80ª Sessão Ordinária - 06/11/2002
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sra. Presidente e Srs. Deputados, esta é a primeira vez que este Deputado ocupa a tribuna depois das eleições deste ano, nas quais muitas surpresas aconteceram.
Gostaria de aproveitar a oportunidade deste horário que tenho nesta Casa para fazer algumas colocações e, especialmente, para dedicar alguns minutos a minha querida Joinville.
Acredito que nessas eleições deste ano Joinville dever ter sido lembrada por todos os senhores. E Joinville hoje, sem dúvida nenhuma, é a cidade que todo mundo comenta, porque foi fundamental para que tivéssemos hoje como Governador do Estado eleito o Sr. Luiz Henrique da Silveira.
Quero externar aqui o meu carinho e a minha satisfação pelo povo de Joinville, que me deu, pela quarta vez consecutiva, uma vitória na urnas.
Fui eleito Vereador em 1992, o terceiro mais votado da Câmara naquela ocasião; fui reeleito Vereador em 1996, fazendo 7.500 votos, a maior votação da história de Santa Catarina - e foi-me dada pelo povo de Joinville; fui eleito Deputado Estadual - e principalmente pela minha Joinville, que me deu, na ocasião, quase 25.000 votos - com 29.423 votos; e agora tenho o orgulho e a satisfação de dizer que obtive de Joinville quase 30.000 votos (vinte nove mil setecentos e sessenta poucos votos), completando a minha votação com cerca de mais 8.000 votos, perfazendo quase 37.674 votos.
Gostaria de deixar externado aqui nesta Casa no dia de hoje o sentimento de gratidão que tenho por Joinville, pois obtive lá a maior votação que um Deputado poderia ter. Fui, consecutivamente, o mais votado em Joinville desde 1996, em 1998 e agora neste pleito. Devo àquela cidade e a sua gente muito trabalho e muita responsabilidade.
Santa Catarina hoje sabe que o futuro Governador do Estado foi eleito porque o povo de Joinville também entendeu que deveria ter um representante seu no Governo. E teremos um prazer enorme de ter o Sr. Luiz Henrique da Silveira no Governo, um homem com idéias modernas e com intenções objetivas em relação à administração deste Estado.
Eu, particularmente - e Joinville deve estar me assistindo - tenho uma satisfação toda especial, porque luto pela municipalização da água no Município de Joinville há muitos anos. Já tive a oportunidade de fazer um abaixo-assinado em praça pública em Joinville, oportunidade em que foram colhidas mais de 25 mil assinaturas para que tivéssemos a água municipalizada naquele Município, igual ao que ocorre em Jaraguá do Sul, em São Francisco do Sul e em outras cidades. E lá a administração municipal tem muito mais condições de dar ao joinvilense aquilo que ele tanto precisa, o preciso líquido, a nossa água.
E tenho certeza de que a partir do próximo ano, com a administração do Sr. Luiz Henrique da Silveira, a água em Joinville será municipalizada, até porque é uma promessa sua de campanha.
Temos muita esperança, também, de ver a tal administração regionalizada que tanto o Sr. Governador eleito falou. Acreditamos que é uma forma moderna de administração e nós certamente teremos os nossos Municípios mais aquinhoados com as verbas estaduais e, com certeza, mais soberania naquilo que faremos a partir do ano que vem.
Em relação ao pleito que se encerrou, acreditamos que todos nós, catarinenses, ganhamos porque tivemos um embate de dois grandes políticos: de um lado o Governador Esperidião Amin, um homem respeitado em nível nacional, uma liderança política incontestável, e do outro o Prefeito Luiz Henrique como seu opositor. Os dois fizeram um grande embate político nesse segundo turno e quem ganhou foi o povo catarinense, que viu os seus dois melhores líderes num embate político, podendo sair vitorioso qualquer um dos dois, tanto é que a diferença não passou de 20 mil votos.
Devemos enaltecer e engrandecer esse pleito que passou pela sua grandiosidade e pela forma como aconteceu também, tirando, evidentemente, o dia da eleição e dia anterior à eleição, em que alguns senões aconteceram em Joinville.
O Prefeito Luiz Henrique, candidato a Governador, no dia da eleição foi seguido por helicóptero em Joinville e ameaçado por juiz, que disse que se ficasse cumprimentando as pessoas perto das urnas seria preso. Quer dizer, isso são coisas que, infelizmente, não precisariam ter acontecido, até porque tivemos em Santa Catarina um dos pleitos políticos da maior grandiosidade possível.
Quero agradecer também a minha amada São Francisco do Sul, onde obtive uma votação bastante expressiva; a minha Garuva, onde fui o mais votado; a Araquari, onde fui o mais votado; a Itapoá, onde fui o mais votado; e a Barra do Sul, onde fui o mais votado. Enfim, gostaria de agradecer a todos esses Municípios vizinhos a Joinville que me proporcionaram a possibilidade de continuar aqui por mais quatro anos.
A todos esses Municípios e também àqueles que me deram pouca votação, farei tudo aquilo que estiver ao meu alcance para honrar cada um dos votos que me foram dedicados.
Quero parabenizar todos os Deputados eleitos e também deixar aqui o meu abraço e a minha solidariedade aos Deputados que não conseguiram a sua reeleição, muitos deles são meus grandes amigos e, com certeza, engrandeceram esta Casa Legislativa.
Gostaria de citar, inclusive, a pessoa do meu particular amigo, Deputado Jaime Mantelli. Com toda sinceridade - fico até emocionado em falar -, lamento profundamente que o amigo não estará conosco nestes próximos quatro anos, porque foi um dos Parlamentares que mais honraram esta Casa e um dos melhores Deputados que conheci aqui. E fico triste em não poder contar com a sua companhia nos próximos quatro anos. Mas, com certeza, Deus deve ter reservado para V.Exa. alguma outra missão também muito importante fora desta Casa.
O meu abraço a V.Exa. e a todos aqueles que não conseguiram a vitória tão esperada nesse último pleito!
Sra. Presidente, era isto que eu tinha a dizer!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)