Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

9ª Sessão Ordinária - 08/03/2005

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e visitantes que nos dão a honra, na tarde de hoje, de prestigiar o nosso Parlamento. E aqueles que vieram do Parlamento de Palhoça, evidentemente que têm muitos compromissos por lá também, mas é importante a presença aqui neste dia.

O Sr. Deputado Gelson Merísio - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não!

O Sr. Deputado Gelson Merísio - Deputado Manoel Mota, permita-me registrar a presença nesta Casa do vice-Prefeito de Pinhalzinho, Sr. Sérgio Luiz Matte; e dos Drs. Hélio Frozza e Paulo Antônio Barela, que estiveram, junto com as autoridades da região, visitando o Desembargador Presidente do Tribunal.

Portanto, queria fazer o registro dessas presenças tão importantes para a nossa Casa.

Muito obrigado!

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Fica, portanto, registrada a presença de autoridades da sua região.

Mas eu queria prestar uma homenagem, neste dia tão importante, 8 de março, Dia Internacional Mulher, às mulheres, peças tão importantes na vida de cada um de nós. Este é um momento em que precisaríamos parar, refletir, pensar, analisar e agradecer a Deus por estarmos aqui - e estamos aqui graças às mulheres, às mães. Será que algum dia poderemos recompensar as nossas mães por tudo o que elas já fizeram por nós? Não! Nesse instante, queremos apenas agradecer por todo o carinho. Jamais teremos a forma de dizer, no total, o que representa uma mãe, uma mulher.

Por isso, as manifestações hoje das Deputadas Simone Schramm, Odete de Jesus e Ana Paula Lima foram muito justas, com a presença de muitas mães, de muitas Vereadoras e de muitas lideranças de toda Santa Catarina, como a Primeira-Dama de Florianópolis e a esposa do Sr. Eduardo Pinho Moreira, Sra. Ivone Fretta Moreira, que vieram nos prestigiar.

Portanto, esta é uma tarde memorável para a Assembléia Legislativa, pois estamos comemorando esta data importante, o Dia Internacional da Mulher, um dia que marca uma história e uma década. E para nós, homens, é um dia de agradecimento às mulheres que ocupam os espaços ainda lentamente, mas com muita competência, com muita garra e com muita responsabilidade. Tanto é que o meu Partido colocou oito candidatas e elegeu sete Prefeitas. Acho que foi um sucesso total das mulheres em Santa Catarina. Evidentemente que hoje temos oito Prefeitas em nosso Estado.

O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não! Com certeza V.Exa. traz a sua colaboração para dizer que a mulher é importante e uma peça fundamental na vida de um homem. Um homem, sem uma mulher, é sem rumo e sem norte.

O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Muito obrigado pela oportunidade do aparte, Deputado.

Eu até sou muito suspeito para falar porque sou daquelas criaturas que fazem fila para dizer, como V.Exa., que sem uma mulher nós não somos nada. Acreditamos que não temos como viver sem a companhia, sem o aconselhamento e sem a parceria de uma mulher. Portanto, quero fazer das suas as minhas palavras também.

Aproveito o ensejo, se V.Exa. me permite, para homenagear uma mulher, pois homenageando-a homenageio todas as outras, como a minha companheira Isabel Cristina, uma pessoa que luta ao meu lado, e faço uma homenagem, in memoriam, à minha mãe, falecida há mais de 30 anos, por quem tenho um sentimento como se a tivesse perdido há três, quatro meses e que jamais vai ser superado.

V.Exa. está de parabéns pelas belas palavras proferidas a essas mulheres que são a razão de nossas vidas.

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Agradeço pelo seu aparte, e incorporo-o ao meu pronunciamento, porque dá para sentir, Deputado Nilson Gonçalves, que as palavras saíram do fundo do coração; foram sentimentos que buscou no fundo do coração e transmitiu em palavras.

Eu não poderia deixar de homenagear a minha esposa, Maria da Graça Alves Mota. Ela é uma heroína porque me agüentou por 22 anos de vida pública e como caminhoneiro 13 anos. Não parei em casa nunca. Homenageando-a, homenageio todas as mulheres catarinenses e brasileiras. É assim que eu entendo que a homenagem deve ser, sincera, do fundo do coração.

Quero também registrar o maior evento a que o Brasil assistiu neste último final de semana, o Quilômetro de Arrancada de Caminhão. Só há dois eventos desse tipo, nos Estados Unidos e no Brasil, em Santa Catarina, no Balneário Arroio do Silva.

No domingo, Deputado Antônio Carlos Vieira, mais de cem mil pessoas estavam lá, e não era época de turismo. O evento foi transferido para depois da temporada. Foi uma das festas mais lindas que este Estado, que este País viu. Lá compareceram motoristas que carregam as riquezas deste País pelo tapetão preto das BRs, mostrando sua capacidade, competência, visão e braço, porque não pode errar. Errou, perdeu! Entre os dias 3 e 6 mais de 150 mil pessoas participaram desse grande evento, que vai se estendendo a cada dia aos âmbitos nacional e internacional.

A Petrobras aumentou o seu patrocínio, que antes era através de postos de gasolina. Agora o Quilômetro de Arrancada de Caminhão, uma festa tão linda, será transmitida ao vivo para todo o Brasil.

Quero agradecer ao Parlamento, através do Presidente, à equipe da TVAL, que deu cobertura para que Santa Catarina assistisse ao Quilômetro de Arrancada de Caminhão. É uma coisa linda, porque arrancam três caminhões, chegam no final às vezes com uma diferença que só pode ser detectada se houver filmagem. Muitas vezes a diferença é de milímetros. Numa dessas arrancadas deu empate. Então, é algo que custa a ser decidido, porque chegam dois veículos lá no fim juntinhos.

A emoção, a sensação, a torcida, as vibrações, tudo é muito bonito. Eu participei. O meu carro era um 114, que não tem o torque do 113, tem pique para arrancar, mas é lento na continuidade. Eu disse aos motoristas que ainda me sentia um profissional e iria arrancar na frente deles. Uns 100 metros estava na frente, mas como o meu carro não tinha pique, eles me ultrapassaram. Mas assim mesmo fiquei em segundo lugar entre três caminhões. Naquele momento esqueci que era Parlamentar; vivi um momento de caminhoneiro.

O Sr. Deputado Antônio Ceron (Intervindo) - Deputado, eu não ouvi bem, eram dois ou três?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Foi de três. Mostrei que ainda tinha braço, porque estava na frente de um profissional. Só havia motorista profissional, altamente qualificado. Um caminhoneiro veio do Paraná e trouxe um carro Fórmula 1 para andar na força livre e um caminhão, também arrumado, para correr. Ele foi sensível ao ouvir os caminhoneiros, que se reuniram e decidiram que não aceitavam aquele carro Fórmula 1 porque descaracterizava. Mas era bom no braço. No caminhão, que era igual aos outros, acabou levando um automóvel zero quilômetro. Como premiação, entre três automóveis, haviam também motos e R$70.000,00, o que fez com que os motoristas vibrassem, corressem com vontade, com garra e determinação.

O Sul viveu a festa mais linda da história deste País - o 15o Quilômetro de Arrancada de Caminhão.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)