Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

52ª Sessão Ordinária - 06/08/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quando ouvimos o Deputado Joares Ponticelli nós enchemos o pulmão - com certeza ficamos atentos ao que ele fala - porque temos vontade de rebatê-lo.

O que me preocupa, Deputado Ronaldo Benedet, é ver o Deputado Joares Ponticelli acima do bem e do mal. Ele me lembra aquelas figuras da idade medieval, do verdadeiro cavaleiro da honradez, da seriedade, da honestidade, num traje negro como o dos cavaleiros da época do Rei Artur para falar cheio da razão, como se fosse o dono da verdade.

Causa-me profunda tristeza vendo agir desta maneira, pois ele chama todo mundo de mentiroso, Deputado Genésio Goulart. Chama V.Exa., chama o Deputado Ronaldo Benedet, chama a minha pessoa, chama o Deputado Herneus de Nadal, enfim, todos aqueles que unificaram a mentira de acordo com as suas palavras.

Essa é uma coisa extremamente perigosa porque a partir do momento em que uma acusação dessas não tem o contraponto, nós passamos por pinóquios.

Já me manifestei na imprensa a esse respeito, e que o Deputado Joares Ponticelli poderia ser o detentor do troféu Gepetto, não pelo fato de ter de ganhar do Pinóquio, não, mas pelas diferentes caras-de-pau que usa todos os dias ao ocupar esta tribuna.

Sabemos que isso faz parte do jogo político, do jogo democrático, e é assim que tem de ser, ou seja, o debate é extremamente salutar. Mas não podemos aceitar jamais a acusação de que somos mentirosos. Tanto não somos que queremos a verdade, a transparência; que venha à tona todas essas contradições que há entre o Governo e a Oposição.

A Oposição coloca uma situação e o Governo coloca outra, e muitas vezes a população não consegue entender o que está havendo, principalmente quando se fala em passivos, ativos, dívidas imobiliárias, dívidas do INSS, dívidas fundadas. Se eu já tenho dificuldades de entender, imaginem o cidadão que não está acostumado a falar a linguagem pública ou sobre um orçamento público.

É muito importante que os fatos sejam esclarecidos porque senão daqui a pouco dirão que a dívida catarinense começou junto com Pedro Alvares Cabral. É necessário que sejam esclarecidas a origem e o valor da dívida.

Quando pedimos esclarecimentos a respeito, não estamos querendo acusar Governo "a", "b" ou "c". Governo é Governo! Passamos aqui quatro anos e o Governo fica! Todo Governo é Governo! Não adianta querer acusar Governador "a", "b" ou "c". O importante é sabermos que Governo é Governo e que temos responsabilidade pública, quando assumimos um cargo.

Os esclarecimentos são importantes para que não cometam injustiças.

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Nobre Deputado, desejo cumprimentá-lo pois aborda o assunto de forma muito correta.

Hoje, observo que não vale a pena fazer política com dignidade, com seriedade porque basta passar por aqui todos os dias, contar mentiras, dar uns gritos e sair em seguida para não ouvir a resposta.

Temos um Deputado que começou o ano quieto, só brigava com o Lula, mas agora veio para brigar com o Governo. Voltou com cara-de-pau contando uma história (até penso que tem de passar óleo de peroba), falando desses cargos que apoiou durante todos os anos em que pertenceu ao Governo passado. Agora vem falar porque é contra o interior, pois talvez desejasse que os mesmos ficassem aqui na Capital.

Não sei, também, se era para colocar o seu pessoal, já que tinha muito. Não sei por que S.Exa. está contra agora, já que não foi criado nenhum cargo. Ele sabe disso porque votou. Foi feita uma transposição.

Não sei por que S.Exa. não pediu quando faltava dinheiro para os hospitais, já que herdamos o problema de saúde do Estado. Por que não mandou extinguir esses cargos comissionados no Governo passado? Agora vem falar que tem de fechar as Regionais? S.Exa., que é do interior, devia defender o interior e não para que esses cargos ficassem aqui na Capital! S.Exa. por quatro anos não levantou um dedo, como costuma agora levantar aqui, e gritar bastante.

Ficamos preocupamos, lutamos aqui nesta Casa e custamos a obter votos, mas tem gente que faz voto milagrosamente! Talvez porque seja bonito e em mim falta cabelo. Eu luto aqui na Casa e há Deputado que some de vez em quando e consegue vários votos! Não sei qual a máquina da magia que consegue fazer votos. Gostaria de saber a fórmula.

Agora, vir aqui dar o recado e jogar-se, é uma prática. Vamos ficar aqui discutindo as questões das Regionais, saber qual o projeto para a interiorização, para a distribuição do dinheiro público!

É preciso que o Governo esteja no interior. Chega de pires na mão! Para nós, Deputados, não é muito bom certas Regionais porque não tem quem vem buscar um Deputado mostrar o seu valor.

Nós, do PMDB, queremos um Governo descentralizado para que não precisem vir pedir migalhas ao Governador através de um Deputado. O Governador Luiz Henrique e o vice-Governador Eduardo Pinto Moreira abriram mão disso a fim de interiorizar as ações do Governo, que ao longo de 100 anos ficou concentrado na Capital.

O Sr. Deputado Genésio Goulart - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!

O Sr. Deputado Genésio Goulart - Em consideração a todos os Deputados e ao Parlamentar Joares Ponticelli, não posso me omitir, quando escuto algumas críticas do Deputado referente às reuniões que fizemos com o Governo, chamando-nos, às vezes, até de incompetentes, os Deputados da base governista.

Quero dizer que estamos aqui fazendo o nosso verdadeiro papel, ou seja, de sermos parceiros dos Governos municipais, estadual e federal.

Deputado Joares Ponticelli, V.Exa. sabe que os problemas sempre existiram, inclusive o problema da saúde vem acontecendo há muitos anos, além do problema da educação.

A Sra. Deputada Odete de Jesus falou há pouco da tribuna que estava preocupada com a escola estadual. Quero dizer que isso não é de agora! São 400 alunos que estão lá, praticamente, encurralados.

Peço ao nobre Deputado mais respeito com os Colegas, porque ficar aqui sentado ouvindo essas coisa, realmente nos deixa estressados, e quero dizer que fico envergonhado pelo público presente e pelos telespectadores da TVAL.

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Agradeço o aparte de V.Exa., Deputado Genésio Goulart.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)