16ª Sessão Ordinária - 30/03/2005
O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, tive a feliz oportunidade de, na manhã de hoje, participar do evento a que há pouco aludiu a Deputada Ana Paula Lima, qual seja, a entrevista coletiva concedida pelo Governador Luiz Henrique da Silveira nos próprios da ACI - Associação Catarinense de Imprensa -, tendo por finalidade anunciar oficialmente a autorização concedida por Sua Excelência para que seja deflagrado, finalmente, o processo de restauração e de revitalização da Ponte Hercílio Luz, que liga o continente à Ilha de Santa Catarina, nossa Capital.
A Ponte Hercílio Luz, obra de um Governador visionário, iniciada em 1922, veio a ser concluída em 1926 e exatamente em janeiro de 1982 apresentou os primeiros sinais de fadiga, que fez com que viesse a ser temporariamente desativada por alguns períodos, até que em 1991 deu-se a interdição final. De sorte que desde então, de 1991 até agora, já lá se vão 14 anos que a população florianopolitana e catarinense vê-se desapercebida de poder utilizar a Ponte Hercílio Luz, enquanto meio de comunicação ilha/continente, aqui, em Florianópolis.
Por isso, é absolutamente louvável e tem que ser registrado de forma encomiosa a iniciativa do Governador de prover os recursos necessários - e não são pequenos, são extremamente substanciosos - para que esse que é o maior monumento florianopolitano e catarinense volte a ser utilizado para a sua finalidade específica. Não apenas vamos manter a Ponte Hercílio Luz como um ícone cultural e histórico de Santa Catarina, como também, ao longo do prazo da sua recuperação, que se inicia agora e vai acontecer pelos próximos quatro anos, dentro de um cronograma já elaborado, teremo-la ao fim, ao cabo, reintegrada ao sistema viário de Florianópolis.
Hoje, as Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos não dão a vazão necessária, sobretudo nas horas de rush, sobretudo às centenas de milhares de veículos que circulam na direção ilha/continente e continente/ilha, aqui, em Florianópolis.
Nobres Pares, também de forma auspiciosa, o Prefeito da Capital, presente ao evento, anunciou a sua parceria, a sua contribuição, a sua contraprestação, que vai ser exatamente revitalizar ambas as cabeceiras da Ponte Hercílio Luz. Em qualquer cidade turística do mundo que se preze, no entorno de um monumento como a Ponte Hercílio Luz, há equipamentos de lazer, bares e restaurantes dos mais diversos tipos. E aqui o que se verifica? Tanto na cabeceira insular, quanto na cabeceira continental, verificamos algo absolutamente incompatível com a grandiosidade daquele monumento.
A Sra. Deputado Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!
A Sra. Deputada Odete de Jesus - Quero parabenizar o nosso Líder de Governo pelo tema tão sugestivo e dizer a V.Exa. que o Governo do Estado está de parabéns, porque vai restaurar a ponte com o Fundo Social. Com esse Fundo Social ele vai fazer inúmeras obras que jamais foram feitas neste Estado, Deputado João Henrique Blasi, porque a Ponte Hercílio Luz é o cartão postal da linda cidade de Florianópolis.
Quando entramos na cidade já podemos observar aquela maravilha. Essa ponte estava à mercê, abandonada e hoje será restaurada, através do Fundo Social, assim como outras inúmeras obras que o Governador fará também com a ajuda do Fundo.
O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Agradeço a V.Exa. pela intervenção.
É exatamente isso que se passa. Não apenas essa obra emblemática de recuperação da Ponte Hercílio Luz como também a de reabertura da Catedral Metropolitana de Florianópolis são algumas das obras que aqui, em Florianópolis, como de resto está acontecendo em vários outros Municípios de Santa Catarina, terão condições de serem operacionalizadas a partir do aporte de recursos ao Fundo Social, instrumento que aprovamos nesta Casa pelo voto da maioria dos Srs. Deputados e que vai fazer, que já está fazendo com que haja essa possibilidade de, sem mexer nos recursos ordinários do Orçamento do Estado, encontrar meio e modo eficientes e eficazes de atacar tantos e tão relevantes problemas que afligem a população de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar V.Exa., eminente Deputado João Henrique Blasi, Líder do Governo nesta Casa e parabenizar o Governador do Estado de Santa Catarina por sua coragem, por saber valorizar aquilo que é um símbolo da nossa Capital.
Acredito que essa ponte é o símbolo de nossa Capital; então, evidentemente, com essa licitação vamos ter um investimento aproximadamente de R$ 2 milhões por mês e será possível recuperá-la não apenas para ser uma ponte símbolo, mas para passar automóvel. Qualquer recurso será muito bem investido, até porque essa ponte muito representa para a nossa Capital e faz com que nosso Estado seja reconhecido em todo o País e até no mundo.
Portanto, quero cumprimentar e parabenizar o Governador por essa iniciativa de coragem arrojada. E cumprimento V.Exa., que foi um dos defensores incontestáveis para que essa ponte se mantivesse em pé. Agora, sim, com certeza, o Governo irá investir e vamos ter uma ponte totalmente recuperada para nós mesmos passarmos de automóvel.
Parabéns, Deputado, com certeza esse é o caminho que o Governo está preparando para o futuro, é o caminho da realização, o caminho da valorização do povo catarinense.
O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - De fato, Deputado Manoel Mota, a Ponte Hercílio Luz é não apenas o símbolo de Florianópolis, senão o maior símbolo conhecido do Estado de Santa Catarina. Anos atrás, se não estou traído pela memória, a RBS fez uma enquete de âmbito estadual para saber qual o maior símbolo de Santa Catarina. Em primeiro lugar, longe de todos os demais, apareceu a Ponte Hercílio Luz.
Agora, como V.Exa. bem enfatizou, requerendo o que havia dito anteriormente a Deputada Odete de Jesus, com recursos aportados do Fundo Social ela haverá de ser não apenas o monumento que é, senão, passados 15 anos de sua desativação, ela será incorporada ao sistema viário da Capital, dando também aí uma grande contribuição, sobretudo para aquele trânsito que demanda ao Estreito e ao centro da Capital. Com certeza é mais uma obra que vai assinalar a capacidade administrativa, a visão de futuro do Governador Luiz Henrique da Silveira.
Quanto ao aporte de recursos para recuperar a ponte apenas como monumento ou para recuperá-la como um instrumento viário, não há uma grande diferença entre um e outro; por isso, o Governo optou em fazer a restauração mais completa possível, como monumento, sim, mas também readquirindo sua função precípua e básica de ser um instrumento de ligação do sistema viário ilha/continente, continente/ilha, aqui, em Florianópolis.
Por isso, entendo que estamos todos nós, florianopolitanos de nascimento ou por adoção, de parabéns por esse pontapé inicial, dado no dia de hoje, com a possibilidade, agora sim, material e concreta de termos completamente restaurada e revitalizada a Ponte Hercílio Luz.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)