Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

18ª Sessão Ordinária - 31/03/2004

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, o nosso Líder, Deputado Ronaldo Benedet, está agora assumindo a Secretaria da Segurança do Estado de Santa Catarina, onde, temos certeza, fará um grande trabalho, da mesma forma como fez o Deputado João Henrique Blasi, que está retornando a esta Casa, em função de uma missão maior para o PMDB, que é a candidatura a Prefeito de Florianópolis. Temos plena confiança de que o Deputado João Henrique Blasi será o futuro Prefeito de Florianópolis.

Srs. Deputados, hoje, em função do aniversário da Revolução de 64, que hoje completa 40 anos, não poderia deixar de lembrar deste período tão negro, tão terrível na história do Brasil, e mesmo na história mundial.

É nesse contexto que devemos relembrar a Revolução de 64, como um fato histórico e não mais como um fato político. Devemos, sim, lembrar como um fato histórico, até mesmo para que possamos fortalecer a democracia que vivemos hoje. A democracia que trouxe a ordem; a democracia que, ao contrário, muitos temiam que quando fosse reinstalado o regime democrático no Brasil, teríamos a desordem. Apregoavam que só a tirania, a ditadura poderia dar condição de ordem, de desenvolvimento para o País.

Sabemos que foi bem o contrário. Foi naquele período negro da ditadura que o País, não só politicamente, mas socialmente, viveu os piores momentos da sua história de concentração de renda, e que os militares, através do poder, da censura, da força, de mortes e prisões, impediram que qualquer pessoa, qualquer líder, jornal, meio de comunicação pudesse colocar para a população o que realmente estava acontecendo.

Nós sabemos que a democracia, sim, pode ter seus problemas, mas no final acaba resolvendo-os. Muitas vezes se confunde, até porque nos períodos de democracia, como o que vivemos hoje, afloram mais facilmente, em função da liberdade de expressão, problemas que possam haver no meio político e na nossa sociedade em geral.

Portanto, temos a convicção de que houve evolução, sim, da nossa população em termos de bem-estar social, de crescimento econômico, de conquistas políticas e de toda ordem. Com a democracia o povo ganhou sem censura, sem repressão e acima de tudo liberdade.

Não podemos deixar de lembrar que também o meu Partido, o PMDB, teve um papel primordial nesse processo de restauração da democracia no País, porque o PMDB, sem dúvida alguma, tem uma credencial histórica. O nosso Partido é forte nas bases, e não na cúpula, como muito dos Partidos que aí existem.

O PMDB, como diz o Governador Luiz Henrique, é um Partido superior a qualquer uma de suas lideranças, e é exatamente por isso que o Partido sobrevive. O PMDB é maior do que todos nós, e é por isso que hoje, não só pelo papel que teve na restauração da democracia, passou a assumir um papel importantíssimo na estabilidade do Governo, como estabilizador da ordem democrática.

Hoje o PMDB faz o papel que muitos Partidos fazem na Europa, como o Democratas Cristãos, do Sociais Democratas e mesmo alguns partidos socialistas. Eles também dão estabilidade democrática, como o PMDB.

O grande exemplo é o momento que vivemos hoje, eu diria que não muito confortável, é verdade, em função de críticas e de grupos que se sentem prejudicados nos seus interesses. O Governo Lula tem agido com muita força, mostrado que veio para mudar a ordem neste País, que veio para dividir melhor as riquezas e dar melhores condições sociais para a população.

E o PMDB está novamente junto, ajudando a manter a estabilidade, e só consegue isso porque é um Partido que está enraizado com o povo brasileiro; é um Partido que, podemos exemplificar, é como uma árvore frondosa, com muitas raízes e em cuja sombra, sem dúvida alguma, o povo brasileiro pode repousar.

E as urnas têm mostrado isso ao longo da história, porque o povo tem sido generoso com o PMDB; tem feito justiça com o nosso Partido dentro desse processo de alternância do poder, como é o caso de Santa Catarina. Já estamos pela terceira vez à frente da administração estadual, à frente da maioria dos Municípios de Santa Catarina e também do Brasil.

Por isso o PMDB é o Partido mais antigo do Brasil e está entre os três mais antigos da América Latina, só perdendo para o Partido Blanco e para o Partido Colorado, no Uruguai. Então, essa longevidade deve ser analisada com profundidade. Um produto igual ao PMDB, que se mantém tanto tempo no poder, sem dúvida alguma, é porque não pode ser ruim, é um Partido que tem muito valor.

Ao mesmo tempo em que hoje nos lembramos deste período negro da ditadura, temos também que relembrar o papel fundamental, importante e decisivo que o PMDB teve nesses momentos da nossa história.

Gostaria de fazer referência a uma moção que encaminhei a esta Casa, em elogio à Epagri e ao Ciran, eis que ontem tive a oportunidade de participar da inauguração das novas instalações do Ciran, no bairro Itacorubi, que é o Centro Integrado de Informações de Recursos Ambientais.

Quando fui Presidente da Epagri tive o orgulho de instalar o Ciran, que hoje tem sido tão importante, principalmente agora em que vivemos essa catástrofe do ciclone ou do furacão. Momentos esses em que os serviços prestados pela meteorologia da Epagri e do Ciran foram fundamentais para diminuir os prejuízos materiais para Santa Catarina e a perda de muitas vidas.

O Ciran se adiantou a todos os serviços de meteorologia do Brasil, que já na quinta-feira falou da dimensão desse furacão, que poderia estar na ordem de 150 quilômetros por hora, enquanto os serviços de meteorologia nacionais diziam que seria um pequeno ciclone sem grandes prejuízos. Agora eles vêm reconhecer o trabalho prestado pelo Ciran.

Tenho em mãos um documento encaminhado pelo Secretário Nacional de Defesa Civil, Sr. Jorge Pimentel, parabenizando os serviços de meteorologia do Ciran e da Epagri de Santa Catarina.Ao mesmo tempo em que parabenizo o Ciran, quero parabenizar também o Governador de Santa Catarina, a Polícia Civil, a Polícia Militar e todos os que tiveram um papel decisivo para que os prejuízos não fossem tão grandes.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)