58ª Sessão Ordinária - 20/08/2003
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, antes de iniciar o nosso pronunciamento queremos fazer o registro de pesar - e solicitamos que seja encaminhada mensagem de pesar à família Schincariol - em função do assassinato do Sr. Nelson Schincariol, pessoa com quem fizemos contato. Trouxemos a Florianópolis no dia 15 de janeiro do corrente ano e estivemos na unidade da empresa em Itu, juntamente com o Secretário Armando Hess de Souza.
O Sr. Governador e a família Schincariol estavam em contato, pois está programada a instalação de uma indústria de cerveja no Sul do Estado de Santa Catarina.
Assim, é com grande pesar que mencionamos aqui a sua morte, que ocorreu de uma forma lastimável, pois foi assassinado por motivos torpes e de uma maneira bárbara. Era um grande homem, um industrial e um grande empreendedor do Brasil, que em breve estaria instalando uma unidade em Santa Catarina.
Mas, Srs. Deputados, no dia de ontem, tive de me deslocar a minha cidade (e justifiquei a ausência, pois tinha lá uma audiência) e, infelizmente, um Colega assomou à tribuna para me atacar. E quero aqui agradecer aos Deputados Manoel Mota e Herneus de Nadal pela vibrante defesa que fizeram em meu nome, quando aqui fui acusado de mau caráter, de irresponsável e de "Benedets" da vida.
Quero dizer ao Deputado Nelson Goetten que, em momento algum, subi à tribuna para lhe fazer uma só ofensa. Jamais subi aqui para lhe ofender, ofender sua pessoa, sua honra que, aliás, respeito como cidadão, como Parlamentar. Repito, jamais subi na tribuna desta Casa para achincalhar a sua honra, porque isso não é do meu estilo.
Contudo, temas que aqui discutimos, se, eventualmente, atingem a vida de algum Parlamentar ou sua atividade ou suas relações, infelizmente não podemos deixar de trazê-los.
Por isso, que fique aqui bem claro que não quero, neste momento, desta tribuna, achincalhar a vida do Deputado Nelson Goetten, mas reafirmar, sobre o tema que está sendo debatido e que o Deputado Nelson Goetten é que trouxe para esta Casa (e eu até não entendi por que) e acabou assumindo a defesa, que é o assunto do jogo, das maquininhas, que todos os homens de bem desta Casa são contra essa atividade nefasta, espúria, ruim e prejudicial a nossa sociedade.
Se, eventualmente, ela é legal, ela não é moral, não é ética. Isto é o que tem que ficar esclarecido e dito nesta Casa.
É bom que este tema esteja sendo colocado, e é uma pena que seja sob o aspecto de envolvimento pessoal, ou seja, que alguém se ache envolvido moralmente nesse tema. Mas não podemos deixar, Deputado Herneus de Nadal, de discutir o que é bom para o povo de Santa Catarina e para o trabalhador: que se acabe de uma vez por todas com essas maquininhas que têm destruído famílias.
Hoje recebi um Vereador do Morro da Fumaça que me pediu para acabar com isso, pelo amor de Deus, porque naquele Município, em Estação Cocal, na Mina Florita, uma pessoa acabou sua vida, perdeu o carro, o dinheiro, o emprego, a família e o crédito. Perdeu tudo que tinha e não lhe sobra mais nada!
Assim existem inúmeros casos estampados nos jornais: Estadão de São Paulo, Diário Catarinense e A Notícia. Não podemos fazer apologia do jogo por causa de um problema pessoal ou por alguém sentir-se ofendido, embora seja um tema sério.
Talvez eu até possa aceitar a palavra irresponsável, por me meter a falar de um assunto como esse, de extrema periculosidade, Deputado Sérgio Godinho. Penso até que fui meio irresponsável ao puxar um assunto deste nesta Casa.
Mas quando estamos aqui na condição de representantes do povo, das famílias e das crianças... E inclusive um Deputado - e não vou revelar o seu nome - disse outro dia aqui que ficou apavorado quando parou numa viagem e viu o seu filho ir jogar com outra menina nessas máquinas.
Está comprovado que isso vicia, Deputado Herneus de Nadal! Um amigo meu - e o Deputado Manoel Mota conhece - está viciado no jogo. Jogou tudo o que lhe restava nessas máquinas que têm desgraçado a vida de muitas famílias.
Quero dizer que não seu por que o Deputado Nelson Goetten acabou trazendo esse tema. E ontem já fui buscar as notas taquigráficas nesta Casa. Ele puxou o assunto e fez uma mistura com Codesc, com o jogo e com a minha pessoa, ofendendo-me pessoalmente. Mas, em determinado momento - e não entendi por que -, ele fala sobre a Codesc, sobre o PP, dizendo que saiu e que foi por causa da Codesc, sei lá. Eu também não sabia disso. Estou sabendo agora pelo que ele colocou.
Não entendi por que o Deputado falou tanto sobre jogo e disse: "E hoje tenho a oportunidade de dizer o quanto sofri por causa dessa porcaria, o quanto sofri por causa desses "Benedetes" da vida".
Não entendi o que a porcaria do jogo tem a ver com os "Benedetes" da vida, se no primeiro momento que falei sobre esse assunto não mencionei o seu nome. Quem veio me agredir, primeiramente, foi o Deputado Nelson Goetten.
Então, os Deputados Herneus de Nadal e Manoel Mota ontem, quando não estava aqui, foram meus advogados constituídos para me defender. Mas estou aqui hoje!
Gostaria de saber por que tanta raiva. O Deputado disse ontem, segundo as notas taquigráficas, que tem sete, ou sei lá quantos, médicos à disposição, que já atenderam a 20 mil pessoas, e que isso é com o seu salário.
Eu não tenho condições de fazer isso. Quero dar os parabéns ao Deputado Nelson Goetten, que faz voto de pobreza e gasta todo seu dinheiro contratando médicos para atender à população. Parabéns a ele, porque eu não tenho condições, Deputado Manoel Mota, de pegar o meu salário - que vivo dele - e gastá-lo contratando profissionais.
É um milagre o que o Deputado faz. E trouxe aqui o nome dos médicos que trabalham para ele. Pelo jeito tem uma estrutura maior do que a Secretaria da Saúde de muitos Municípios em Santa Catarina.
Deputado Manoel Mota, nós não conseguimos achar a fórmula para nos eleger. Se isso dá bastante voto, nós vamos ter que ir atrás. Sabemos que tem alguns Deputados que trabalham com muito afinco, que têm casas de saúde que dão assistência, mas não com uma estrutura dessas, ou seja, praticamente com um hospital inteiro para dar assistência, inclusive com médicos especialistas.
Fico satisfeito que o Deputado tenha essa condição. Também não entendi por que misturou tudo, envolvendo-me nesse tema aqui na tribuna.
Quero dizer aos colegas Deputados e ao Deputado Nelson Goetten que se esse jogo traz dinheiro e emprego, esse emprego não interessa para Santa Catarina, porque emprego e assistência o Fernandinho Beira-mar também dava para a sua cidade, ao morro. Mas que dinheiro era esse?!
Quero dizer que não interessa para Santa Catarina esse tipo de emprego e a origem desse dinheiro, repito, amaldiçoado aqui. E permaneço dando a minha posição contrária em relação ao jogo. E como já dizia o Profeta Isaías: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão"? Esse dinheiro que é gasto no jogo não é pão! Por isso que eu disse que é amaldiçoado!
Se algum Parlamentar recebeu alguma benesse com esse jogo, que me perdoe, mas, infelizmente, também o seu mandato não é abençoado e tem de ser amaldiçoado.
Por isso, digo aqui ao Deputado Nelson Goetten que não vim aqui para fazer ofensas pessoais. Tenho orgulho do que faço e não sou irresponsável. O meu caráter foi forjado na luta política e em uma formação familiar e cristã. As pessoas que me conhecem, amigas ou adversárias, conhecem o meu caráter e a minha vida ao longo da minha história. Respeito e sou respeitado pelos meus amigos e pelos meus adversários políticos.
É claro que não gostamos quando se mexe com alguma questão política. Mas aqui temos procurado fazer sempre no nível das argumentações e da dialética, com respeito a todos os Colegas, seja de que Partido for.
Portanto, era este o pronunciamento que desejava fazer, reafirmando as questões com relação ao jogo que aqui coloquei.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)