10ª Sessão Ordinária - 10/03/2004
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu disse ontem, desta tribuna, que iria a Osório e com certeza, se tivesse poderes, representaria esta Casa. E esta Casa pode ter certeza de que foi representada em Osório. Havia um Deputado representando o Governador do Rio Grande do Sul, um Deputado representando o Presidente da Assembléia Legislativa. E Santa Catarina também estava presente, num movimento pacífico, ordeiro.
Lá, na primeira marcha pela duplicação, todos estavam vestidos com camisetas, bonés. Tivemos a abertura, com a presença do Prefeito de Osório. Lá estava dando cobertura a imprensa do Rio Grande do Sul, como também a de Santa Catarina. Depois da abertura, iniciou a marcha. Caminhei uns três quilômetros, e o suor corria, porque o calor era muito grande.
E a grande verdade é o que V.Exa., Sr. Presidente, colocou aqui com muita precisão: ora, em uma obra de um bilhão e 100 milhões, que é a duplicação, na hora de abrir o envelope, depois de uma pressão do Governo, houve um deságio no Rio Grande do Sul de 35% e em Santa Catarina de 30%.
Só para fazer as contas, um bilhão - uns cem milhões de dólares -, Presidente, significa aproximadamente mais de 300 milhões de dólares a menos nessa obra. Realmente essa coisa foi feita meio acalorada, na caneta, elevando esses valores, e aí estamos com muita convicção.
Eu disse lá que a luz está acesa, e a possibilidade é real da nossa duplicação. E também disse lá que o Governo, para mostrar boa vontade, colocou 60 milhões a mais no orçamento da duplicação.
Então, evidentemente que existem algumas questões que devem ser superadas - a questão ambiental, o Tribunal de Contas da União, a questão também da empresa que vai fiscalizar a obra. Mas são dados menos importantes e mais fáceis de serem superados.
Por isso, eu disse que esse movimento vai ser muito importante, porque ele saiu de Osório, meu Caro Presidente, até Maquiné; e a Câmara de Maquiné aguardava com a população, entregou a bandeira e saiu até Terra da Areia.
Em Terra da Areia foi a mesma coisa; o movimento pegou as bandeiras e foi até Três Cachoeiras. De Terra da Areia a Três Cachoeiras não é muito longe. Em Três Cachoeiras há um sindicato de caminhoneiros, muito forte, que estava se mobilizando. De lá vem a São Pedro, depois, a Torres, a Passo de Torres e segue até a Polícia Rodoviária Federal.
Quero aqui deixar o registro do Rio Grande do Sul dando toda a cobertura, acompanhando com a viatura, com moto. E em Santa Catarina não foi diferente, que também está dando toda a cobertura.
Então, quero cumprimentar aqui a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul e a nossa Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina.
Na minha vinda de lá para cá, meu Caro Presidente, no Morro dos Cavalos, desceu um carro carregado de automóveis em uma pirambeira, e eu vi, por duas vezes, um helicóptero.
Não parei, pois tinha muito movimento, mas com certeza mais algumas pessoas perderam a vida agora, à tarde. E foi naquele instante, porque a Polícia Rodoviária estava chegando naquele momento.
Então, essa é uma questão dura de engolir: ver as pessoas perder a vida a cada instante.
Eu concordo plenamente que no trecho norte que está duplicado a obra é de péssima qualidade e o número de acidentes é astronômico, é uma loucura, porque a obra foi mal feita, aquela mureta que separa as pistas segura a água, e o automóvel, à noite, não consegue ver, rodopia e acaba capotando.
Temos que tomar algumas medidas possíveis de superar esses problemas, e a questão da engenharia é possível.
Agora, temos que registrar aqui, sim, que a obra tem dificuldades. E aquela água que fica na pista está trazendo um transtorno muito grande em termos de acidente.
Mas eu quero parabenizar os Vereadores, os Presidentes das Câmaras que compõem a BR-101 de Osório até Torres; os Presidentes da Câmaras da nossa região; o nosso Presidente da Câmara de Palhoça, o nosso amigo Otávio, de Palhoça, que lá estava representando toda Câmara de Vereadores de Palhoça; o Clóvis, de Criciúma; o Presidente da Câmara, representando os Vereadores; os Presidentes das Câmaras de Araranguá, de Sombrio, de São João do Sul, de Paço de Torres, enfim, era uma gama altamente representativa.
O Ronélio mandou seu representante, pois tinha um compromisso assumido anteriormente. Fazemos este registro, porque o Ronélio participou de todos os movimentos e vem fazendo um grande trabalho. Por isso, não podemos deixar de citar o nome do Presidente da Câmara de Tubarão, Ronélio Manoel Cardoso.
Está marcada a marcha que vai chegar em Palhoça no dia 02 de abril. É evidente que já me convocaram para ir a Três Cachoeiras, a São João do Sul e Paço de Torres. Nós daremos todo o apoio, porque entendemos que é mais uma força, mais uma bandeira de luta desfraldada em busca de solução da BR-101.
Todas as bandeiras, de todos os Municípios, chegarão em Palhoça. Ao chegarem em Palhoça, de cada Município virá um ônibus, e aí os Vereadores entregarão a bandeira ao Governador Luiz Henrique.
Esse foi um trabalho muito bonito, e quero aqui parabenizar os Vereadores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Quero aqui parabenizar também os Deputados que lá estiveram, representando as Assembléia Legislativas e os Governos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma força política muito grande que está aí andando com as bandeiras dos Municípios e a bandeira em busca da solução da BR-101.
Os Vereadores então, pacificamente, num trabalho muito bonito, chegarão aqui em Palhoça, no dia 02 de abril. Tenho certeza de que será um movimento muito grande em Palhoça.
Eu teria ainda alguns registros a fazer, mas o tempo está-se esgotando. O primeiro seria o minuto de silêncio, que não terei tempo para fazer. E, em segundo lugar, gostaria de deixar registrado que neste final de semana, em Araranguá, no Balneário Arroio do Silva, foi realizada uma das maiores festas do País, o XIV Quilômetro de Arrancada de Caminhões, que contou com a presença do Governo do Estado e de mais de 150 mil pessoas. Lá estava também o Beto Carrero, numa festa extraordinária.
Deputado Genésio Goulart, Tubarão era uma voz viva, e o filho de um amigo nosso ganhou, o filho do Zé Zapellini, que perdeu. Ele recebeu um automóvel zerinho. Um menino de 19 anos já mostrando habilidade num Scânia, um veículo que precisa de muita habilidade, mas ele, um menino de 19 anos, conseguiu mostrar toda a sua capacidade.
Foram mais de R$60 milhões em prêmios, numa festa gigantesca. E só existem duas, no mundo: uma em Washington, nos Estados Unidos, e a outra no Brasil, no Balneário Arroio do Silva, em Santa Catarina, nossa região. Este evento foi criado por este Deputado, há 18 anos. É uma festa que vai criando corpo e que hoje é considerada pelas montadoras, pelas empresas que lá fazem exposição, como uma das maiores festas do caminhoneiro do Brasil. Estamos preparando para que as empresas cada vez invistam mais e tenhamos a valorização...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)