Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ronaldo Benedet

49ª Sessão Ordinária - 29/05/2002

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, volto a esta tribuna para falar da questão que falei no espaço anterior, ou seja, a incompetência deste Governo para administrar as empresas e administrar Santa Catarina. Mas antes disso quero mostrar que este Governo é muito competente em matéria de marketing e como aproveitador. Ele é, como se diz no interior, o passarinho chamado chupim que bota ovo no ninho dos outros.

Deputado Nelson Goetten, com todo o respeito, V.Exa. está na sua função de defender o Governo, mas das cento e poucas ambulâncias que serão entregues aos Municípios, na verdade, não é um só desses veículos do Governo do Estado; são veículos repassados pelo Ministério da Saúde ao PSF, Programa da Saúde da Família, repassados pelo Governo Federal. Nenhum desses veículos são do Governo do Estado. E era só o que faltava, este Governo não querer repassar para as Prefeituras do PMDB, que são modelos em matéria de programa de saúde da família no Estado de Santa Catarina.

A primeira Prefeitura a implantar o Programa de Saúde Familiar (PSF) em Santa Catarina foi uma Prefeitura do PMDB, que ganhou um prêmio nacional por um dos melhores programas em 5 mil e tantos Municípios do Brasil. Criciúma recebeu um prêmio, entre as 10 melhores, na época, quando o PMDB governava.

Agora vem o Deputado Nelson Goetten dizer que este Governo é bonzinho, que entrega veículos para as Prefeituras do PT, como se repassar as ambulâncias do Governo Federal fosse um grande favor que ele estivesse fazendo. Era só o que faltava ele ainda fazer desaparecer essas ambulâncias no meio do caminho.

Venho a esta tribuna para falar principalmente sobre o editorial do jornal A Notícia deste último sábado, dia 25, através do qual se comprova a incompetência deste Governo, perdendo para Santa Catarina R$450 milhões, dinheiro do Prodetur, dinheiro para o turismo, para investimento, para infra-estrutura de Santa Catarina.

Não sei se é porque esse dinheiro, a maioria dele, era para o interior do Estado que não houve preocupação deste Governo, que acabou por perdê-lo por prazo atrasado na documentação. Nem disso o Governo cuida. O dinheiro está aí para ser entregue para Santa Catarina, e nós estamos perdendo.

A crítica que o jornal A Notícia, de forma isenta, coloca aqui, prova a incompetência do Governo de Santa Catarina. Mas o Deputado Nelson Goetten diz que é tão competente, tão bom, que faz isso, que faz aquilo. Quer dizer, faz tudo isso e deixa perder R$450 milhões do Prodetur?

(Passa a ler)

“Pelo erro de estratégia em concentrar no mercado argentino todas as expectativas de bons negócios, Santa Catarina, apenas na temporada passada, perdeu quase 200 milhões de dólares em receita, com a redução de 37% de circulação de dólares na temporada. Até recuperar o atraso decorrente da crise argentina, o Estado não pode retardar ainda mais a liberação de recursos do Banco Mundial. Daí a urgência em se resolver problemas burocráticos que emperram o Prodetur-Sul.”

Está aqui, o atraso do Prodetur é realmente lamentável. O atraso é por parte infelizmente do Governo de Santa Catarina. O tão esperado Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo - Prodetur, que deve viabilizar recursos da ordem de R$450 milhões para os Estados do Sul, oriundos do Banco Mundial, já tem atraso de 18 meses em razões de problemas técnicos e burocráticos, causados por Santa Catarina, que não entregou sua parte do programa de investimentos, e pode demorar mais ainda.

Ora, o dinheiro está lá para ser aplicado, para vir para Santa Catarina, e não vem porque o Governo é incompetente, e quer se gabar das suas competências, dizendo que é isso, que é aquilo, que tira do cartório. Mas o maior problema em Santa Catarina ainda é o desemprego e a crise nas nossas empresas.

Esse programa que poderia gerar milhares de empregos para Santa Catarina está com atraso, e Santa Catarina está perdendo esse dinheiro. É o povo de Santa Catarina que empobrece e deixa de receber o seu dinheiro, o dinheiro que seria aplicado para o desenvolvimento catarinense.

Essa é mais uma colocação que trazemos para demonstrar a situação do Estado. Colocamos a questão do Badesc, da Casan, que está aí endividada, não conseguindo pagar os seus fornecedores. O Badesc está em situação difícil, a Celesc está em situação difícil, e agora o Governo está fazendo com que Santa catarina perca R$450 milhões. E não sou eu que digo, está aqui no jornal.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)