Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Celestino Secco

22ª Sessão Ordinária - 13/04/2004

O SR. DEPUTADO CELESTINO SECCO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, na noite de ontem tive a oportunidade de participar da sessão do ato público de transmissão de cargo ao novo Reitor da Udesc, legitimamente eleito pela comunidade universitária.

O professor Anselmo Fábio de Moraes recebeu o cargo do professor Cechinel, Reitor pro tempore, perante o Conselho Universitário.

Na solenidade, Sr. Presidente, o professor Anselmo transmitiu a serenidade de quem carrega em si o dom da sabedoria, da compreensão, do respeito às diferenças, do diálogo e da solidariedade. Transmitiu o grau de consciência de quem há 15 anos atua dentro da Udesc e sabe que é nela, na universidade, que o dissenso criativo emerge, que as divergências de pensamento e de opinião afloram e que só com os dons que demonstra ter se consegue as convergências que conduzem a que se encontre a verdadeira missão da instituição Udesc.

Diz o pensador que a pessoa acha o sentido da vida a partir do momento em que descobre a sua própria missão no mundo. Pelas palavras do professor Anselmo, proferidas na noite de ontem, ele deixou absolutamente claro a todos nós e à sociedade catarinense que tem consciência plena de sua missão na condição e na condução dos destinos da nossa Udesc, que tem consciência plena do papel que precisa desempenhar, que terá que transigir no ambiente acadêmico, mas que isso nunca, absolutamente nunca, representará abrir mão de sua autoridade de Reitor, que legítima, legal e honradamente conquistou.

Anunciou o Sr. Reitor da Udesc que espera implantar de imediato a estatuinte para permitir, pela ampla participação, a construção de um estatuto democrático, fruto de todos os dissensos e fruto de todas as divergências que vão convergir, espera ele, para que a nossa Udesc continue a ser exemplo para o Brasil de competência acadêmica e para que avance na direção da mais absoluta competência gerencial.

E é verdade isso. Todas as avaliações proferidas pelo Ministério da Educação, por revistas especializadas, apontam a nossa Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - Udesc - dentre as 10 melhores deste País.

Deixou claro também o Sr. Reitor que neste momento em que ele assume essa grande tarefa de dirigir a Universidade dos Catarinenses, muito mais do que a compreensão, ele precisa de colaboração, de participação, de solidariedade e de espírito público.

Faço coro com ele para dizer, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que realmente está na hora de se deixar a nossa Universidade dos Catarinenses seguir o seu verdadeiro caminho; o caminho, volto a dizer, que exige que a universidade seja aberta ao dissenso criativo, seja aberta às divergências, mas não procure politizar posições.

O trabalho da nossa Udesc, no campo da pesquisa, da extensão universitária e do ensino, tem sido apontado como um dos melhores das universidades brasileiras. Ela sofreu - e sofre - um desgaste. E os seus professores não merecem, assim como não merecem os seus servidores e os alunos de todos os centros da Udesc, que a ela se impute fogo de vaidades de outros agentes que dela não fazem parte.

Amanhã, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, na condição de vice-Presidente da União dos Parlamentares do Mercosul, de Secretário Acadêmico e ainda representando oficialmente o Chefe do Poder Legislativo de Santa Catarina, o nosso Presidente Deputado Volnei Morastoni, sigo para o Amazonas para proferir uma palestra na 4ª Assembléia Nacional da UPM. E vou lá apresentar uma proposta de intercâmbios acadêmicos que a atual direção da UPM pretende implantar em nível de Mercosul.

Espero poder dizer, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, que a nossa Udesc está apta porque está amadurecida para emprestar a sua colaboração para a construção dessa sociedade plural que todos nós defendemos - e defendemos cada vez com mais afinco.

Vou lá apresentar quais são os verdadeiros objetivos que se pretende alcançar nessa proposta e nessa proposição dos intercâmbios acadêmicos, para que coloquemos as inteligências criativas das nossas universidades a serviço da construção de projetos e de planejamentos de políticas públicas, porque os atos políticos, ao longo da história - e está comprovado -, na quase totalidade das vezes, surgiram dos dissensos criativos e das divergências pessoais, mas mais do que isso, ideológicas e de posicionamento pessoal, no âmbito das nossas instituições acadêmicas e universitárias.

O projeto que espero desenvolver nesse seminário, na condição de palestrante, é o de efetivamente buscar fortalecer as inteligências universitárias regionais, permitindo integrá-las para que, se valendo das tribunas e do prestígio político de todos os nossos Parlamentos, as universidades mapeem todas as forças presentes e atuantes para que nesse intercâmbio destaquemos a importância e o sentido do trabalho e da inteligência universitária na construção de políticas públicas de maior qualidade, de maior eficiência, de maior eficácia e de maior oportunidade de serviços públicos para todos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)