49ª Sessão Ordinária - 25/06/2003
O SR. PRESIDENTE (Deputado Sérgio Godinho) - Ainda dentro do horário destinado aos Partidos Políticos, os próximos minutos são reservados ao PFL.
Consulto a Liderança da Bancada para saber quem irá fazer uso da palavra.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente, vai utilizar a tribuna, no horário destinado ao PFL, o Deputado Nelson Goetten.
O SR. Presidente (Deputado Sérgio Godinho) - Com palavra o Sr. Deputado Nelson Goetten, por até 10 minutos.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, companheiros Deputados, venho à tribuna, na tarde de hoje, no horário destinado ao PFL, para fazer o meu registro de agradecimento a um Partido que me projetou na política regional, na política catarinense, um Partido que prestou e presta um grande trabalho à política de Santa Catarina e do Brasil, um Partido que sempre desempenhou muito bem todas as missões que lhe foram confiadas, um Partido que tem no seu bojo valores indiscutíveis em qualidade, em honestidade, Partido este que é o PP!
Apesar do reconhecimento e da dívida que tenho com ele, a dívida moral, a dívida de respeito com a história desse Partido, a dívida por tudo que esse Partido fez pela minha vida política, Partido este ao qual humildemente, dentro das minhas limitações e do meu jeito, sempre procurei honrar em todas as ações políticas que desenvolvi, hoje, neste momento, despeço-me dele.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho aqui, neste momento, pedir a minha desfiliação do PP; venho registrar, desta tribuna, que, infelizmente, devo deixá-lo, na busca de um espaço político no qual eu possa dar continuidade ao meu projeto de ajudar a fortalecer as ações políticas do Estado e da minha região, especificamente do meu Alto Vale do Itajaí, daquele povo valoroso e trabalhador, a quem eu represento nesta Casa.
Sempre representei, com muita honra, aquela maravilhosa região, até agora com a marca de PP, a marca daqueles que respeitaram o catarinense em todas as suas ações políticas, a marca daqueles que, sendo Vereador, sendo Prefeito, sendo Deputado Federal, sendo Governador, sendo Senador ou exercendo qualquer atividade, sempre respeitaram a lei e o povo catarinense e sempre agiram com muita responsabilidade.
Mas, hoje, busco, nas fileiras do PFL, espaço para construir o meu projeto político, que é também o projeto dos sonhos da gente do Alto Vale do Itajaí, que é o projeto de continuar lutando pelo engrandecimento da política catarinense e brasileira.
O PFL é o Partido que, hoje, está levantando a bandeira da Oposição e o que mais me motivou a aderir a esse Partido foi o posicionamento firme, em nível nacional, pois está dando uma contribuição valiosa para o processo democrático no País.
O Governo se transformou num rolo compressor; exerce o poder a qualquer custo, pois os homens que estão no comando estão negociando com os Partidos e com os Parlamentares a qualquer preço.
E isto é muito ruim para a Nação brasileira, já que é importante para a democracia, para o povo e também para quem governa, Partidos que façam Oposição.
E o PFL levantou essa bandeira da oposição nacional exigindo e fazendo oposição; exigindo o cumprimento dos compromissos daquele que tem a missão de governar este País.
Isso me motiva também - e foi um dos motivos que me conduziu ao PFL - a continuar nas fileiras da Oposição e em Santa Catarina juntar as forças com o PPB, que faz e exerce com responsabilidade e competência a Oposição.
Quero me juntar nas fileiras daqueles que foram eleitos e escolhidos pelas urnas para fazer oposição. Quero estar junto com os Companheiros, pois estou trocando de Partido, mas não quero, de forma alguma, trocar de amigos. Espero continuar sempre contando com o apoio dos Companheiros pepebistas, que por certo já construímos muitos projetos juntos e temos muito para construir ainda em favor de Santa Catarina.
É isso que venho dizer desta tribuna: vou continuar fazendo e exercendo no meu mandato o papel de Oposição. Vou estar aqui para ajudar, com os meus Companheiros, a cobrar as ações e os compromissos do Governo. É este o meu papel, e é por isso que estou aderindo ao PFL, porque é um Partido que acredito participará das decisões majoritárias da Nação brasileira e participará definitivamente das decisões majoritárias do nosso Estado e que também encontra nos seus quadros os valores que orgulharam os catarinenses nas suas ações.
Tenho absoluta certeza de que vou dar uma contribuição também ao novo Partido que me acolhe com muita alegria e muita satisfação. Tenham certeza de que vou me esforçar para também honrar as ações do PFL em favor dos catarinenses, em favor do seu projeto.
Queria também deixar registrado, Deputado Antônio Ceron, que não saio do PPB porque tenho mágoa desse ou daquele Deputado. Tenho respeito pelo PPB, tenho uma admiração muito grande pelos valores e pelas pessoas que o compõem e quero também agradecer a ele porque todas as missões que foram repassadas ao Partido foram exercidas com responsabilidade.
Então, não saio porque o PPB tem posição dúbia, porque não é verdade. Não disse isso e não digo nunca, até porque não tenho o direito de dizer. Não saio porque vou ficar a reboque da Dona Angela Amin.
O que disse, sim, na construção do meu projeto federal, é que o PPB tem quatro Deputados Federais e imagino que Dona Angela merece e irá disputar, provavelmente, uma vaga de Deputada Federal também. Hugo Biehl é outro grande nome, indispensável na política federal, portanto, deverá estar também pleiteando uma vaga de Deputado Federal. Imaginem a dificuldade para encontrar um espaço para o Deputado Nelson Goetten, no Alto Vale. Podem então buscar e fazer do Deputado Nelson Goetten o seu representante na Câmara Federal.
É esta a única razão. Sempre respeitando a qualidade da grande Prefeita Angela Amin, sempre respeitando a qualidade do grande líder Esperidião Amin, sempre respeitando a qualidade de cada Companheiro que compõe o PPB.
Portanto, não estou saindo do PPB porque tenho mágoas, pois não há uma razão clara a não ser aquela de respeitar as minhas Lideranças e de oportunizar o Alto Vale do Itajaí a ter e a fazer de mim um Deputado Federal. É apenas isso.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Concedo, com muito prazer, um aparte ao meu novo Líder.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Deputado Nelson Goetten, quero cumprimentá-lo. Evidentemente que V.Exa., com muita clareza, colocou os motivos, a opção por essa mudança de Partido. Não há, de minha parte, nenhum comentário neste sentido.
Eu queria dizer que, ao mesmo tempo que lhe dou as boas-vindas - é evidente que ficamos felizes com a vinda de um Deputado valoroso como V.Exa., o mais votado na última eleição -, há poucos dias, com tristeza, anunciava da tribuna a perda de um Deputado Estadual, um valoroso Companheiro, e desejava a ele, Deputado Clésio Salvaro, boa sorte e sucesso na sua empreitada.
Mas neste momento é evidente que há alegria pela vinda de um Companheiro. Quero dizer, como registro final deste meu aparte, que o Brasil inteiro está acompanhando, nesses dias, o ajuste, o arranjo e até a coptação de valores de quem está no Governo. E aí enaltece a postura de V.Exa. que está tomando uma posição sem nada em troca em termos de vantagens momentâneas, da palavra do fisiologismo que é muito utilizado.
V.Exa. está mostrando nesse ato de coragem exatamente aquilo que leva na sua militância e na sua vida política, porque está indo para um Partido essencialmente de Oposição, que não tem cargo, não tem estatal, não tem nada a oferecer, a não ser o companheirismo. Temos certeza de que mesmo na Oposição com V.Exa. estaremos mais reforçados para continuar a dar nossa oposição construtiva, inteligente, tanto ao Governo do Estado de Santa Catarina quanto ao Governo Federal.
Boa sorte, sucesso e que essa atitude, com certeza, venha atingir todos aqueles objetivos que V.Exa., a sua família e todas as lideranças que lhe acompanham estão almejando.
Parabéns e seja bem-vindo!
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - V. Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - Deputado Nelson Goetten, quero também saudá-lo e dizer da alegria do PFL do Alto Vale em recebê-lo. E não vai ser só o projeto de V.Exa. que nós construiremos juntos, tenho certeza de que V.Exa. ajudará a construir o projeto do PFL.
Parabéns pela sua escolha e seja bem-vindo ao nosso Partido.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Muito obrigado!
Sr. Presidente, queria dizer que este momento, Deputado Antônio Carlos Vieira, é um momento em que eu, na figura de homem público, eleito por um Partido, me sinto um pouco traidor. Foi muito ruim e difícil para mim ter que tomar uma posição como essa. A única coisa que me deixa de fato tranqüilo é que não estou tomando essa posição por negócio ou por acerto, porque se fosse para fazer acerto ia procurar outro Partido aliado ao Governo.
Eu estou tomando esta posição em favor da minha região, em favor de um projeto político. Por mais dificuldade que eu tenha, não teria dificuldade de trair o meu eleitor partindo para fazer acertos e negociatas. Eu não estou traindo o meu eleitor, estou mudando de Partido, mas para continuarmos juntos, respeitando a decisão das urnas, exercendo e fazendo a oposição com responsabilidade, mas com uma posição firme de cobrança das ações naqueles compromissos empenhados por aquele que ganhou através das urnas o direito de governar em Santa Catarina.
E nós, juntos com o PFL e o PPB e os outros Partidos que estão fazendo oposição, vamos continuar aqui exercendo este papel, que é o nosso dever.
Então, é isso apenas que me tranqüiliza um pouco. Pedimos ao PPB, além de agradecer, escusas e a permissão para podermos continuar e merecer a amizade de cada Companheiro do PPB.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)