21ª Sessão Ordinária - 09/04/2003
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, colegas Deputados, funcionários desta Casa e imprensa, quero aproveitar este momento para fazer uma saudação aos companheiros de Vitor Meirelles: ao Vilage, ao Ivanor e a toda equipe de companheiros do Partidos dos Trabalhadores daquele Município, que estão nesta Capital tratando de questões que envolvem os agricultores daquele Município.
Então, faço essa saudação e deixo registrado nos Anais desta Casa a presença dos colegas e amigos de Vitor Meirelles.
Sr. Presidente, esta Casa é um espaço no qual discutimos projetos e propostas; fazemos debates sobre o Governo e a conjuntura atual; fazemos Oposição, quando tem que ser feita, e críticas; e reconhecemos propostas quando temos que fazê-lo. Mas esta Casa também tem feito alguma coisa, Deputado João Rodrigues, sobre o sentimento do ser humano.Pensamos que nós, Deputados, também temos que ter essa sensibilidade. Afinal, somos seres humanos feitos de carne e osso, temos coração, sentimentos, e, às vezes, nos indignamos com algumas situações.
Estou falando isso porque há algum tempo o Deputado Afrânio Boppré trouxe para esta Casa um debate sobre a questão da guerra, propondo a paz. E muitos de nós, naquele momento, achamos que o tema não era tão importante assim. Afinal, a guerra está acontecendo lá no Iraque, Deputado Celestino Secco, e o que nós, aqui na Assembléia Legislativa, temos a ver com isso? Talvez alguns tenham pensado isso: o que nós, Deputados estaduais de Santa Catarina, temos a ver com a guerra?
Hoje, o jornal A Notícia traz uma foto e não precisamos falar mais nada. Não será preciso dizermos uma única palavra para entendermos o que é a guerra, quando olharmos a foto que está publicada na capa do jornal A Notícia, na sua edição de hoje: de uma criança com os olhos cheios de lágrimas, vendo a sua cidade, a sua casa, quem sabe, sendo bombardeada pela guerra provocada por uma decisão incoerente e inconseqüente dos americanos, tendo na sua figura o Presidente George Bush.
Então, que sentimento deve ter uma pessoa que comanda uma nação, que pensa que é dono do mundo e que manda atacar, indistintamente, por mais que o discurso não diga isso, toda uma população, toda uma região, destruindo tudo o que vê pela frente.
Que sentimento tem um ser humano nos dias de hoje que chega a esse absurdo? Que sentimento, nós, homens e mulheres, ainda temos? O que queremos desse mundo? O que defendendo? Que vida queremos para este Planeta?
Isso deixa, sim, cada um de nós indignados. E esta Casa não pode se furtar de fazer esse debate. Afinal de contas, cada ação nossa tem a ver com a vida dos seres humanos, seja ele catarinense, brasileiro ou de qualquer parte do mundo.
Somos seres humanos, defendemos a vida e como tal temos de agir, seja, muitas vezes, pela nossa emoção, pelo nosso coração ou pelas as razões que queremos dar. Mas não podemos nos furtar de colocar para fora, de extravasar o nosso sentimento de revolta contra esses que querem acabar com o Planeta Terra.
Então, hoje vendo essa foto do jornal A Notícia, pensei na minha fala - e tinha hoje a tratar nesta tribuna sobre um projeto de minha autoria -, e achei ser mais importante aproveitar este momento da guerra para mostrar à sociedade catarinense e aos colegas Deputados que o que estão fazendo com crianças, com mulheres e com idosos, enfim, com todos de forma indistinta, é uma coisa absurda e que não cabe mais nos dias de hoje.
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Pois não!
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Nobre Deputado, quero parabenizar V.Exa por trazer esse assunto, pois é muito triste ver essa imagem nos jornais.
Outro dia citei aqui na Assembléia a relevância de todo o combate à guerra. E quero dizer que uma vez já fique tão emocionado quanto V.Exa. ficou vendo esse jornal, quando fui visitar o Hospital Joana de Gusmão e constatei que não havia uma tala para colocar em uma criança com fratura exposta.
Então, temos aqui na nossa cidade, num hospital de referência, problemas que nos trazem tanta tristeza como essa foto do jornal A Notícia.
Portanto, queremos dizer que somos parceiros de V.Exa. em repudiar a guerra, seja em que lugar for. Mas temos problemas seríssimos aqui na nossa cidade, no nosso Estado, que nos chocam muito.
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Deputado Sérgio Godinho, muito obrigado pelo seu aparte.
Queremos dizer que todos os procedimentos que mexem com a vida do ser humano, que o prejudicam e que o expõem a essa situação, temos de repudiar nesta Casa, seja na guerra que está acontecendo no Iraque, seja nos tratamentos com as pessoas no Estado ou no Município, seja lá onde for. Mas sempre que alguém interferir, magoar, prejudicar ou fazer o que estão fazendo contra qualquer ser humano, seja uma criança ou um idoso, temos de repudiar. E temos esse microfone para extravasar os nossos sentimentos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)