13ª Sessão Extraordinária - 22/10/2003
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero dizer a todos os membros do Fórum Parlamentar do Besc que faremos, logo após a homenagem à TVAL, uma reunião no meu gabinete.
Mas quero, Deputado Sérgio Godinho, fazer uma homenagem, porque não concebo que possa passar tão simplesmente assim como está passando, mesmo com a manifestação do Presidente e de alguns Deputados, o aniversário de instalação da nossa TVAL.
Eu considero que a história do Parlamento catarinense se divide em duas etapas: uma antes e outra depois da instalação da TVAL! Ela deu uma transparência ímpar a este Parlamento, e quero render homenagens ao meu companheiro de Partido, Deputado Gilmar Knaesel, pois foi ele que, em 1999, com uma pequena equipe, iniciou a implantação da nossa querida TVAL.
(Passa a ler)
"Em 25 de outubro de 1999, a TVAL entrou no ar através das duas operadoras de TV a cabo na Capital. Até aquela data apenas Minas Gerais e São Paulo contavam com seus canais legislativos. Para se ter uma idéia, a TV da Assembléia Legislativa de Minas Gerais contava com um aparato tecnológico e um quadro de pessoal semelhante ao de uma grande emissora comercial do País.
Aqui em Santa Catarina buscava-se, de forma pioneira, um novo formato de emissora, contando com um pequeno número de profissionais (sete pessoas) e um pequeno investimento financeiro. Foi adotado pela primeira vez o uso de um exibidor digital, ao invés das caras máquinas analógicas, então existentes nas outras emissoras, que permitia a exibição da programação por 24 horas.
A TVAL comemora esta semana quatro anos de operação ininterrupta. Neste período, as transmissões passaram a ser feitas via satélite, chegando a todas as TV’s a cabo do Estado, hoje em número de 18.
Municípios como Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Brusque, Blumenau, Joinville, Rio do Sul, Lages, Joaçaba, Luzerna, Jaraguá do Sul, Concórdia, Chapecó, Criciúma, Tubarão, São José e Araranguá já se habituaram à programação da TVAL.
Com a TVAL as atividades da Assembléia Legislativa ganharam transparência e a sociedade passou a acompanhar par e passo o exercício do mandato de cada Deputado Estadual.
Missões de outras Assembléias visitaram a TVAL e viram aqui que o esforço coletivo de um pequeno grupo de profissionais é capaz de superar as deficiências tecnológicas e fazer comunicação responsável e imparcial, respeitando todas as tendências partidárias e ideológicas.
A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul implantou sua emissora de TV seguindo a fórmula desenvolvida aqui, adotando o mesmo tipo de equipamento de exibição e até a mesma faixa de satélite de custos reduzidos.
Nestes dias se inicia a implantação da TV da Assembléia do Rio de Janeiro, cuja equipe capitaneada pela escritora e Deputada Heloneida Studart, depois de visitar todas as emissoras dos legislativos brasileiros, também adotou o modelo catarinense por considerá-lo o mais eficiente e econômico.
Hoje, aos quatro anos a TVAL cobre todas as atividades da Assembléia Legislativa, sessões plenárias, sessões especiais e solenes, reuniões de comissões, audiências públicas, em grande parte ao vivo, produz dois telejornais diários e conta com aproximadamente 25 profissionais dos quais a metade é terceirizada, enfim, com um quadro de funcionários muito reduzido."
Quero fazer uma homenagem muito justa a todos os profissionais que atuam na TVAL: Ilson Chaves da Silva, Maria Helena Torres, Mauro Ribas, Katherine Galli, Hélcio Correa, Jorge Araújo e Nilson Espíndola, que fazem parte integrante dessa equipe vitoriosa, que nos dá muita alegria e muita honra em pertencer ao Poder Legislativo de Santa Catarina.
Como já disse, estamos fazendo televisão e mostrando para toda Santa Catarina o trabalho de cada Deputado com imparcialidade e, acima de tudo, com muita qualidade.
Parabéns a todo esse time que sabe trabalhar e que faz inveja e escola para muitas Assembléias do Brasil, que por aqui passaram para copiar o que se faz de bom, por essa equipe de gente de valor, que muitas vezes não é reconhecida.
Mas nós haveremos de cada vez mais reconhecer os profissionais que a TVAL tem.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)