Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

67ª Sessão Ordinária - 10/09/2003

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, hoje entendemos, e as pessoas que estão acompanhando esta sessão, por que a classe política está tão desgastada; por que justamente os Deputados e quem detém mandato estão tão desgastados na política brasileira.

É uma questão aparentemente simples de resolver, pois é um projeto claro que está sendo discutido nesta Casa, que teve um tempo razoável. Houve tempo para todas as negociações, para todos os entendimentos possíveis.

As galerias desta Assembléia Legislativa estão lotada de servidores que se deslocaram dos mais distantes Municípios de Santa Catarina, com a esperança e a expectativa de ver, de fato, esse projeto ser aprovado.

Por interesses de Partido "a" ou "b", de Situação ou de Oposição, toda uma classe de servidores público do Estado de Santa Catarina acabou sendo prejudicada. E a responsabilidade, a culpa não é do Governador, que viajou; não é o Governador que os servidores públicos vão culpar. Sabe quem Sr. Presidente? A culpa vai ser da Assembléia Legislativa, dos Deputados desta Casa porque não quiseram votar o projeto no dia de hoje.

Então, tenho de concordar que a classe política sofre desgaste de forma desnecessária. Não precisávamos passar por isso porque poderíamos muito bem ter feito a votação na tarde de hoje.

Lamentavelmente, os servidores que vieram aqui, de forma decente, pedir a aprovação desse projeto saíram sem ter essa aprovação. E sabe-se lá quando teremos essa aprovação, porque me parece que é enganar a população ao dizer que o Governo quer que vote, que a Oposição quer que vote, que a Situação quer que vote, quando, na verdade, tivemos a oportunidade mas uma boa parte não quis votar.

Então, não vamos fazer discurso para enganar nem os servidores públicos nem a população desse Estado. Não podemos admitir que Partido "a" contra Partido "b" fique fazendo jogo com interesses, inclusive nas eleições do próximo ano, prejudicando todos os servidores deste Estado. Isso é enganar a população e os servidores de Santa Catarina. E eu não me proponho a fazer esse jogo Sr. Presidente!

Recebo um salário pago pela população deste Estado; sou muito bem pago para fazer política! Procurei fazer o encaminhamento ao Presidente desta Casa no início da votação para ajudá-lo, porque acreditei que naquele momento atrapalhava a discussão na tarde de hoje. Mas não posso admitir que nós, Deputados, continuemos a enganar o povo de Santa Catarina e os servidores deste Estado.

O Presidente, na minha avaliação, deveria ter colocado em votação o requerimento subscrito por vários Srs. Deputados. Dessa forma a Assembléia Legislativa se isentava porque ficaria expressa a vontade de cada um dos Parlamentares. Da forma encaminhada, não foi a acertada.

E nós, tristemente, estamos vendo na tarde de hoje o fechamento desta sessão de forma que não gostaríamos.

Sei que os servidores estão indignados, e com razão, porque não esperavam essa atitude desta Casa do povo, que é mantida com a contribuição dos trabalhadores deste Estado. Por isso os trabalhadores de Santa Catarina não mereciam passar por esse constrangimento na tarde de hoje.

Sinto-me envergonhado, Sr. Presidente, de fazer parte desta Casa que tem 40 Deputados, porque não temos, muitas vezes, a capacidade de entender o sofrimento do povo. E esse povo que presta serviço ao cidadão catarinense, com certeza, vai ficar mais um mês sem o devido reajuste. Esse é o resultado que vai sobrar para os trabalhadores de Santa Catarina, para os servidores público de nosso Estado.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)