45ª Sessão Ordinária - 12/06/2003
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Deputado Dionei Walter da Silva, veja o tamanho da herança que o Presidente Lula recebeu. Como V.Exa. bem falou, não é num passe de mágica que resolveremos todos os problemas do Brasil. Mas acredito neste País enorme, eternamente produtivo, rico em recursos hídricos, uma terra fértil e um povo trabalhador. Tem que dar tempo ao tempo. Recebemos uma herança maldita, querem que resolvamos tudo de uma forma imediata, e não é assim que acontece.
Como V.Exa. bem mencionou, foram vários planos, e quem pagou foi a população. O risco- Brasil está caindo, recebemos com o dólar a R$4,00 e está baixando cada vez mais. Mas tenho certeza de que o Presidente Lula, uma pessoa capaz e que vivenciou e vive os problemas do nosso povo, está fazendo as transformações que o Brasil precisa.
É claro que as reformas vão ser polêmicas, mas são necessárias. Não podemos deixar o Brasil chegar ao caos em que chegou a Argentina, e tenho certeza de que está muito bem conduzido.
Mas os Governos que nos antecederam não têm palavras e não têm coragem de defender o que aqui se passou e o estado pelo qual deixaram o País e Santa Catarina. Eles não têm histórias bonitas para nos contar, então não têm que chegar ao microfone para fazer demagogia e proselitismo político. Não tem jeito para isso.
O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Agradeço, Deputada.
Nós temos que dizer também que o Congresso é o órgão soberano onde temos representantes de toda a sociedade para discutir as reformas que lá estão e aperfeiçoá-las num processo democrático. Agora, não é radical a pessoa que quer manter a ordem que aqui está, radical é quem vai à raiz do problema, tenta resolvê-lo para buscar soluções.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)