirense faz coisa, Deputado! Como disse o Deputado Antônio Carlos Vieira, depois de vê-lo com esse sorriso estampado nos lábios, eu fico até emocionado.
Mas quero dizer que o que aconteceu lá foi um acidente de percurso. Até 1 a 0, 2 a 1, pode ser um resultado normal. Agora, não tem como o Figueirense perder de 6 a 1 para a Chapecoense. O normal seria o contrário. Mas pode ter certeza de que nós vamos detonar o Atlético de Ibirama e depois, infelizmente, vamos ter que ganhar do Guarani aqui da Palhoça, que prezamos e gostamos muito. Mas o Figueirense vai ser novamente campeão estadual, pode ter certeza.
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Eu agradeço o aparte do Deputado e antes de fazer o encerramento gostaria apenas de lembrar a todos e a todas, já que dedico o meu espaço para falar de uma forma descontraída do futebol do dia de hoje, que recentemente a imprensa aqui da Ilha já dava como vitorioso o Figueirense. Já comemoravam mais um título. E a nossa Chapecoense vinha vindo de kombi para jogar em Florianópolis. "Kombi" (entre aspas), ônibus. Figueirense foi de avião e voltou de carona, Deputado. A nossa Chapecoense, com sacrifício e sofrimento, meteu 6 a 1 lá e tenho certeza de que faremos uma apresentação em Palhoça do grande Guarani. Grande por estar entre os quatro melhores de Santa Catarina. Deixou Joinville e Criciúma para trás.
Então, nós temos que respeitar o Guarani, um time pequeno que se torna grande pela garra. Da mesma forma o Atlético de Ibirama, time pequeno que se torna grande, deixando inclusive o Avaí para trás.
Mas agora chegou a vez da Associação Chapecoense de Futebol faturar aqui no sábado e quero ver o Figueirense suar para vencer o Atlético, em Ibirama.
A Chapecoense e o PFL estão do mesmo jeito. Nós queremos encarar os grandes. Os bagres pequenos vamos deixar de lado. Queremos encarar os grandes, assim como fizemos com o Figueirense e faremos agora, no Sábado, com o Guarani e depois liquidamos a fatura em Chapecó.
Obrigado pelo espaço.
Minha homenagem à Associação Chapecoense de Futebol, a futura campeã catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)