1ª Sessão Extraordinária - 09/03/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, venho à tribuna para fazer um comentário sobre a coluna do nosso querido amigo jornalista Paulo Alceu, já que a sua coluna se destaca e todo catarinense tem curiosidade de, todos os dias, procurar esta página para ler, porque sempre traz muitas informações.
Srs. Deputados, no sábado saiu publicada uma matéria, inclusive com uma foto desta Deputada, que repercutiu através dos nossos companheiros liberais que nos ligaram. A matéria diz o seguinte:
(Passa a ler)
"Mudança
Dias atrás a Deputada Odete de Jesus reclamava da falta de atenção do Governador Luiz Henrique da Silveira aos pleitos do Partido Liberal. Tão solícito quando acionado, de repente o recado deu certo e algumas benesses foram ofertadas. Pelo menos a Parlamentar, durante essa semana, não mediu palavras para elogiar o Governador, dizendo ser um homem sensível" (...).
Quando o Deputado Mauro Mariani estava na tribuna, esta Deputada se pronunciou porque Porto União é sua terra natal. Foi lá onde cresceu, estudou e morou, sendo que ainda tem parentes lá. Anteriormente, ela havia se manifestado sobre o flagelo que ocorreu naquela cidade, inclusive sobrevoou o local e pôde constatar a tragédia que ocorreu sobre as casas daqueles familiares.
Então, fiquei muito sensibilizada de ver a atitude do Governador Luiz Henrique da Silveira, cancelando compromissos para ir até Porto União. O Governador fez a obrigação dele porque foi eleito com o voto dos pequenos, dos ricos, dos negros, de pessoas de todas as classes. Ele foi um Governador eleito; as urnas provaram isso! Portanto, o Governador cumpriu o seu papel de governante, de assistir ao desamparado. E foi por isso que esta Deputada se comoveu!
Mas eu quero falar de público que se esta Deputada, Líder da Bancada aqui na Assembléia Legislativa e também Presidente do Diretório Estadual, eleita sem um voto de rejeição, ou seja, com o voto de todos os companheiros liberais que vieram para a convenção, não tivesse feito um bom mandato como Presidente do Partido Liberal, certamente não teria a sua reeleição!
Srs. Deputados, quero frisar o seguinte: estive conversando com o Governador Luiz Henrique da Silveira, juntamente com o Secretário-Geral do Partido Liberal, Luiz Viegas. Agendamos e fomos conversar com o Governador, que me disse: "Deputada, em março nós vamos chamar o Partido Liberal para contemplá-lo". Foram essas as palavras do Governador Luiz Henrique da Silveira.
Então, senhores, hoje o Partido Liberal nesta Casa, eu posso dizer, tem uma representatividade. Existem Partidos, e não vem ao caso citar, mas eu quero dar como exemplo o PPS, o PCdoB, que não têm representantes nesta Casa e tem o seu prestígio.
Até quero agradecer ao Deputado Djalma Berger a mensagem lindíssima que recebi, e creio que as Deputadas Ana Paula Lima e Simone Schramm também receberam. Recebi também um buquê de flores do Deputado Ronaldo Benedet. Recebi muitas flores, cartões, mensagens, mas, senhores, eu não comemorei o Dia Internacional da Mulher porque, infelizmente, a mulher ainda é muito discriminada.
Os votos da Deputada Ana Paula Lima, uma grande Deputada, da Deputada Simone Schramm e os meus, dentro desta Casa, fazem diferença! Somos mulheres, mas o nosso voto é igualzinho a de todos os colegas Parlamentares, pelos quais eu tenho muito respeito.
Esta Deputada até hoje, e como Líder de Bancada, ainda não tem a sua sala. O Sr. Presidente sabe, e pela postura de um grande Presidente está fazendo um esforço enorme para providenciar essa sala. Mas esta Deputada, por ser mulher, mansa, passiva, paciente, bondosa está todo esse tempo esperando por essa sala.
Agora, senhores, o que seria deste mundo sem as mulheres? Eu tenho a minha mãe com 99 anos de idade, com saúde, e dou graças a Deus de tê-la saudável.
Senhores, tivemos grandes mulheres vencedoras, que lutaram e chegaram ao poder. Como exemplo temos a Prefeita Angela Amin, que foi destaque nacional. Não podemos negar porque os jornais a citaram! Temos Roseane Sarney, do PFL, que quase chegou à Presidência, senhores! Por que ela não chegou à Presidência? Porque preparam uma bela armadilha para ela, senhores! Senão essa mulher era uma Presidente. Vou falar da nossa querida Senadora Ideli Salvatti. Olha! Tomou um banho de votos! Um milhão e lá vai pedrada, senhores. Por quê? Porque fez um trabalho sério, honesto, competente, e hoje é Líder no Congresso Nacional!
Nós aqui estamos em três, mas vamos crescer. Àquela mulher que está, quem sabe, intimidada em casa, mas é uma grande desbravadora, nós lançamos o convite para que se lance como candidata e venha competir conosco porque as mulheres também fazem a diferença.
Srs. Deputados, então, quando a mulher é negra, aliás, por ser mulher já é discriminada, mas quando ela é negra mais ainda! E quando ela é pobre nem se fala! A sociedade a rejeita e nem chega perto.
Olha, senhores, quero dizer uma coisa: a mulher tem seu valor. Não adianta fazer homenagens depois que morre. Como é exemplo a nossa Antonieta de Barros, que também, modéstia à parte, era do meu Partido, do PL. Era negra, lavadeira, pobre, professora, mas teve o seu destaque. Cruz e Souza, também negro, só foi reconhecido após sua morte.
Sr. Presidente, solicito que a entrega da Medalha Antonieta de Barros às mulheres valorosas seja feita no dia 08 de março.
Sou Autora de um projeto de lei que dispõe sobre medidas de prevenção e repressão a atos discriminatórios da mulher...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)