10ª Sessão Ordinária - 10/03/2004
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, acompanhei com muita atenção há pouco, como sempre, o eloqüente, o incisivo pronunciamento do nobre Deputado Francisco de Assis. E o tema que trago hoje está relacionado ao Governo Federal, Deputado João Paulo Kleinübing.
Ontem à noite acompanhei a reprise da reunião do Senado na tarde de ontem, por mais de uma hora. E o sentimento que tive, Deputado Francisco de Assis, foi diferente daquele que V.Exa. expressou aqui da tribuna, de que o povo de Santa Catarina tem que se orgulhar do trabalho da Líder Ideli Salvatti.
Deputado Francisco de Assis, pelo contrário, deu-me dó; fiquei com pena! Durante 60 minutos houve a repetição, a réplica e a tréplica do tempo regimental do Senado, que foi concedido ao eminente Senador Magno Malta, do Partido PL, da Deputada Odete de Jesus e do vice-Presidente da República, que depois da sua brilhante e comovente declaração, foi aparteado por todos as Senadoras e Senadores lá presentes.
Sem exceção, todos os Senadores, de todos os Partidos, hipotecaram solidariedade irrestrita ao Senador Magno Malta, e condenaram, com veemência, a postura infeliz, vamos dizer assim, da Senadora Líder do Partido dos Trabalhadores, Ideli Salvatti. Chegando ao ponto, Deputada Odete de Jesus, de outro Senador, da gloriosa agremiação que V.Exa. preside aqui no Estado, o eminente Senador Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro, ter feito o seguinte depoimento:
"Este assunto nos faz refletir, meu caro Líder Deputado Magno Malta, sobre o papel que nós, do PL, estamos fazendo no Governo. Nos remete a não analisarmos simplesmente esta questão pontual, mas discutirmos sobre o conceito se vale a pena continuarmos dando o nosso respaldo a este Governo, que contraria a tudo e a todos, e que tinha ainda uma cortina tentando diferenciá-lo no campo ético. E cortina esta que foi afastada, neste momento, com esta manobra liderada pelo Senador Mercadante e pela Senadora de Santa Catarina, Ideli Salvatti."
Então, digo isso com muito pesar, Deputado Francisco de Assis, muito embora não tenha votado na Senadora, mas afinal de contas ela é uma Senadora do Estado de Santa Catarina. O Senado Federal não é a Assembléia Legislativa onde trombeteava, chamava todo mundo com adjetivos pejorativos, que não vou aqui repetir, e por respeito ela acabava passando livre.
Lá é um pouco diferente e ela, com certeza, terá que fazer uma revisão de sua maneira de atuar, a fim de manter a tradição que Santa Catarina tem no Senado da República.
Quero falar aqui de outras coisas também. O Partido dos Trabalhadores tem vindo a esta tribuna e reiteradas vezes tem feito pronunciamentos de que a Oposição quer desestabilizar o Governo Federal, de que tentam ressuscitar ou inventar crises em cima de fatos pequenos e que isso atrapalha a taxa de juros, o câmbio, a bolsa de valores, etc. E atribuindo ao PFL e ao PSDB, como se fôssemos os responsáveis pelas coisas não corretas que estão acontecendo no Governo Federal.
Não vou fazer aqui a leitura do editorial da Folha de S.Paulo, de hoje, sob o título "Fogo Amigo" nem da coluna do conceituado jornalista Clóvis Rossi, sob o título: "Ridículo".
Mas vou trazer, Deputado Paulo Eccel, declarações do jornalista Alexandre Garcia, na manhã de hoje no Bom Dia Brasil: "A impressão que nós temos é que o PT está com ciúmes do PFL e do PSDB porque eles assumiram o papel de oposição. O PT quer ser Governo, mas não quer largar a oposição".
E o exemplo mais prático disso foi a nota inoportuna, infeliz e mal colocada do PT na sexta-feira passada, assinada pelo Sr. José Genoíno, dizendo que a política econômica do Brasil vai mal.
Então, não é a Oposição que diz que vai mal. Se deu queda no juro, se deu alta no dólar, a bolsa de valores... Não fomos nós que fizemos essa colocação, mas sim o Presidente do Partido do Governo, que disse que a política econômica está toda errada.
Meu caro Deputado Serafim Venzon, tentam imputar a outros a criação dessa figura chamada Waldomiro Diniz! Para não dizerem que é coisa do PFL, basta pegarmos os jornais de hoje e veremos que estão cheios de matérias contra o Governo. Nunca vi tanta matéria contra o Governo! Está fácil demais e até nós, que não temos tanto traquejo com a Oposição, está uma beleza, é leve!
É muito fácil criticar este Governo! É só abrir as revistas Veja, ISTOÉ, Época, os jornais: Estadão, Folha, Correio Brasiliense, O Globo, e vemos que as reportagens tem um tom.
E neste jornal que tenho em mão traz a seguinte reportagem: "Filho de Dirceu". Caro Presidente, a coisa vai longe! Não é só Waldomiro Diniz, não! "Filho de Dirceu. Manoel Dirceu Carneiro" (glorioso Senador de Santa Catarina, nosso conterrâneo de Lages), filho de Dirceu negocia liberação de verbas". Filho do Zé Dirceu! Amigo do Waldomiro Diniz!
A reportagem que está na página cinco do jornal de hoje é extensa. Conta a história desse cidadão do Oeste, que é onde José Dirceu viveu, quando tinha identidade falsa (tinha cara falsa também porque fez uma cirurgia em Cuba, e quando houve a anistia voltou para Cuba, e voltou com o rosto normal). Quando morava aqui no Paraná com identidade e rosto falsos... E ali esse filho continua vivendo. E ele usou das benesses do pai, Ministro da Casa Civil, para ter influência, Deputado Paulo Eccel!
Então, não é o PFL, Deputado, não é o PSDB, é o Governo que ainda não assumiu a sua postura de Governo. E agora, com certeza, vão trazer uma série de desculpas para tentar dizer que isto aqui também não é verdade.
E só existe uma maneira, que é o direito legítimo e constitucional da minoria, a CPI. E essa CPI poderia ter sido constituída, já que tem 34 assinaturas. Eis que os Líderes do PT e do PMDB, Deputado Ronaldo Benedet (V.Exa., se estivesse lá, com certeza aprovaria e indicaria os seus liderados), não indicaram os Parlamentares das suas Bancadas. E dizem que o PSDB também fazia. Fazia errado!
Aliás, o jornalista colocou muito bem: O PSDB está certo e o PT também, só em tempos opostos. Quem impedia, na época e quem impede agora?
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Pois não, Deputado, o tempo que me resta é de V.Exa.!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Muito obrigado, Deputado Antônio Ceron, pela generosidade!
Certamente essas informações que os jornais noticiam só servem para desabonar a classe política e colocar todos no mesmo saco.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Ou trazer as verdades!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Eu estou fazendo um comentário!
A revista Veja desta semana diz que 20 políticos catarinenses tiveram as suas contas encerradas na Suíça. A revista não divulgou quem são, mas quando fala de políticos coloca todos no mesmo saco, embora a população deva imaginar quem está em primeiro lugar na lista...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)