1ª Sessão Ordinária - 18/02/2003
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, amigo Sérgio Godinho, Deputado também participante desta Mesa Diretora, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, meus amigos que me acompanham nesta primeira sessão aqui nesta Casa, que hoje estão aqui presentes no Plenário para ouvir o nosso primeiro pronunciamento neste Poder.
Não poderia deixar de me furtar de chegar aqui e agradecer os 35.619 votos que recebi na última eleição para Deputado Estadual.
Foi uma eleição que se caracterizou por algumas mudanças, numa eleição atípica. E sem dúvida nenhuma, como bem disse o Deputado Nelson Goetten, as pessoas aqui chegaram por seus méritos, porque têm amigos e pessoas que os carregaram nesta caminhada.
Eu, da mesma forma, quero cumprimentar os 39 Companheiros que estão conosco nesta Assembléia Legislativa. Tenho certeza absoluta de que esses quatro anos que estão pela frente serão de debates inteligentes, de propostas, de idéias, para efetivamente elevar o grau de satisfação da população do Estado de Santa Catarina com a classe política do nosso Estado, que hoje, sem dúvida, já é um dos melhores, mas vai melhorar ainda mais pela qualidade dos nossos Colegas deste Poder.
Sr. Presidente, justifico a minha ausência na sessão passada porque tivemos uma infelicidade. Na minha cidade, São José, ocorreu um acidente com uma pessoa que participou comigo, com a administração do Prefeito municipal, que efetivamente transformou a história de um Município, que até então era considerada uma cidade de segunda categoria, uma cidade-dormitório de Florianópolis e que hoje é um dos maiores e mais pujantes Municípios do Estado de Santa Catarina.
Eu, com pesar, comunico que no domingo, por volta das 19h30min faleceu o Vereador do PTB, Deputado Sérgio Godinho, companheiro seu, meu de outras jornadas, pessoa com quem eu tive a oportunidade de conviver por mais de seis anos quando estive à frente da Secretaria de Obras da Prefeitura de São José, desde a sua atuação como Parlamentar, como Vereador, até a sua atuação como Secretário Municipal da Fundação de Meio Ambiente e Agricultura Pedra Branca.
Vejam o que é o destino: uma das atribuições dessa Secretaria, da qual o nosso Vereador fazia parte, era a manutenção e a ampliação dos cemitérios municipais. Ele desempenhou a tarefa tão bem que hoje até essa parte, em São José, é referência no cenário da política catarinense.
Trata-se do ex-Vereador que estava por duas Legislaturas no PSDB, e na última campanha, atendendo um convite nosso, adentrou às fileiras do PPB e se elegeu Vereador na cidade de São José com 1.150 votos para a gestão 2001/2004. Fazia parte da base de sustentação de São José. Era uma pessoa que, sem dúvida nenhuma, pautou sua atuação pelo trabalho comunitário, ou seja, Sr. Presidente, estar presente nas bases dos seus eleitores, ouvir efetivamente a comunidade, trazer da comunidade seus anseios, suas aspirações, para que a Prefeitura, para que o Poder Público pudessem, então, tomar as atitudes para que sua comunidade fosse atendida.
Um Vereador de 54 anos, uma pessoa sempre alegre e fiel que nos deixou. Para vocês terem uma idéia do desprendimento dessa pessoa, gostaria de dizer que no início da administração de São José, lá pelo ano de 1997, precisávamos construir uma creche no loteamento na Cova da Onça, mas a Prefeitura não tinha o terreno para fazer a construção dessa creche. E o Vereador Eugênio Manoel da Cunha doou o terreno para a Prefeitura construir uma creche no seu bairro e atender a sua população.
Então, a esse companheiro de vários momentos de luta, que sempre esteve não só ao meu lado, como também ao lado do meu irmão, o Prefeito Dário Berger, quero desejar aqui que ele esteja sentado ao lado de Deus lá no céu e que ele tenha tanto sucesso lá em cima como teve aqui embaixo, na terra, e que a sua família possa, efetivamente, ter muito orgulho da sua atuação aqui, que em momento algum em nada deixou a desejar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)