41ª Sessão Ordinária - 15/06/2004
O SR. DEPUTADO CÉZAR CIM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas Ana Paula Lima e Simone Schramm e Srs. Deputados, no último dia 10 estivemos visitando Guabiruba, cidade vizinha da nossa querida Blumenau, que estava completando 42 anos de emancipação.
Guabiruba é um Município situado ao longo do Vale do Rio Itajaí, que tem o seu limite mais aprofundado com o Município de Brusque, Deputado Paulo Eccel. Hoje conta com quase 13 mil habitantes e com mais de oito mil eleitores.
É administrada por Guido Antônio Kormann, que tem como vice Valério Gums, do nosso querido PDT, que está fazendo uma administração automatizada, enxuta e dinâmica, que tem correspondido às expectativas daquela comunidade e que é própria de homens de bem, como são Guido Kormann e Valério Gums, empresários que sacrificam a sua vida pessoal em prol de uma causa maior, que é a causa do bem comum, da sociedade, da justiça social e da cidadania.
Mas como comumente acontece, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, e como diriam os machistas, atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher. E é claro que isso não acontece em Guabiruba porque lá nós temos, ao lado de um grande Prefeito, uma grande Primeira-Dama, e ao lado de um grande vice-Prefeito, uma companheira voluntária, que tem prestado relevantes serviços àquela comunidade. A Primeira-Dama responde pelo nome de Bernadete Boss Kormann e a esposa do nosso querido Valério é a Dona Isolde.
A Dona Bernadete é filha do primeiro Prefeito eleito de Guabiruba, de saudosa memória, Carlos Boos. E a Dona Bernadete foi Vereadora de 1997 a 2000, e já seguia, naquela época, os passos do saudoso pai, demonstrando a sua capacidade, a sua tenacidade e a força que aquela família desenvolveu em prol do Município de Guabiruba. E evidentemente, dentro deste contexto, ajudando muito o seu marido e atual Prefeito, Guido Antônio Kormann.
Atualmente, a Dona Bernadete Boss, como fazem as mulheres de bem, as mulheres que são o braço direito dos grandes homens, as mulheres que dão sustentação psicológica, familiar e social aos grandes líderes, coordena uma equipe de voluntárias que desenvolve trabalhos de assistência social.
E essa equipe de mulheres, comandada pela Dona Bernadete, se reúne semanalmente e produz produtos artesanais e colhe doações que revertem em benefício das pessoas necessitadas que são visitadas pessoalmente pela Dona Bernadete e pela sua equipe de voluntárias, que tanto tem dignificado e honrado a mulher guabirubense e, por extensão, a mulher catarinense, Deputadas Ana Paula Lima e Simone Schramm.
Mas lá nós recebemos, na condição de co-representantes daquela região, juntamente com o Deputado Paulo Eccel, a Deputada Ana Paula Lima e Deputado Rogério Mendonça, um pedido que nos comoveu - e não deveria ser encampado só pela comunidade guabirubense, mas também por nós, que lutamos pela nossa querida Blumenau -, que é a Rodovia Guabiruba/Blumenau.
E no expediente encaminhado pelo atual Prefeito ao nosso atual Governador, Luiz Henrique da Silveira, fica bem explicitada e bem exposta a preocupação e a condição de obra prioritária para aquela região.
A rodovia Guabiruba/Blumenau, que é a SC-420, foi o único acesso por terra, por ocasião da grande enchente que se abateu sobre a cidade de Blumenau, em 1983, Deputada Ana Paula Lima. Através dessa via foi possível o atendimento aos atingidos por aquela calamidade. Só por isso essa obra já merecia ser realizada. E o que chama a atenção é que a comunidade de Guabiruba está colocando como prioridade uma obra que não vai servir só a Guabiruba. Ela servirá muito mais aos blumenauenses do que aos guabirubenses.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO CÉSAR CIM - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputado Cézar Cim, na semana retrasada nós tivemos as audiências do Orçamento Regionalizado e em determinado momento - e V.Exa., que também participou, sabe disso - a comunidade presente tinha de votar três ações de cada um dos programas, que seriam as três prioridades de cada programa.
E naquela audiência do Orçamento Regionalizado nós votamos a ligação asfáltica entre Brusque e Guabiruba. Embora V.Exa. diga que seja uma prioridade para o povo de Guabiruba a ligação asfáltica entre Guabiruba e Blumenau - e também reconheço que é uma obra importante -, infelizmente, no momento em que o Prefeito, os Vereadores e a comunidade poderiam estar representando a cidade na reunião do Orçamento Regionalizado, nós não tivemos nenhuma pessoa de Guabiruba participando daquela reunião. O Prefeito, o vice e os Vereadores não estavam presentes, assim como também nenhuma liderança comunitária. Então, isso foi muito ruim.
Naquele momento nós fizemos a eleição das prioridades, e a nossa luta, quando formos aprovar o Orçamento no final do ano, é para que respeitemos as decisões tiradas nas audiências do Orçamento Regionalizado.
Então, eu reconheço que é uma obra importante, mas essa obra importante não foi votada na reunião do Orçamento Regionalizado. Portanto, nós temos um conflito nesse momento.
Era só isso que eu queria informar a V.Exa.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO CÉZAR CIM - Certamente porque nós pecamos na falta de divulgação, porque pela documentação que me foi passada, fica clara a preocupação, a abnegação, o desejo, a vontade e a luta incansável do povo de Gabiruba por essa obra.
Então, nós não vamos sacrificar aquele povo que vem lutando há tanto e que já teve, no dia 13 de maio, Deputado Paulo Eccel, o aviso de licitação aprovado com relação às obras de terraplenagem, obras de arte, corrente e serviços complementares na referida rodovia.
E se não foi por falha nossa, deve ter sido até para nos deixar sinalizado, já que somos lideranças e temos a responsabilidade e o dever moral de lutar pelas prioridades das pessoas que representamos, um chamado, mostrando que o povo de Guabiruba está cansado de tanto pedir, que vem pedindo desde 1986 por essa obra que representa o desejo maior daquela comunidade, fazendo dela a sua prioridade.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO CÉZAR Cim - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Realmente, Deputado Cézar Cim, talvez por falta de informação é que não apareceu ninguém da cidade de Guabiruba na audiência o Orçamento Regionalizado.
Mas há um pedido, realmente, até inclusive do Prefeito Guido, para que essa via de acesso Guabiruba-Blumenau seja pavimentada. E isso é de extrema importância tanto para Guabiruba como para Blumenau.
Este pedido já está no PPA. Eu não sei se vai ficar no Orçamento deste ano ou no do ano que vem. Mas nós, enquanto Deputados, podemos, sim, inclusive essa é a nossa posição, dar prioridade para a pavimentação dessa via tão importante.
O SR. DEPUTADO CÉZAR CIM - É bom ouvir isso de V.Exa.
Deputada Ana Paula Lima, essa obra já está no Plano Plurianual. Eu fico feliz em ver as palavras de V.Exa. no sentido de que nós podemos encampar este pedido da comunidade guabirubense, e que vai fazer tão bem a nossa querida cidade de Blumenau. E tenho certeza de que o Deputado Paulo Eccel também vai continuar lutando para que nós possamos ter essa obra.
Era isso, Sr. Presidente, o que tínhamos a dizer!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)