28ª Sessão Extraordinária - 20/12/2022
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - "Senhor Presidente Deputado Moacir Sopelsa, queria cumprimentar todas as Deputadas presentes, todos os colegas Deputados, cumprimentar todos que nos acompanham.
Hoje é o nosso momento de despedida, nós que estamos deixando esta Casa, uma Casa de um convívio maravilhoso com todos vocês, colegas Deputados, para mim foi uma grande oportunidade, uma honra ter trabalhado esses últimos quatro anos com todos vocês aqui. Agradecer todas as pessoas que encontramos todos esses dias aqui na Assembleia Legislativa, de todos os setores que trabalham nesta Casa, e dizer para vocês que a vida é um aprendizado constante.
Eu confesso para vocês que entrei na política não tão cedo, Deputado Sérgio Motta, entrei já quando eu achava que tinha bastante experiência de vida. Fui um menino que passou muita dificuldade na vida, isso foi um grande aprendizado, com a falta do pai. E os meus tios, que eram bastante tias, diziam assim: coitada da Irene com aqueles três filhos pequenos, porque a minha irmã tinha sete anos, eu cinco e meu irmão três. E lá se foi o nosso pai com apenas 32 anos de idade. E fomos para a roça, fomos para o chão de fábrica e a vida me ensinou a vencer.
E quando a gente já tinha uma carreira empresarial, ser um cidadão do mundo com muitos ensinamentos, veio-me o desafio da vida pública. E acabou sendo por uma teimosia de se fazer o certo, porque quem estava lá, no entendimento meu, dos amigos que me influenciaram, e da população que me deu crédito, não estava fazendo o certo. E esse foi o maior desafio da minha vida e foi o maior aprendizado, Deputado Mauro de Nadal, da minha vida. Por mais que eu tivesse corrido o mundo, por mais que eu tivesse tido tantas dificuldades enfrentadas, o ensinamento da vida pública foi o que mais me gratificou, porque me fez uma pessoa melhor.
A política, no amplo sentido da palavra, Deputado Titon, tenho bem menos da metade de mandatos do que vossa excelência, mas a boa política, aquela que faz sentido às realizações que fazemos em favor do próximo, é que nos deixa um ser humano melhor. Eu me despeço hoje de vocês aqui com esse sentimento, de um ser humano melhor, Deputado Jerry. A avaliação sobre o que nós fizemos na vida pública, os mandatos nos deram. Fui Prefeito, fui reeleito com a maior votação de Santa Catarina na época, quase 82% dos votos, fui chamado para uma missão na Secretaria da Defesa Civil, que não existia, para organizarmos um Estado e o nosso Vale do Itajaí, que tanto sofre com as enchentes - e agora nós estamos vivendo aqui no litoral esse sentimento. E o povo de Rio do Sul, do Alto Vale, de Santa Catarina, Deputado Ismael, permitiu-me ser duas vezes Deputado de Santa Catarina.
E o que eu levo daqui? Primeiro de vocês, a parceria, a amizade, a boa troca de ideias, o contraditório que nos faz crescer, mas, acima de tudo, o sentimento da responsabilidade que nós sempre tivemos na defesa daquilo que nós acreditamos. Por isso o meu respeito a cada uma, a cada um de vocês. Agradecer muito a minha Bancada do PSD, sempre parceira, sempre unida. Agradecer ao nosso time do gabinete, não fazemos nada sozinho, só realizamos porque tem time, temos gente nos ajudando, fazendo, Sopelsa. Eu queria agradecer a todos aqueles que me ajudaram nessa trajetória de 18 anos de vida pública, dois anos de Secretário de Estado, oito anos de Prefeito e oito anos de Deputado, e todos aqueles que contribuíram para que eu pudesse servir melhor a nossa gente.
Então, muito obrigado a todos! Citar nomes seria muito difícil, porque eu, absolutamente, não fiz nada sozinho. Então eu queria aproveitar este momento, além de agradecer a todos vocês aqui, fazer um agradecimento especial a todo o povo, principalmente do nosso Alto Vale, Deputado Jerry, que acreditou em mim, que me deu essas eleições sempre com grandes votações, e que hoje muitos me encontram e dizem: Deputado, vamos sentir saudades. Eu digo que não precisam sentir saudades, porque vou estar mais próximo de vocês aqui. Eu quero dizer para todos vocês que uma decisão de vida, de não disputar mais eleições, em função de todos os outros compromissos que tenho, porque sempre, em todos esses 18 anos de vida pública, nunca deixei da minha responsabilidade empresarial, de pai de família, e isso agora tenho que compensar um pouquinho, Deputada Ada, até com os meus netos, compensar um pouquinho estando mais presente.
Mas eu quero dizer para vocês que quero continuar participando da boa política. Eu vou estar presente na política, não disputando eleições, mas com toda essa história de aprendizado que nós tivemos, de realizações que nós tivemos, poder influenciar pessoas boas, pessoas competentes, pessoas que tenham um tempo para servir, para se dedicar um pouquinho para a vida pública. Nós precisamos de pessoas boas na vida pública, pessoas decentes, pessoas competentes, só assim melhoraremos o nosso Brasil. É nisso que eu acredito, é por isso que eu tive, nesses 18 anos de muito trabalho, muita dedicação e sempre procurando dar o meu melhor, e é assim que eu quero sair daqui. Obrigado de coração a todos!"
(Palmas)
Deputada Ada De Luca - Sr. Presidente, peço a palavra, pela ordem.
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Presidente) - Concedo a palavra, pela ordem, a Deputada Ada De Luca.
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - "Senhor Presidente, não posso deixar de agradecer, foi um lapso meu, até como falei que fiquei nervosa no último e no primeiro discurso, ao meu gabinete, que não é um gabinete, é uma família, porque há 16 anos estamos todos juntos, os mesmos. E não posso deixar de agradecer ao eleitor que confiou em mim, esse eleitor que eu amo de paixão.
Muito obrigada, senhor presidente!"
(Palmas) [Taquígrafa: Sílvia]