20ª Sessão Ordinária - 12/04/2005
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CARLOS VIEIRA - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, hoje, no horário do meu Partido, vou mostrar o quanto sou ingrato com este Governo por não entendê-lo.
O Governo, no ano de 2003, fez aprovar um aumento para a Polícia Militar e houve aqueles que disseram que o aumento era virtual e eu não soube entender. Parece-me que houve aumento, parece-me que o Governo diz que paga, os Policiais Militares dizem que não recebem, mas sou ingrato em não acreditar no Governo.
Nós temos aqui algo que já foi objeto de propaganda do Governo: "A base da PM instalada no Morro da Nova Descoberta, no Pico do Maciço do Morro da Cruz". Já tivemos publicidade paga pelo Governo onde aparecem policiais fazendo vigilância. Dizem os jornais da época, em julho de 2004, que essa base seria ativada em agosto e eu, descrente, achava que era agosto de 2004. Sou ingrato porque não acreditei que o Governo do Estado estava dizendo que era para o ano que ele quisesse e não para o ano que me interessasse ser. Sou um ingrato!
Mas ontem, quando passei ao lado da Assembléia, Deputado Celestino Secco, vi o seguinte outdoor ao lado do Colégio Celso Ramos: "A cidade agradece. Parabéns, Governador, pela recuperação da Ponte Hercílio Luz."
Sou ingrato, Deputado Paulo Eccel! Não acreditei que a ponte já tinha sido recuperada. Peguei o meu carro e fui até a cabeceira da Ponte Hercílio Luz e constatei centenas de veículos passando pela ponte. Só que era um sonho meu, um sonho de quem fez essa publicidade em terreno do Governo, que a ponte está restaurada.
Portanto, cumprimento o Governo do Estado pela recuperação da ponte, mas eu, ingrato, não acreditei no Governo; não acreditei na propaganda oficial que a ponte está restaurada.
Convido todos os telespectadores, os Srs. Deputados, os senhores participantes, as nossas galerias a irem dar uma chegada na cabeceira da Ponte Hercílio Luz para verem trafegando vários veículos de passeio. Por enquanto são veículos de passeio, porque os carros coletivos ainda não estão circulando. Isso na visão sonhadora de quem coloca um outdoor dessa natureza.
Eu sou um ingrato, eu não acredito nas coisas. Infelizmente, elas ocorrem e eu continuo sem acreditar. Um dia eu disse aqui que sonhava, que era um sonhador e continuo sonhando.
No jornal O Estado, de sábado e domingo, o Sr. Governador do Estado fez publicar um artigo de sua autoria: "Santa Catarina mais segura." Esse jornal reportava-se no sentido de que há segurança nos Municípios de Joinville e de Florianópolis. E eu li o jornal e acreditei que o Sr. Governador do Estado estava realmente dizendo a verdade, que nós temos segurança nessas duas grandes cidades - Joinville, cidade dos príncipes, e Florianópolis, Capital do Estado.
Mas hoje eu acordei e li no jornal A Notícia, de hoje, terça-feira, dia 12, o seguinte: "Insegurança do Poder Público"
Um cidadão, não o conheço, Paulo César Machado, fez publicar um libelo com relação à segurança da maior cidade de Santa Catarina, Joinville. E ele disse que lá não há segurança nenhuma. Puxa, ele não sonha como eu sonho, como o Governador Governaddor do Estado sonha, ou seja, que Santa Catarina, essas duas cidades têm segurança total?!
Mas eu continuo a correr os olhos pelos jornais. Joinville pode não ter segurança, mas Florianópolis tem. Nós temos, hoje, uma torre de vigilância no Morro da Nova Descoberta, Deputado Gelson Sorgato, onde há uma grande plataforma em que os policiais ficam em cima vigiando a possível criminalidade na nossa Ilha de Santa Catarina. Aí eu imaginei: não, o Governador, em seu arquivo, equivocou-se. É só a segurança de Florianópolis. Mas eu li, também, no jornal A Notícia, que o número de assassinatos na Grande Florianópolis aumenta em 20% e que já foram assassinadas, nesse mesmo período, 43 pessoas.
Então, Deputado Genésio Goulart, eu fico preocupado. Como é que o leitor, ao ler o artigo do Sr. Governador do Estado, vai entender que se trata da segurança de Joinville e de Florianópolis, porque, ao mesmo tempo, verifica que os artigos de hoje tratam da insegurança de Joinville e de Florianópolis.
Ora, sou eu o ingrato! Eu não entendo o Governador do Estado nem tampouco a população. Acho que todos nós, os jornalistas, a mídia em geral está equivocada. Essas pessoas não morreram! Isso tudo é um pesadelo! Não existem essas mortes! Não existe o aumento da criminalidade, Deputado Pedro Baldissera. O que existe é a falsa intenção nossa ou a nossa intenção de não querer acreditar na palavra do nosso Governador!
V.Exa. acredita, Deputado Pedro Baldissera, que a ponte não esteja restaurada? Deputado Francisco Küster, a ponte está restaurada, sim! Eu lhe convido, primeiro, a ver o outdoor bem aqui perto do nosso vizinho Colégio Celso Ramos. A placa diz assim: "A cidade agradece. Parabéns, Governador, pela recuperação da Ponte Hercílio Luz". E eu, idiota que sou, fui lá porque acreditava que no sábado e no domingo, como num passe de mágica, a ponte estaria restaurada.
Sonhei, Deputado Francisco Küster, que passavam lá centenas de veículos. Tenho, inclusive, em meu gabinete, a foto de um fusca atravessando a ponte, e sonhei que esse fusca estava atravessando a ponte ontem. V.Exas. imaginem a minha falta de credibilidade para com o Governo! E isso é propaganda oficial num terreno público, num terreno próprio do Governo do Estado.
Tenho aqui a foto e qualquer Deputado poderá ir aqui ao lado apreciar esse convite que dá total trafegabilidade à ponte, hoje. E se os Srs. Deputados quisessem, até para voltar à questão, colocar os olhos acima, no Morro Nova Descoberta, vão ver essa plataforma com vários policiais, Deputado Joares Ponticelli. Nós é que não enxergamos, mas eles estão todos lá.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - São virtuais.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CARLOS VIEIRA - São virtuais. Este é o nosso erro. Sabe por que, Deputado Joares Ponticelli? Sou das antigas. No meu tempo não existia computador. Eu sou um antigo. Essa história de virtual não é da minha época. Parece-me que hoje tudo é virtual. Imaginamos que estamos comprando alguma coisa e que, apertando o botão do computador, de repente ele vai aparecer na nossa sala.
Sinceramente, somos os ingratos. O primeiro ingrato é V.Exa. que não confia no atual Governo, achando que só diz bobagem ou só prega o que não é verdade. Nós somos ingratos.
Sr. Governador, que Deus o tenha lá na França; Sr. Vice-Governador, que governa Santa Catarina; Sr. Secretário da Segurança, nosso Colega Ronaldo Benedet; que Deus os tenha numa boa conta porque em Florianópolis, em Joinville, hoje, há segurança total. Nós podemos deixar os nossos veículos sem trancar, Deputado Dionei Walter da Silva. V.Exa. é um incrédulo, pois fecha o seu carro com a chave quando sai, quando estaciona. Não precisa, nós aqui temos segurança, não corremos o risco de sermos assaltados em praça pública. Absolutamente! Isso é sonho do Deputado Joares Ponticelli, isso é sonho deste Deputado!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CARLOS VIEIRA - Para continuar o sonho, ouço mais um ingrato, como V.Exa., Deputado Joares Ponticelli.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Agradeço, Deputado.
Quero dizer a V.Exa. que quando cheguei, ontem à noite, e vi aquele outdoor bonito, também fui até a Ponte Hercílio Luz para atravessá-la. E acho que a reforma da ponte também é virtual. Precisamos começar a aprender essas tecnologias porque fisicamente é só enganação.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)