10ª Sessão Ordinária - 12/03/2003
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, inicialmente, gostaria de cumprimentar os Vereadores do Município de Aurora que estão visitando esta Casa nesta tarde: Nilo Warmiling e Aldo Farias, ambos do PMDB, e Erasmo Longen, do PPB. É com muito orgulho que os recebemos aqui neste Poder!
Mas, assomamos à tribuna nesta tarde para fazer referência a uma visita que fizemos ontem, juntamente com o Governador Luiz Henrique da Silveira, ao Diretor-Presidente do Grupo Votorantin, Sr. Antônio Ermírio de Moraes, no Estado de São Paulo.
Nesta audiência estavam presentes dois Deputados desta Casa, Paulo Eccel, que representa o Município de Brusque, e Eduardo Cherem, bem como também os Secretários do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sr. Armando César Hess de Souza, e da Infra-estrutura, Sr. Edson Bez de Oliveira.
Na ocasião, tratamos da idéia, da intenção do Grupo Votorantin de construir uma fábrica de cimento no Município de Vidal Ramos. As reservas minerais que permitirão produzir o cimento estão localizadas nos Municípios de Vidal Ramos e de Botuverá.
O Grupo Votorantin há muitos anos já vem adquirindo áreas naquela região, e ele mesmo diz que aquela é a única reserva ainda existente - e a maior - para a produção de cimento de todo o Sul do País.
E esse grupo já disse por diversas vezes que a intenção dele é iniciar a construção da indústria assim que houver uma demanda na construção civil em todo País que permita a construção dessa fábrica em condições viáveis economicamente.
Fui Prefeito do Município de Ituporanga e na época também Presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale. E naquela oportunidade tive uma audiência com o Grupo Votorantin, que colocou essa sua intenção, sempre dizendo que essa construção da fábrica estaria muito vinculada também a uma parceria e a uma vontade do Governo do Estado.
E nessa audiência, o Sr. Antônio Ermírio de Morais e os diretores dessa empresa colocaram ao Governador Luiz Henrique que a construção também estaria vinculada à pavimentação asfáltica da ligação do Município de Vidal Ramos com o Município de Botuverá.
O Governador de forma nenhuma titubeou e, imediatamente, disse ao Sr. Antônio Ermírio de Morais, pelo conhecimento que tinha há muito tempo desse empresário... O Sr. Antônio Ermírio de Morais talvez seja um dos homens mais ricos do nosso País, mas é uma pessoa simples, que tem um grande interesse comunitário, um interesse pela sua empresa também e um grande interesse para o crescimento e desenvolvimento de nosso País.
E o Governador colocou para o Sr. Antônio Ermírio de Morais que, no momento em que existir a intenção sólida e real do grupo em instalar essa indústria, imediatamente também o Governo fará a sua parte.
Existe a possibilidade de investimento nessa indústria de aproximadamente 120 milhões de dólares, que gerarão empregos, rendas e retorno de ICMS para todo Alto Vale do Itajaí; não só para Vidal Ramos, para Botuverá, para Brusque, mas para toda a região de Santa Catarina e, principalmente, para o Alto Vale do Itajaí.
A própria rodovia, com certeza, permitirá desafogar o trânsito da BR-470, porque grande parte do fluxo de caminhões, de veículos, de turistas e do trânsito de pessoas do Alto Vale de Itajaí se dará por Aurora, por Ituporanga, por Vidal Ramos, por Botuverá, por Brusque, por Itajaí, enfim, por toda aquela região.
Isso é vital para o desenvolvimento da nossa região. O Alto Vale do Itajaí - e todos temos acompanhado - tem sofrido em função das dificuldades que vive a agricultura, e tem tido momentos de dificuldade econômica muita grande, com êxito dos agricultores e dos produtores. Com certeza, a vinda dessa e de outras indústrias para a região será de vital importância para permitir o reerguimento do desenvolvimento econômico daquela região.
Por isso, estivemos lá com o Governador, e mantivemos contato não só com o empresário Antônio Ermírio de Morais. Estivemos também ontem no Rio de Janeiro, onde tratamos da questão do aeroporto de Criciúma, e também tivemos audiências com grupos empresariais interessados na construção de hidroelétricas em todo o Estado de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Pois não! Ouço V.Exa., pois conheço o seu interesse também por toda aquela região, que tem a sua representatividade política não só em Brusque, mas também em Botuverá, Vidal Ramos e também em toda essa região que haverá de ser contemplada por essa indústria.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputado Rogério Mendonça, fazendo coro com as suas palavras, gostaríamos de dizer que verificamos ontem a dificuldade da instalação dessa empresa. Existe todo um processo anterior à instalação da empresa, desde a questão da crise do desaquecimento da economia, passando pela dificuldade na questão da energia elétrica e depois pelo escoamento da produção via Botuverá/Vidal Ramos.
Entendemos que, independentemente da construção dessa unidade do Grupo Votorantin em Vidal Ramos, temos que fazer um esforço conjunto de todas as Bancadas, especialmente daquelas que conhecem a realidade, para que, independentemente da instalação da empresa, haja esforços da nossa parte e também do Governo Estadual para a construção dessa rodovia ligando Botuverá a Vidal Ramos.
Independentemente da construção da empresa, a própria existência da rodovia vai fortalecer a economia da região e facilitar o escoamento de toda a produção que existe no Alto Vale do Itajaí para o litoral, com uma economia de distância de 100 quilômetros.
Então, conclamamos V.Exa. para que, independentemente da instalação dessa empresa, envidamos esforços no sentido que efetivamente essa rodovia saia do papel.
Durante o processo eleitoral, nas reuniões que fizemos, afirmávamos que se cada político que se elegeu prometendo que iria asfaltar a rodovia Botuverá/Vidal Ramos tivesse, efetivamente, cumprido a sua palavra, a rodovia já teria um metro e meio de asfalto, de tantas promessas feitas até então.
Entendo que há interesse do Governador - Sua Excelência deixou manifestado isso ontem - e também de V.Exa.
Muito obrigado pela oportunidade do aparte!
O SR. DEPUTADO ROGGÉRIO MENDONÇA - Obrigado pelo aparte, Deputado. Sem dúvida nenhuma, essa é a nossa intenção e o nosso interesse.
Mas, permita-nos também fazer referência ao encontro que tivemos com o Governador na segunda-feira, oportunidade em que discutimos a construção da Basílica no Município de Nova Trento. E o Governador, naquela oportunidade, também falou sobre a construção de uma rodovia ligando Brusque, através da comunidade de Vígolo, a localidades naquela região.
Então, por duas vezes nos encontramos, Deputado, e nas duas ocasiões com a presença do Governador. Isso vem demonstrar que o Governador não está somente com as suas palavras de campanha, mas também com fatos reais, demonstrando interesse por toda a região e pelo crescimento de Santa Catarina.
A construção da Basílica em Nova Trento - e tivemos a presença do ex-Ministro Rafael Greca, do Paraná - também nos vislumbra a possibilidade do desenvolvimento econômico e também na área turística nessa região do Vale do Rio Tijucas.
No dia 04 de abril, se não me engano, ficou agendada uma nova reunião na localidade de Vígolo, com a participação das Irmãs da Imaculada Conceição, do Governador, dos Deputados Paulo Eccel e Eduardo Cherem e de outras lideranças. Assim, estaremos novamente em Nova Trento para discutir a construção da Basílica na localidade de Vígoírgulo, em homenagem à Madre Paulina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)