18ª Sessão Ordinária - 02/04/2002
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Srs. visitantes, senhoras, quero registrar com muita alegria, na tarde de hoje, a presença do Presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Rodrigo da Silva Turatti, uma grande liderança do Sul do Estado, como também Cláudio Roberto, vice-Presidente da Câmara de Vereadores. Muito nos honra a presença de V.Exas. na tarde de hoje neste Parlamento.
Quero dizer, caro Presidente, que às vezes ficamos entristecidos com pessoas que não medem as palavras quando vão se pronunciar, que quase sempre temos que ouvi-lo por necessidade de não ter confronto na Assembléia Legislativa, mas tem coisas que não dá para agüentar.
Estou falando sobre o pronunciamento do Sr. Deputado Nelson Goetten que vem atirar com metralhadora para tudo quanto é lado, não sabendo quem é o inimigo, onde fica a trincheira ou quem é amigo. E isso não deixa os Pares daqui satisfeitos com a sua forma de agir. É muito difícil de ouvi-lo quando faz um pronunciamento dizendo que o PMDB não tem moral e que Luiz Henrique fez um pronunciamento ameaçador.
Agora, quero dizer que o Luiz Henrique é um homem de bem, honrado, que tem nove mandatos, que disputou dez eleições e só construiu por onde passou, ficando a marca do trabalho, da realização e da honestidade.
Então, falar no nome de Luiz Henrique é o mesmo que machucar a língua, porque é um homem honrado, um homem que orgulha o povo de Santa Catarina, ao ponto que o José Serra o ter como preferência.
Para falar em Paulo Afonso, em PMDB, é preciso primeiro fazer uma reflexão porque o seu chefe se chama Paulo Maluf, que não tem moral nenhuma nesse País e que é o Presidente do seu Partido. Acho que em uma carreta de três eixos não cabe os seus processos, mas preside o PPB, que praticamente existe em Santa Catarina.
Agora vem atirar pedras, fazer um estardalhaço. Só que não dá para ouvi-lo sempre sem que se dê uma resposta. Acredito que todos os homens de bem e de moral tem que cobrar como está fazendo o Luiz Henrique da Silveira. Ele vai entregar para um Partido que respeitamos, que é um Partido de bem. Nós apoiamos o Governo Federal, apoiamos o PSDB, e ele vai entregar a maior Prefeitura de Santa Catarina para o PSDB. Então, é evidente que merece o respaldo do PSDB de Santa Catarina, porque já o tem na sua base.
Portanto, há um desespero e um desconforto do lado de cá, como também há do lado de lá, pois já passaram três ano e meio e o Governo não diz qual a obra que realizou no Estado. Ainda estão no discurso de que pagaram dívidas e mais dívidas, mas só que a arrecadação que era de apenas R$160.000.000,00 foi para R$350.000.000.000,00. Isto significa que só em dois meses pagaria todo o atrasado.
Onde é que está o restante do dinheiro? Onde estão as obras em Santa Catarina? Ou alguém me desafia e cita as grandes obras, porque nem a Via Expressa Sul está pronta, o túnel está praticamente a mesma coisa. Desafio e dou um prêmio para quem disser qual a obra feita pelo Estado no Vale do Araranguá.
Agora é uma hora decisiva! E a sociedade pode ser enganada uma vez, mas duas ou três vezes duvido que será. O Governo no primeiro mandato quebrou o Besc, entregou-o sob intervenção, depois veio o saudoso Pedro Ivo Campos que resgatou-o e saneou-o Este que é o patrimônio do povo catarinense! São 40 anos de existência. Foi Ivo Silveira que construiu o Besc do povo catarinense, depois veio o Vilson Kleinübing que continuou com ele, posteriormente veio o Paulo Afonso que também continuou.
Agora, faz três anos e meio que tentaram quebrar o Besc com infâmias, com mentiras e enganando a população dizendo que o Besc estava falido e nem assim conseguiram. Mas entregaram o patrimônio do povo catarinense federalizando o Besc. E agora os catarinenses herdarão uma dívida de R$2.100.000.000,00. E eu não acredito que o banco seja vendido por R$2.000.000,00. Vamos entregar o nosso patrimônio e ainda ficar com uma dívida de R$2.100.000.000,00.
Não dá para acreditar neste tipo de coisas como a divisão da Celesc, onde já existe o início de privatização, pois o capital privado já entrou na empresa, quer dizer, é o início do processo. Não vão privatizar agora porque não vai dar tempo!
Houve também movimentos para a privatização da Casan! Quer dizer, esse não é o compromisso dos homens que foram eleitos, ou seja, defender o patrimônio do povo catarinense. Mas quem veio defender o nosso patrimônio tem que defender o Besc, a Celesc, a Casan. É o que é nosso e o que é do Brasil.
Lutamos pela melhor qualidade de vida do povo que significa geração de empregos e renda. Essa tem que ser a nossa luta!
Nós não gostamos de vir fazer críticas, mas acontece que o Deputado Nelson Goetten vem aqui todos os dias e não esquece que o outro Partido não é o dele. Ele tem que defender o dele, o do Paulo Maluf! Aquele sim tem que defender, porque só sobreviveu em Santa Catarina, pois em outros lugares já acabou!
Uma carreta é pouco para carregar os processos em São Paulo do Sr. Paulo Maluf que a todo o instante é chamado na polícia ou é convocado pelo Ministério Público para dar esclarecimentos. Quer dizer, então não adianta vir somente fazer críticas, quando o seu Partido também está minado de problemas.
Mas nós precisamos é construir! Santa Catarina precisa de um Parlamento atuante, trabalhador, fiscalizador e de um Governo que faça o que o Luiz Henrique fez em Joinville, ou seja, transformou, construiu e melhorou a qualidade de vida daquele povo. Por isso hoje é um Município que orgulha o Brasil!
Então, não poderíamos deixar passar em branco e não fazer este forte registro de quem tem responsabilidade, de quem tem 20 anos de vida pública, de quem não ataca por atacar, de quem faz Oposição com responsabilidade.
Quantos e quantos projetos de origem governamental, que são de interesse de Santa Catarina já defendi nesta Casa?! Não podemos fazer Oposição só por fazer; não podemos criticar só por criticar, mas temos que ser responsáveis pelas nossas ações.
É isso que faço nesta Casa, ou seja, luto buscando uma melhor qualidade de vida do nosso povo! Essa é a minha luta! E o projeto sendo bom, sendo importante, tem que ser votado. E cito como exemplo o projeto dos radares, de autoria do Sr. Deputado Paulinho Bornhausen, que o PMDB votou pela derrubada do veto, porque é importante, pois consideramos os pardais um caça níquel do povo catarinense e não podemos aceitar essa forma de agir.
Por isso, quero deixar bem claro e objetivo, que gostaria que todos os Estados tivessem um homem como Luíz Henrique. E estariam, com certeza, orgulhosos de terem um candidato ao Governo como o de Santa Catarina. Homem que orgulha nossa gente, que tem trânsito livre em Brasília e por qualquer lugar que passe, porque tem a marca do trabalho, da realização, da responsabilidade, da lealdade com os companheiros e da honestidade com a vida pública.
Este é o homem de bem que temos em Santa Catarina para apresentar ao povo catarinense, que, com certeza, em 2003, será o Governador do Estado de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)