41ª Sessão Ordinária - 03/06/2003
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero desejar ao Presidente Volnei Morastoni, assim como à Deputada Ana Paula Lima e ao Deputado Djalma Berger, um feliz regresso a esta Casa, pois estavam em na Rússia.
Saúdo também o Coronel Lazzaris, do Corpo de Bombeiros, e em seu nome saúdo todos os soldados guerreiros daquela corporação. Conhecemos o trabalho que fazem, e isso, sem dúvida, deixa-nos tranqüilos porque sabemos que darão segurança aos que necessitam.
Quero dizer que o meu voto também será favorável no segundo turno para que possam, com independência, administrar melhor o Corpo de Bombeiros, pois tenho certeza da capacidade dos senhores. Posso dizer também que a nossa Bancada, o PMDB, votará favoravelmente. Confiamos muito no trabalho que realizam e por isso têm o nosso apoio.
Vou falar hoje sobre três assuntos no horário destinado ao meu Partido.
Quero fazer referência sobre a visita às regiões da Amurel, Amrec e Amesc do Governador em exercício na semana passada.Sua Excelência visitou as Secretarias Regionais, prestando conta dos cinco meses de Governo e levou recursos a cada Município, para a construção de mais de 1.000 casas populares, no valor aproximado de R$5 milhões em convênios.
Queremos fazer justiça dizendo que o Governador não discriminou Partidos Políticos. Praticamente todos os Prefeitos, de diversas cores Partidárias, foram contemplados - do PMDB, PFL, PSDB, PP e PT.
Então, mais uma vez, o Governador em exercício, Eduardo Moreira, e o Governador Luiz Henrique estão demonstrando que são um Governo municipalista, que não discrimina Partido, que está preocupado com o bem-estar da nossa população, independente de quem está no comando dos Municípios.
Quero registrar a presença do Prefeito de Treze de Maio, Itamar Bonelli, que está neste momento nos prestigiando. Seja bem-vindo!
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Cumprimento e parabenizo V.Exa. pelo seu pronunciamento.
Santa Catarina vive um novo momento, o momento de um Governo transparente, participativo e descentralizador, tanto que vai nas regiões assinar convênios com Prefeituras de qualquer Partido Político. É um Governo moderno.
Agora estão questionando os vôos do Governo! Ora, um Governo que se plantava dentro de Florianópolis não pode julgar um Governo que está indo às bases, às regiões, às suas origens. O discurso de Luiz Henrique e Eduardo Moreira está sendo cumprido!
Por isso, este é um novo momento para Santa Catarina! O momento das Secretarias Regionais, da descentralização, quando o povo tem vez e voz. Ele não precisa mais vir a Florianópolis porque fala com o Governo na sua própria região.
O Governador Luiz Henrique viajou em missão por Santa Catarina, e o vice-Governador foi para o Sul assinar convênios com todas as Prefeituras. E nós, como Parlamentares, sentimo-nos honrados por este momento em que o povo está participando de um Governo. Faz muito tempo que não acontece isso!
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Concordo plenamente com V.Exa. quando disse que há muito tempo não se via uma forte atenção do Governo do Estado, principalmente na nossa região, à educação e à saúde, ao esporte e ao lazer.
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Deputado Genésio Goulart, o estilo que o Governador em exercício, Eduardo Moreira, usou, de ficar três ou quatro dias na Capital e dois dias visitando o interior para conhecer seus problemas e levar soluções aos reclamos da sociedade, foi marcante.
Não podemos aceitar que sempre que O Governador Luiz Henrique e o vice-Governador Eduardo Moreira tomam atitudes positivas com a sociedade catarinense, recebam críticas do Deputado Joares Ponticelli, a quem respeitamos como Colega. Não concordamos com as suas intervenções, muitas vezes fazendo gracejos sobre as atitudes positivas do nosso Governo, como, por exemplo, ao visitar o interior, S.Exa. quer saber as horas de vôo.
Em primeiro lugar, o Governador viaja com o helicóptero contratado pelo Governo anterior; pelo número de horas que o Governo anterior contratou, 25 horas, se usado ou não. E nunca ultrapassou esse período!
Então, para deixar claro, para não ficar dúvida nesse tipo de gracejo que se quer fazer e como não se tem nada para falar do atual Governo quer se tentar desmoralizar por essas pequenas questões. Na verdade o veículo é usado, como diz o Deputado Manoel Mota e V.Exa, para transportar mais rapidamente e estar presente no interior do Estado.
Outra questão importante é a que foi colocada pelo Deputado Joares Ponticelli nesse final de semana de que o atual Governo só fez convênios com Prefeituras do PMDB. Não é verdade! No Vale do Araranguá, o Deputado Manoel Mota está de prova, as duas primeiras cidades a receberem a maior quantia de valores em convênios foram as Prefeituras de Sombrio e Meleiro, do PPB! Esses Municípios foram os primeiros! Depois de lá é que o vice-Governador, Governador em exercício, Eduardo Moreira, esteve na região Sul do Estado conveniando com outras Prefeituras, inclusive do PMDB.
As Prefeituras que apoiavam o Governo passado, de Esperidião Amin, ficaram - e estão até hoje - com as máquinas, os equipamentos do DER. Somente agora o Governo, de forma educada, pede-as porque é para contemplar mais cidades, e não só as de Oposição, hoje - PPB e PFL.
Então, são essas questões que temos de resgatar, mostrando que está havendo justiça, que não está havendo discriminação, como no Governo passado.
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Gostaria também de ressaltar que a semana passada foi de muita alegria na nossa região porque aconteceu a 14a Produsul, uma feira tradicional no nosso Município, e foi realmente um grande sucesso. Aproximadamente 300 mil pessoas passaram pela feira em cinco dias.
Agradecemos e parabenizamos Evaldo Marcos, empreendedor da 14a Produsul no Município de Tubarão, na nossa região.
Aproveito para parabenizar o Município de São Ludgero pelo índice próximo a zero de evasão escolar e por ter 99,9% de seus profissionais graduados e pós-graduados. Índices esses obtidos em levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, ficando em primeiro lugar em qualidade de ensino...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)