10ª Sessão Ordinária - 10/03/2004
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e funcionários desta Casa, no horário do Partido dos Trabalhadores quero, inicialmente, justificar a minha ausência no dia de ontem, pois estava participando das comemorações dos 153 anos de aniversário do nosso Município, Joinville. Entre outras atividades, tive a oportunidade de participar da inauguração do aeroporto de Joinville, um espaço até então restrito a capacidade de apenas 100 mil passageiros/ano e que foi ampliado para 600 mil passageiros/ano; um espaço de um pouco mais de mil metros quadrados e que agora foi aumentado para seis mil metros quadrados.
Então, Joinville merece esse aeroporto, até para o desenvolvimento da cidade, dos empresários e da população que utiliza aquele aeroporto, mas, acima de tudo, Joinville merece o povo que tem e que constrói aquela cidade com muita grandeza e com muito vigor.
Parabéns, Joinville, pelos seus 153 anos e parabéns ao povo, que constrói a riqueza daquela cidade!
Antes de entrar no assunto propriamente dito que me trouxe à tribuna, quero parabenizar o Centro dos Direitos Humanos de Joinville, Centro de Defesa Maria da Graça Brás, o terceiro mais antigo do Brasil, que completa amanhã 25 anos de existência - é o primeiro do Sul do Brasil e o terceiro em nível nacional.
O Deputado Paulo Eccel, que é de Brusque, conhece os direitos humanos que tem lá e que foi organizado e fundado também com ajuda do Centro de Direitos Humanos de Joinville. E eu, com muita honra, faço parte daquela entidade e estou participando, durante toda essa semana, da programação alusiva aos 25 anos de existência daquele Centro.
Então, os nossos parabéns a todos os militantes, às pessoas que fazem daquela uma entidade importante para a nossa cidade.
Sr. Presidente, eu me escrevi hoje para falar no horário do meu Partido para falar um pouquinho da conjuntura nacional, da posição dos Governos em relação aos bingos e da nossa Senadora Ideli Salvatti. E creio que consiga tempo ainda para isso.
Mas, primeiro, quero responder ao Deputado João Rodrigues dizendo que é muito fácil utilizar a tribuna para falar de um outro Deputado, dizendo que ele omite nomes. Mas o mesmo Deputado João Rodrigues, de Chapecó, que, ao contrário do que falou, pretende, sim, ser candidato em Chapecó, só que não vai ser bem sucedido porque o povo de Chapecó o conhece e sabe da forma como se comporta nesta Casa... Ele tem sido até agora um Deputado que apenas usa a tribuna para atacar e não apresenta trabalho.
Então, o povo de Chapecó o conhece, como conhece o Governo do Partido dos Trabalhadores, que assumiu a Prefeitura de Chapecó, que foi reeleito reconduzido pelo povo de Chapecó, porque teve a coragem de fazer as mudanças que aquele Município precisava.
Portanto, o Deputado João Rodrigues quer, sim, ser candidato, mas apenas será candidato porque o povo de Chapecó, inteligente e trabalhador como é, saberá, com certeza, reconduzir o Partido dos Trabalhadores e o nosso companheiro Pedro Uczai àquela Prefeitura, porque sabe do compromisso, da honestidade e da forma como o PT governa; e governa para a maioria e não para uma elite, como os antigos Governos faziam. Esta é a realidade, Deputado João Rodrigues, e jamais V.Exa. colocará isso na cabeça do povo de Chapecó.
V.Exa. não conseguirá enganar o povo de Chapecó! Com certeza Chapecó também está nos assistindo e sabe da sua forma de atuar nesta Casa. Se V.Exa. fosse coerente, teria dito o nome do Padre que mostrou as fotos. Mas não fez desta tribuna e não disse o nome. V.Exa. é um incoerente, não fala a verdade e esconde o jogo! E o povo de Chapecó haverá de reconhecer isso, sim! O povo de Chapecó sabe o que faz. Soube fazer muito bem em duas oportunidades e haverá de fazer novamente este ano, eu não tenho dúvida disso!
Mas V.Exa. tem que ocupar o seu lugar. Quando vier à tribuna tem que ser honesto e falar a verdade. Não mostrar uma foto e não dizer de quem ela é, querendo insinuar que é do Deputado Padre Pedro Baldissera.
V.Exa. também foi desonesto! Que reconheça isso e diga: "Está aqui a foto e esta é a pessoa". Não tem problema! Nós, do Partido dos Trabalhadores, sabemos o nosso lugar. Temos que punir quem tem de ser punido. Não admitimos sacanagens dentro do Partido dos Trabalhadores! E todas as ações que o PT tem feito demonstram isto para a sociedade: a seriedade como trata cada questão. E não admitimos que nenhum Companheiro do nosso Partido faça qualquer sacanagem com a população deste País!
Então, Deputado, não seja desonesto! Quando mostrar uma foto, diga de quem é e não insinue, como também fez.
Mas, Sr. Presidente, quero aproveitar os cinco minutos que me restam para falar da atuação da nossa Senadora Ideli Salvatti.
A coluna do Moacir Pereira traz uma matéria com o seguinte título: "Ideli acumulando desgastes". Nesta mesma matéria o jornalista coloca que Ideli está numa Casa que sempre foi comandada por raposas. Sabe bem o jornalista Moacir Pereira que aquela Casa é difícil, que muitos Senadores estão lá há muitos anos, que a nossa companheira é aguerrida, sempre teve uma posição firme e que começou agora e pegou a principal tarefa, que é a defesa do Governo. E eu não tenho dúvida, como o jornalista Moacir Pereira também não deve ter, da competência da Senadora Ideli Salvatti, porque pude acompanhá-la durante oito anos nesta Casa.
Então, quero dizer que a Senadora Ideli Salvatti, do nosso Partido, com muito orgulho vem fazendo um grande papel. Sofre, sim, mas é uma mulher que almoça, janta, toma café e dorme fazendo política, que gosta do que faz e procura fazer sempre da melhor maneira possível, sendo correta com os seus princípios. E nada mais está fazendo do que a defesa intransigente deste Governo, que é o Governo da maioria do povo brasileiro.
Quero aproveitar para dizer ao povo de Santa Catarina que temos orgulho do trabalho que a nossa Senadora está fazendo no Senado Federal. Como poucos, ela assumiu ontem o Senado Federal e hoje lidera a Bancada do maior Partido deste País, do Partido que Governa este País. E está fazendo isso com muita presteza, com justiça, com ponderação e com garra e determinação, porque esta é a sua marca. A marca da Ideli é a garra e determinação!
E sofre com isso? Sofre, sim! Não é fácil! O Governo vive, de fato, situações difíceis! Imaginem uma mulher, discriminada como é pela sua posição, pela sua raça, enfrentando as raposas daquele Senado, defendendo este Governo em situações difíceis em que nos encontramos. E ela faz isso com muita garra e determinação.
Então, queremos dizer ao povo de Santa Catarina que nós temos orgulho da nossa Senadora e, mais do que isso, temos certeza de que ela está fazendo o melhor para o nosso País. E todas as defesas que faz deste Governo são feitas porque entende serem necessárias, mesmo reconhecendo as dificuldades que vem enfrentando.
Por fim, quero aproveitar os dois minutos que me restam para falar da posição do Governo Federal em relação aos bingos deste País e da sua posição em relação ao fechamento desses estabelecimentos.
Uma reportagem do jornal A Notícia do dia 7 de março, de domingo, traz depoimentos de pessoas viciadas que perderam tudo, inclusive a família, apostando nesses jogos de azar.
O bingo estava sem ser regulamentado, Deputado José Serafim, desde o final de 2002. E é verdade que com o estouro dessas acusações e com tudo que aconteceu no Governo, a posição do Presidente Lula foi, num primeiro momento, determinar o seu fechamento. E fez isso com muita habilidade, com muita inteligência e com muita coragem, acima de tudo, porque não é fácil um Presidente da República mexer com quem mexeu: com a máfia italiana, inclusive, neste País!
É verdade que alguns funcionários se servem ao luxo dos donos das casas de bingo, pedindo que se regulamente aquelas casas para que voltem ao trabalho. Mas essas mesmas pessoas não têm consideração pelas famílias que são destruídas por causa desses jogos, já que pais de famílias deixam ali seu dinheiro, e não tem consideração com o dinheiro do povo, que trabalha, que sua a camisa e que enriquece este País.
Poucos se importam com a máfia, poucos se importam com o narcotráfico! E o nosso Presidente Lula teve a coragem, forçosamente quem sabe, de fechar essas casas. E esta Casa poderia estar cheia de funcionários, não me importaria com isso e faria o mesmo discurso que estou fazendo agora. Mas tem que ser tomada uma medida! Não podemos deixar que continuem existindo essas irregularidades por este País afora, como vinha ocorrendo.
Então, também quero parabenizar o Governo Federal pela postura firme e decisiva que vem tomando ao enfrentar esses grandes desafios do nosso País.
Portanto, estão de parabéns o Governo Federal por esta postura e está de parabéns a nossa Senadora por defender este Governo, que é da maioria do povo brasileiro. Gostemos ou não, queiramos ou não, é o Governo da maioria do povo deste País e haveremos todos de ver este País num outro lugar, num lugar onde merece e onde sempre deveria estar, já que é um País em desenvolvimento, crescendo, gerando empregos, melhorando a renda e, por conseqüência, melhorando a vida do seu povo. Este é o nosso sonho e oxalá tenhamos ele concretizado o quanto antes!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)