Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

24ª Sessão Ordinária - 26/04/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Senhor Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, dando continuidade ao brilhante pronunciamento do Deputado João Rodrigues, que falou sobre a falta de material no Hospital Celso Ramos, volto a dizer sobre a falta de médicos nos finais de semana.

Se uma pessoa sofre uma fratura no final de semana, ela fica no corredor gemendo de dor.

Srs. Deputados, é lamentável assomarmos à tribuna para falarmos de coisas tristes, mas, infelizmente, temos que dizer do nosso repúdio e da nossa tristeza com relação aos assuntos que foram abordados ontem pelo Presidente da Casan.

Ouvi atentamente cada palavra e ele foi minucioso e didático ao nos explicar tudo. Fiquei atenta, ouvindo as explicações da falta de respeito para com a população catarinense.

No início da sessão de ontem um Deputado se pronunciou e eu estava prestando atenção. Quero dar continuidade, Deputado Reno Caramori, pois o Deputado comentou - e, inclusive, o Deputado Antônio Carlos Vieira complementou... E não ter R$20,00 para a gasolina é uma vergonha, sendo que o faturamento da empresa chega a R$30 milhões!

Quero afirmar, de público, que fervo a água que tiro do filtro. Não tenho confiança na limpeza da água - e estou falando por mim. O Presidente salientou que não tem dinheiro para comprar os produtos químicos para o tratamento da água.

Srs. Deputados, então, de minha parte, não tenho confiança em tomar aquela água e fervo-a, porque a saúde é tudo para mim. A água é um bem necessário. Toda pureza tem de estar na água. Ela tem que ser limpa, transparente, potável.

O meu tempo é muito curto e quero falar também um pouquinho sobre o que foi debatido na Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, inclusive a Deputada Ana Paula Lima se fez presente, bem como os demais membros, sobre maus tratos, que foi abordado pelo Vereador José Waldir Dias Chechi, de Fraiburgo. Ele nos enviou uma moção salientando os mal tratos dos presos da cadeia pública daquele Município.

Deputada Ana Paula Lima, tenho certeza de que V.Exa., que é uma dona-de-casa, que é mãe, sensibilizou-se muito com os fatos abordados e debatidos pelos demais Deputados que ali se fizeram presentes.

Sr. Presidente, por incrível que pareça, os presos tomam água do chuveiro. Eles estão sendo tratados como verdadeiros animais, segundo o Diretor do Departamento de Administração Prisional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Dr. Roberto. E ele nos prometeu trazer uma solução. E estamos aguardando-a!

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)