19ª Sessão Ordinária - 03/04/2002
O SR. DEPUTADO VOLNEI MORASTONI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero aproveitar a oportunidade, no final desta sessão ordinária de hoje, pela manhã, para reiterar um convite muito especial a todos os Srs. Deputados e também aos funcionários desta Casa, extensivo naturalmente aos nossos visitantes, para que participem no dia de hoje, das 14h às 16h, do horário que corresponde às Breves Comunicações e ao horário reservado aos Partidos Políticos.
Depois de um acordo feito entre as Lideranças partidárias e membros da Comissão de Saúde desta Casa, conseguimos dispor deste horário para uma atividade muito especial, alusiva ao Dia Mundial da Saúde.
O Dia Mundial da Saúde, que ocorre todos os anos no dia 7 de abril, neste ano de 2002 tem como tema central escolhido pela Organização Mundial de Saúde o seguinte lema: Agita Mundo. O correspondente no nosso Brasil é Agita Brasil, e aqui, Agita Santa Catarina, e queremos que seja Agita Município em cada um dos Municípios do nosso Estado. Sob esta denominação o tema central é a importância da atividade física, dos exercícios físicos em geral para a saúde dos indivíduos, de cada um de nós e também para a saúde das comunidades.
Portanto, antecipando o Dia Mundial da Saúde, que será celebrado no dia 7 de abril, Domingo, para o dia de hoje, no horário da sessão ordinária, teremos uma palestra motivacional sobre a importância da atividade física para a saúde de cada um de nós, individualmente, mas também para a saúde da coletividade.
Então, queremos fazer um convite muito especial a todos os Srs. Deputados e também aos funcionários da Casa para que estejam presentes no Plenário neste horário.
Geralmente nunca temos tempo para isto, e pode parecer, à primeira vista, um tema de menor importância para nós, que sempre estamos atrasados para o próximo compromisso, especialmente o Srs. Deputados, mas na verdade atinge também todos os funcionários da Casa que estão envolvidos nos mandatos parlamentares, que é uma atividade atribulada, estafante e cansativa, com muitas ações simultaneamente.
Ao contrário do que muitas vezes se pensa ou se propala, na verdade, nunca temos tempo para nós mesmos, individualmente, para pensar às vezes na nossa própria saúde. Portanto, estamos sempre atrasados para o próximo compromisso; temos sempre vários compromissos no mesmo horário; temos sessão no Plenário, mas de repente temos reunião nas Comissões; temos que atender a demanda do gabinete; temos que estar em audiência de algum órgão do Governo e temos que estar presentes nas nossas cidades e regiões.
Sempre estamos muito atribulados, pois temos muitas tarefas acumuladas, e isso causa um estresse muito severo, o que repercute sobre a nossa saúde, sobre as nossas atividades, sobre a qualidade até do nosso serviço e sobre a nossa saúde física mental e até mesmo espiritual.
Então, acho que nesse dia o que estamos propondo, através da Comissão de Saúde e do Meio Ambiente, é uma pausa para a reflexão, para que cada um de nós possamos dar esse tempo de uma hora, duas horas, a fim de participarmos dessa palestra motivacional sobre a importância da atividade física para a saúde das pessoas e das comunidades.
Eu quero dizer que este requerimento foi acordado pelos membros da Comissão de Saúde e por todas as Lideranças partidárias desta Casa.
Também no dia de hoje queremos apresentar um requerimento no sentido de que a Assembléia Legislativa assuma o compromisso de que diariamente, durante as suas atividades, através do seu sistema interno de comunicações, nos gabinetes e em todas as dependências da Casa, e através do seu sistema externa - TVAL, enviará mensagens educativas de estímulo, de incentivo às atividades físicas, enriquecendo com orientação sobre alimentação saudável e balanceada.
Em segundo lugar, que esta Casa possa disponibilizar de um espaço físico, de equipamentos e profissionais habilitados para poder orientar e proporcionar aos Srs. Deputados e aos funcionários desta Casa, até aberto ao público, atividades físicas orientadas, técnicas de relaxamento, porque o estresse diário acumulado pelo exercício da própria atividade parlamentar é notoriamente conhecido, todos nós sabemos.
Oxalá, isso aconteça não só nesta Casa, mas também em todas as empresas, todos os órgãos governamentais, em níveis de todos os Municípios. E hoje, decorrentes dessa luta, estamos pleiteando que esta questão centrada - a importância da atividade pública para a saúde dos indivíduos da comunidade - seja incluída nos programas de saúde da família. Que as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde também possam abrir espaço nos seus diferentes programas para este tema, porque no mundo todo está ficando cada vez mais demonstrado que a falta de exercícios físicos associados ao sedentarismo é uma roda vida que leva a outros hábitos de vida maléficos. A questão do tabagismo, do alcoolismo, somados, tem um efeito muito prejudicial sobre a saúde das pessoas da comunidade.
E isso, na verdade, é da maior importância em termos de saúde pública, porque o debate desses temas pode ajudar sobremaneira a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e da comunidade; representa custos para a saúde pública.
Então, é um tema que pode parecer de menor importância, mas é tão importante quanto debatermos a Aids, o Câncer, as doenças cardiovasculares, a hepatite C, o avanço da Dengue, da Febre Amarela, da Tuberculose, da Hanseníase no mundo, e assim por diante. Aliás, nós temos dados que mostram exatamente que o estilo de vida é responsável por 54% de risco de morte por cardiopatia, 50% de risco de morte de acidente vascular cerebral, 37% de risco de morte de Câncer e no total por 51% de risco de morte do indivíduo.
O estilo de vida sedentário é um fator de risco, independente para a enfermidade coronariana e acidentes vasculares. São as principais causas de morte em todo o mundo.
O risco de doença cardíaca para as pessoas menos ativas e menos condicionadas pode ser o dobro, comparado às pessoas ativas e condicionadas.
Portanto, aumentar a prática da atividade física na população visando a melhoria da qualidade de vida, conscientizando-a sobre a sua importância como fator de promoção, prevenção e manutenção de saúde e no tratamento de diversas patologias.
Este tema, então, é o que está em debate. Os benefícios do exercício são grandes, pois ele ajuda a controlar o peso, ajuda a controlar e a manter a pressão arterial, muito mais do que muitos medicamentos. Meia hora de caminhada diária é um benefício extraordinário para o controle da pressão arterial. O exercício físico ajuda a força muscular; a resistência física, inclusive a enfrentar as próprias enfermidades; melhora a qualidade do sono; aumenta a produtividade. E os benefícios psicológicos aumentam a auto-estima, alivia o estresse, o bem-estar e assim por diante.
Poderíamos aqui continuar falando de inúmeros outros benefícios da atividade física, mas isso será o motivo principal da palestra que teremos à tarde.
Na maioria das regiões do mundo, Sr. Presidente, as doenças não transmissíveis avançam e são uma das maiores epidemias, entre elas está o problema da falta de exercício físico, de outros hábitos nocivos que estão relacionados com o estilo de vida, e é esta questão central iremos debater.
Convidamos a todos para que compareçam a esta palestra motivacional.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)