Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

93ª Sessão Ordinária - 25/11/2003

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e visitantes, na qualidade de cidadão oestino e Deputado Estadual eleito para ser representante do grande Oeste catarinense, atingindo a marca de quase 50 mil votos, o que engrandece e aumenta o meu compromisso, aproveito a oportunidade para assomar à tribuna para abordar assuntos de interesse daquela parte de Santa Catarina, em que historicamente as coisas acontecem por último.

Gostaria registrar que, até que enfim, a Reitoria da Udesc, através do seu Reitor, professor Cechinel, que hoje vive a sua eleição, anunciou na semana passada para a imprensa regional a sua decisão de ir até o Oeste catarinense para anunciar definitivamente a posição da Udesc em relação à expansão definitiva para o Oeste catarinense.

Então, Deputado, tenho abordado este assunto incansavelmente da tribuna da Assembléia, tornando-me, em determinados momentos, um tanto taxativo e, Deputado Genésio Goulart, quase chato. Mas, quero ser taxativo e, se for o caso, chato para defender os interesses da nossa gente. Afinal de contas, aqueles que me trouxeram até esta Assembléia foi para fazer a defesa dos interesses daquele povo, de todos os catarinenses, de uma forma especial, do povo do grande Oeste de Santa Catarina.

Na semana passada usamos esta tribuna para fizer um pronunciamento bastante determinado, em tom de cobrança, em tom de uma definição, pois nós, do Oeste catarinense, estamos nos sentindo enganados em relação ao projeto Udesc para aquela região.

Após a nossa manifestação na semana passada, o professor Cechinel manifestou-se à imprensa dizendo que agora vai para o Oeste, e o compromisso assumido será, Deputado Joares Ponticelli, agora, na quinta-feira e na sexta-feira.

Na qualidade de Deputado faço questão de acompanhar o Reitor, e aproveito para conclamar os demais Pares desta Casa, que são da nossa região, o nosso nobre Líder do Governo, Deputado Herneus de Nadal, o Deputado Pedro Baldissera, que também é do Oeste catarinense, para, juntos, unindo as nossas forças, cobrarmos, evidentemente, da Udesc, que tem a sua independência, e irmos até a nossa base para comemorarmos com o nosso povo a conquista de uma universidade pública e gratuita - pelo menos este era o compromisso do Reitor.

Agora nós queremos que o Reitor coloque em prática esta ação, que não é nem um favor! Nem um favor estão fazendo para o nosso povo, mas simplesmente cumprindo um compromisso do passado, Deputado Mauro Mariani, fazendo com que os direitos do povo do Oeste catarinense sejam respeitados.

Então, sinto-me feliz, sim, nesta oportunidade, por estarmos muito próximo de termos o grande sonho, o grande sonho da nossa gente, do nosso povo do Oeste catarinense realizado, com o anúncio na próxima sexta-feira do vestibular e das aulas que deverão ter início no próximo ano.

Esta é a nossa expectativa. Eu nunca deixei de acreditar que a Udesc, no Oeste, pudesse ser uma realidade. Mas enquanto não for anunciado o vestibular, propriamente dito, enquanto não forem anunciadas as localidades que receberão as unidades, os cursos com ensino presencial da Udesc, ficamos na expectativa.

Acreditamos, mas estamos na expectativa, aguardando que a manifestação definitiva do Sr. Reitor aconteça nesta semana, já que por parte do Governo nós temos o conhecimento, e até porque, Deputado Joares Ponticelli, tramitou aqui nesta Casa uma matéria, encaminhada pelo Governador Luiz Henrique, e sancionada, quer, com certeza, a Udesc no Oeste.

Então, não vejo a razão de a Udesc ficar protelando o anúncio de uma importante ação, que é o grande anseio, o grande sonho do povo da nossa região.

Então, sinto-me extremamente feliz com a decisão da Udesc, feliz com a posição do Governo do Estado, que haverá de dar apoio para contemplar parte dos catarinenses que não tiveram ainda o direito de ter uma universidade gratuita, presencial, lá na nossa base.

Fico extremamente feliz de o anúncio acontecer nesta semana.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado João Rodrigues, eu quero cumprimentá-lo mais uma vez. V.Exa., ao longo deste ano, em várias oportunidades, utilizou-se dessa tribuna onde se encontra agora exatamente para cobrar da Udesc o cumprimento do compromisso legal que foi firmado por este Parlamento em janeiro deste ano.

Estamos quase completando um ano, já, daquele compromisso, Deputado João Rodrigues, e não dá mais para esperar. É hora de a Udesc cumprir com o que estabelece a lei e fazer com que a implantação das suas unidades no Oeste do Estado ocorra, porque nós, de outras regiões, queremos ver primeiro o grande Oeste contemplado, conforme decidido, orçado e já deliberado por esta Casa Legislativa; queremos ver a Udesc chegar no Oeste rapidamente para depois, Deputado João Rodrigues, iniciar a nossa luta por outras regiões do Estado.

Eu próprio apresentei uma emenda ao Orçamento do Estado e ao PPA para o próximo ano, buscando já contemplar uma unidade também para o Sul catarinense. No entanto, a prioridade é do povo do grande Oeste, porque há muito tempo, aquele povo tão distante da nossa Capital, aguarda pela unidade da Udesc. E neste ano, como disse, aprovado por unanimidade nesta Casa, quando da reforma administrativa, nós contemplamos o povo oestino, que está aguardando ansiosamente.

Hoje é dia de eleições na Udesc. Eu espero que o professor Cechinel, ainda no seu período de Reitor pro tempore, possa cumprir o seu compromisso, resgatar a sua palavra empenhada com a gente do Oeste catarinense. E o professor Anselmo, que haverá de ser eleito o novo Reitor da Udesc, eu tenho muita esperança, será o grande apaziguador e fará com que a harmonia reine naquela importante instituição novamente, e haverá de dar seqüência, Deputado João Rodrigues, para a felicidade do povo do Oeste e para o resgate de um compromisso do Governo e, acima de tudo, dos 40 Deputados que compõem esta Casa, assim como V.Exa.

Parabéns por a V.Exa. pela incansável luta por esta causa.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Obrigado, Deputado Joares Ponticelli!

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Nobre Deputado João Rodrigues, nós todos aqui desta Casa aprovamos uma emenda parlamentar inserida na reforma administrativa para que a Udesc também se faça presente no Oeste, no Extremo Oeste do nosso Estado.

Agora, aguardamos a decisão desta instituição, que tem autonomia, que deve decidir pela implantação. Eu, particularmente, tenho uma expectativa muito grande, até porque, na região da 29ª Secretaria Regional, é a única que não tem ainda curso superior, assim como as cidades de Chapecó, de Pinhalzinho e as demais cidades que foram visitadas, têm a expectativa da instalação de cursos superiores.

Então, vamos torcer para que de fato as coisas aconteçam, Deputado.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Deputado Herneus de Nadal, agradeço pelo sua contribuição.

Nós, Deputados Estaduais do Oeste - Pedro Baldissera, Herneus de Nadal e eu -, que temos a nossa base lá, temos o compromisso, o dever de pressionar, até o último instante, a instituição para que ela faça com que a lei seja cumprida.

Para encerrar, gostaria de repetir daqui desta tribuna o que abordei em diversas oportunidades, a questão dos serviços do Hospital São Paulo, de Xanxerê.

Esse hospital busca o seu credenciamento junto ao SUS para atender o povo mais pobre, o povo mais humilde daquela região para serviços de cardiologia.

É um hospital equipado, com quadro de profissionais da mais alta qualidade, e há praticamente um ano aguarda o seu credenciamento. Mas a burocracia emperra, fazendo com que muitos cidadãos daquela região - alguns já perderam até a própria vida - desfizessem de seu patrimônio para recorrer a um tratamento particular, enquanto o Hospital São Paulo quer prestar seus serviços via SUS, fazendo com que o cidadão mais humilde, o operário, possa ter o seu tratamento de saúde dentro de casa.

As Pessoas têm de se deslocar de Xanxerê, dentro de uma ambulância, para Florianópolis, quando poderiam ter o seu tratamento lá na cidade de Xanxerê, assim como todo o cidadão do grande Oeste catarinense.

Como não há mais tempo para as minhas manifestações, os demais assuntos deixo para uma outra oportunidade.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)