Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Mauro Mariani

27ª Sessão Ordinária - 29/04/2004

O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Sr. Presidente, Srs. Deputados e alunos que nos visitam, é até bom a presença de jovens e crianças aqui nesta Casa porque o assunto que me traz à tribuna hoje tem muito a ver com eles.

(Passa a ler)

"Ele está presente em 216 países, muitos onde ainda nem existe sequer uma representação da ONU - Organização das Nações Unidas - ou a presença do Cristianismo. Poderíamos estar falando de algum refrigerante bem conhecido, mas se falarmos que possui 29 milhões de adeptos no mundo, que mais de 300 milhões de pessoas já fizeram parte e que completará seu centenário em três anos, sendo a maior ONG - Organização Não Governamental - do planeta, fica mais fácil descobrirmos o que é. Estamos falando do escotismo, um movimento mundial destinado à educação para a paz.

O último dia 23 foi o Dia do Escoteiro e por isso quero deixar registrada esta data aqui na Assembléia Legislativa.

Esse movimento foi iniciado em 1907, na Inglaterra, como uma proposta do General Baden-Powell, herói da guerra com os Boers, na África do Sul, que, vendo a militarização da educação juvenil e os riscos que isso significaria, propôs um programa educacional baseado na autodeterminação, no desafio, na lealdade, na vida em grupo e na alegria para ser aplicado nas organizações já existentes.

Em pouquíssimos anos, jovens de toda a Inglaterra começaram a usar o programa, sem qualquer ligação com outras organizações, fazendo com que o movimento escoteiro por si só se transformasse em uma organização para ter respaldo.

Já em 1009 iniciava o escotismo no Chile, primeira nação após a Inglaterra a contar com um movimento que em 1910 chegou ao Brasil.

A idéia do fundador se transformou em movimento tomando conta do mundo e transformando o herói de guerra em herói de paz.

Esse movimento, que também é o maior voluntariado do mundo, é coordenado em nosso País pela União dos Escoteiros do Brasil, única entidade autorizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro e pela lei brasileira a fazer escotismo em nossa Pátria.

Presente em todo o País, com cerca de 100 mil integrantes, a sua sede nacional fica em Curitiba, no Paraná.

Em Santa Catarina contamos com seis mil escoteiros de ambos os sexos, organizados em 95 grupos, presentes em 77 Municípios.

Neste ano, o escotismo catarinense festeja 90 anos de existência, tendo o primeiro grupo escoteiro surgido em 1914, no Município de Laguna.

A sede estadual fica em Joinville e a atual diretoria é formada por adultos voluntários de várias cidades, e Donald Malschitzky, do Município de São Bento do Sul, é seu Presidente.

Para deixar claro o que é o movimento, tomo a liberdade de repetir o que dizem os escoteiros a respeito de suas definições e convicções:

‘Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Somos um movimento de educação não forma, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano, em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origens sociais, raças e credos.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou de habilidades específicas.

Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção.

Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

Cremos na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça. Educamos para o respeito à vida e ao amor, para a construção de uma família que dê a seus filhos uma boa formação.

Cremos na justiça social como exigência de um desenvolvimento humano e sustentável. Despertamos no jovem o anseio por servir à comunidade e por se comprometer com o seu desenvolvimento como manifestação de sua solidariedade para com o próximo, especialmente os que mais precisam.

Queremos um mundo fraterno, onde os jovens possam crescer e se realizar plenamente. Incentivamos nos jovens a lealdade a seus pais e o amor à terra natal, seu povo e sua cultura, em harmonia com a promoção da paz, sem hostilidades entre classes sociais ou entre nações. Promovemos a fraternidade mundial entre os jovens e a cooperação mundial entre países e organizações.

Estimulamos nos jovens o respeito pela natureza e o compromisso com o meio ambiente. Privilegiamos a vida ao ar livre como experiência educativa.

Contribuímos para a formação de cidadãos responsáveis que compreendem a dimensão política da vida em sociedade, que desempenham um papel construtivo na comunidade e que tomam suas decisões guiados pelos princípios escoteiros. Como movimento educativo, não nos envolvemos nas disputas político-partidárias. Entretanto, os princípios em que baseia o Movimento Escoteiro orientam as opções políticas pessoais dos nossos membros e a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis e sua comunidade exige que estejamos atentos à realidade política.

Oferecemos a jovens e adultos a oportunidade de compartilhar a tarefa de crescimento comum, em uma relação que fomente o diálogo, a compreensão e a participação.’

Sr. Presidente e Srs. Deputados, quem tem essas convicções e presta um serviço de tal envergadura e qualidade à sociedade, não merece apenas o nosso respeito, merece o nosso apoio. O apoio do poder público para que possa prestar um serviço cada vez melhor na formação das crianças e jovens, formando construtores da paz. Esta é a solução para o mundo de hoje.

Temos que criar as condições para a abertura de grupos escoteiros em escolas, como uma opção de educação não formal. Apoiemos o escotismo catarinense, façamos, cada um, a nossa parte. Com isso, combateremos a marginalidade, a deseducação, as drogas, e ganharemos, todos nós, catarinenses, que acreditamos no nosso Estado e no nosso País."

Fica aqui o registro deste Deputado e da Assembléia Legislativa ao Movimento Escoteiro de Santa Catarina e do Brasil, que no dia 23 comemorou mais um aniversário.

Quero também fazer o registro do evento do qual participamos na noite de ontem, em que dos 14 Municípios do Planalto Norte de Santa Catarina, oito Prefeitos foram premiados pelo Sebrae com o prêmio Prefeito Empreendedor.

Isso nos dá a confiança de que a nossa região está sendo conduzida - e muito bem conduzida - por esta nova geração de homens públicos que vêm dando exemplos a toda Santa Catarina e ao Brasil de que a grande revolução e a grande melhoria da qualidade das condições de vida da nossa gente estão em ações que devem ser executadas e formuladas a partir do Município.

Eu, que sempre fui e serei um municipalista por convicção, quero aqui deixar registrado os meus parabéns a esses oito Prefeitos do Planalto Norte de Santa Catarina que receberam o título, ontem, de Prefeito Empreendedor.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)