Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

57ª Sessão Ordinária - 19/08/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREN - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ocupo a tribuna para render homenagem ao nosso Partido. O último domingo foi um dia de muita alegria, de muita festividade, pois houve as nossas convenções municipais, quando pudemos presenciar, o Deputado Jorginho Mello é testemunha, do crescimento do Partido no Estado.

Vimos com alegria vários Municípios, nos quais nem sonhávamos, terem o nosso Partido; as convenções estão cada vez maiores em todo o Estado de Santa Catarina, a participação é maior em todos os Municípios, e vimos a vontade de as pessoas, com certeza, participarem do pleito municipal do ano que vem.

Pudemos, pelo menos na nossa região, acompanhar as convenções de todos os Partidos, que foram de maneira democrática, com chapas de consenso e com acordos para o engrandecimento do nosso Partido.

Não tenho dúvidas, Deputado Jorginho Mello, que isso muito se deve em função dos trabalhos que estamos realizando como Deputados Estaduais, dos nossos Secretários que estão participando ativamente do Governo Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira, e também a participação, com lealdade, dos companheiros do PMDB, que têm dado, com certeza, respaldo ao nosso trabalho, participando conjuntamente conosco.

Gostaria também de dizer, e até fazer uma correção, se servir para alguém, que eu estava com o Presidente Walmor de Luca, da Casan, na semana passada, quando foram apresentados alguns requerimentos enviados por membros da CPI da Casan. Eu pude então ver a angústia do Presidente Walmor de Luca ao falar da bagunça que estava aquela estatal, que, às vezes, às informações mais simples eles não têm acesso. Não sabem se foi deixado de propósito para que não obtivessem as informações que tanto precisam.

Acompanhando manifestações de alguns Deputados da CPI da Casan, temos notado que há uma certa incompreensão, querendo dizer, até, às vezes, que estão criando dificuldades para que a CPI não dê resultado. Não é verdade.

Acompanhei com o Presidente e vi a dificuldade que ele tem de obter as respostas dentro da Casan, no presente momento.

Gostaria também de dizer que assistindo à manifestação do Deputado Líder da Oposição a respeito do aumento da reposição salarial, ao plano de carreira da Segurança Pública, eu senti que o Deputado se manifestou como se fosse uma correção virtual, um aumento virtual, aliás, é uma característica dele, o deboche.

Eu gostaria de dizer ao Deputado Líder da Oposição que, com certeza, virtual deve ser a Oposição que ele faz aqui no Plenário. Ele fantasia e cria na sua cabeça uma situação que não é verdade. Então, essa, sim, é a oposição virtual que ele faz aqui.

Tive a oportunidade de comparecer, juntamente com os Deputados Jorginho Mello e Wilson Vieira, àquele ato cívico que o Governador do Estado fez com todos os policiais militares, com o sindicato dos policiais, com os Bombeiros Civis e Militares, e vi, pela primeira vez, a emoção estampada dos servidores da Segurança Pública devido àquele ato do Governador do Estado.

Antigamente negociava-se em separado com os servidores da Segurança Pública; quem tinha representantes nesta Casa era beneficiado e aquela Corporação que não os tinha acabava sendo esquecida. E pelas informações que tivemos do Coronel Abel e do Secretário João Henrique Blasi foram feitas mais de 20 reuniões, durante seis meses, com todos os sindicatos presentes. E com certeza dali saiu um consenso.

Sabendo das dificuldades financeiras que o Estado apresenta, em momento algum mentiu-se para alguém! Muito pelo contrário, foi feita uma coisa clara, transparente e dentro da possibilidade financeira de arrecadação do Estado de Santa Catarina.

Queremos fazer, sim, dessa maneira transparente, democrática, com todos os servidores públicos do Estado. Não vamos fazer de maneira leviana, enganosa e mentirosa. Vamos discutir até a exaustão para que possamos, cada vez mais, ter um salário digno e justo para o servidor público.

Isso foi feito com os servidores da Segurança Pública e, com certeza, fazia tempo que não via uma emoção assim de um servidor público, naquele dia, no Palácio Santa Catarina.

Agora, vou abordar uma outra questão: não sei qual foi o Deputado do PT que falou que o PSDB de Santa Catarina estava fazendo uma armação com relação a algum panfleto que saiu em Joinville.

Gostaria de dizer que desconheço essa panfletagem e que o PSDB não precisa fazer armação para disputar eleição; o PSDB sabe que caminho trilhar. E se fomos o Partido da Situação no Governo Federal, erramos e cometemos erros. Mas nem por isso baixamos a nossa cabeça para dizer que fazemos conchavos para ganhar eleição ou para criar situações difíceis.

Sabemos, sim, da situação que foi imposta ao Deputado Federal Vicente Caropreso, que foi acusado, injustamente, de ter votado a favor da flexibilização por um panfleto espalhado pela CUT de Jaraguá do Sul, quando não foi verdade. Todo mundo sabe que ele não votou a favor no primeiro turno e que no segundo turno estava acamado na cidade de Joinville.

Então, apenas gostaria de dizer que não há necessidade de se fazer isso para ganhar uma eleição. Eleição ganha-se na urna e no voto!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)