Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

20ª Sessão Extraordinária - 07/10/2004

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de fazer um balanço em relação às eleições municipais, em relação à minha região do Alto Vale do Itajaí, que contempla 32 Municípios, abrangendo as Secretarias Regionais de Rio do Sul, de Ibirama e de Ituporanga.

Antes disto gostaria de parabenizar a todos os Prefeitos eleitos, Vereadores, mesmo os não- eleitos, a todos que concorreram neste pleito participando deste processo democrático que culminou no dia 03 de outubro com as eleições de todos os Prefeitos e Vereadores de Santa Catarina e de todo o Brasil.

Temos confiança de que, mesmo com muitas reclamações, tenham sido realmente eleitos aqueles que por justiça participaram e receberam os votos da maioria da população do Brasil e de Santa Catarina. E aqui em Santa Catarina quero parabenizar também o TRE, especialmente o Desembargador Carlos Prudêncio e o Desembargador Rubik, vice-Presidente, que conduziram muito bem este pleito dando novamente o exemplo de Santa Catarina para o Brasil.

O Dr. Carlos Prudêncio é que teve realmente a iniciativa da informatização da eleição em todo o Brasil e que agora, até por justiça, está presidindo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Mas voltando ao que eu estava falando, o meu Partido, o PMDB, tinha, na eleição anterior, no Alto Vale do Itajaí, entre Prefeituras e vice-Prefeituras, um total de 12 Municípios. E nestas eleições nós passamos destas 12 Prefeituras para 15, onde ganhamos sozinhos ou coligados.

É verdade, Deputado Antônio Carlos Vieira, que nós tínhamos uma expectativa maior, principalmente nós, Parlamentares, que vivemos o dia-a-dia dos Municípios nas campanhas, nos comícios, no calor das eleições, que é uma coisa muito boa. E eu gosto desse período eleitoral. Eu trabalho bastante, estou presente em todos os Municípios, em todos os comícios, em todos os locais e por isso, evidentemente, tínhamos uma expectativa maior.

Eu cito como exemplo de uma expectativa maior na nossa região do Alto Vale, no Município de Leoberto Leal (por coincidência, está chegando aqui o nosso atual Prefeito), em que o Prefeito fez por dois mandatos uma brilhante administração, e eu diria até que exemplar, uma das administrações mais bem sucedidas de toda a nossa região, onde ele recebeu elogios de toda parte e as pessoas chegavam a perguntar qual era o milagre que o Prefeito estava fazendo naquele Município por ter conseguido realizar tantas obras, tantos recursos, inclusive a pavimentação asfáltica ligando o Município de Imbuia a Leoberto Leal, que também é uma realidade desde que a licitação foi feita. E nós teremos, já nos próximos dias, a ordem de serviço dessa rodovia. Mas, infelizmente, nós perdemos aquela eleição por 26 votos.

Então, tenho que reconhecer que em relação especificamente ao Município de Leoberto Leal foi uma decepção. E nós tínhamos realmente uma expectativa de vitória, como também em Petrolândia, por exemplo, que perdemos por 50 votos para o PFL.

Foi uma eleição muito bonita e eu, tendo participado de todos os encontros, realmente não imaginava, de forma alguma, especificamente nesses dois Municípios, que nós pudéssemos vir a perder as eleições. Mas, infelizmente, aconteceu e temos que aceitar, Prefeito Edson, mesmo que por 26 votos. É a democracia. Sei que nossos companheiros de lá devem estar entristecidos. O amigo Edson mais ainda, até porque, evidentemente, após todo o trabalho, não esperava entregar a sucessão ao seu correligionário, mas isso não aconteceu.

Mas, de modo geral, no Alto Vale do Itajaí, eu diria que o PMDB, como eu disse, de 12 Municípios, para Prefeito ou para vice, passamos para 15.

Da mesma forma em Santa Catarina, que já foi relatado, como no Brasil também, o PMDB, por exemplo, pulou do ano de 2000, de 927 mil votos, para 854 mil votos. Perdeu, é verdade, 73 mil votos em relação a 2000.

Mas nós não consideramos isso um decréscimo, até porque naquele ano concorremos como cabeça de chapa em Joinville com o Governador Luiz Henrique, o que, na verdade, além de explicar em parte o decréscimo pequeno do PMDB, talvez justifique também o acréscimo do PSDB. Até porque, Deputado Antônio Carlos Vieira, o seu Partido, o PP, teve um decréscimo de 113 mil votos a menos. E também em relação ao número de Prefeitos, o nosso Partido passou de 114 para 115 Vereadores, portanto, houve uma ampliação. E o PP, no caso, de 73 passou para 70, como também o PFL, de 58 passou para 43.

É bem verdade que, como foi dito para o Deputado João Henrique Blasi, nos dez maiores colégios eleitorais de Santa Catarina, o PMDB só foi bem sucedido no Município de Palhoça.

Mas eu não considero que nós crescemos nem que decrescemos. Eu acredito que o nosso Partido ficou numa estabilidade em relação à última eleição. E em relação ao Médio Vale, nós tivemos um acréscimo, continuamos com o Município de Navegantes, da Foz do Vale do Itajaí, ganhamos em Itajaí, em parceria com o PT, ganhamos no Município de Ilhota, ganhamos no Município importantíssimo de Gaspar, que pertencia ao PT.

Em Indaial, vejam só, perdemos por um voto, o que está sendo contestado, inclusive. Até porque foi anunciado o resultado, mas em algumas urnas não foram computados os votos. De repente, após praticamente oficializado o resultado, anunciou-se, no caso, a derrota do PMDB por um voto.

Mas ganhamos as eleições em Rio dos Cedros, em Dr. Pedrinho e no Município de Timbó permanecemos com a Prefeitura. Portanto, tenho que reconhecer, Deputado Cézar Cim, que também representa o Vale do Itajaí, que o meu Partido foi bem sucedido nestas eleições nessa região. E no Vale do Rio Tijucas, já que o Deputado Cézar Cim disse que representa este Vale (eu também me coloco nesta condição de representante do Vale do Rio Tijucas, até porque nasci no Município de Nova Trento), minha cidade Natal, o PMDB foi vitorioso, como também foi vitorioso nos Municípios de Guabiruba, de Botuverá, de Major Gercino e no Município de Tijucas.

Portanto, de oito Municípios da Secretaria Regional de Brusque o PMDB elegeu cinco Prefeitos. Também, da mesma forma, posso dizer que esta região que represento, juntamente com o Deputado Cézar Cim e o próprio Deputado João Henrique Blasi, o meu Partido, o PMDB, também foi bem sucedido.

Mas gostaria de, rapidamente, até porque o meu tempo está encerrando, de falar da visita que nós tivemos, ontem, com representantes da Associação Comercial e Agroindustrial de Barracão e de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste catarinense, onde fizemos diversas reivindicações para aquela região.

O Município de Dionísio Cerqueira, que fica na divisa com o Paraná e a Argentina, com o Município de Barracão, no Paraná, e Bernardo Irigoyen, na Província de Missiones, que compõe as cidades trigêmeas do epicentro do Mercosul, tem um porto chamado Porto Seco, que é o único porto catarinense com saída para o Mercosul. E ele proporciona uma vantagem muito grande, comparado à cidade de Uruguaiana, por ser um grande redutor de distâncias e por ter o menor custo de transporte. E também em relação ao Sudoeste do Paraná, por não ter praticamente nenhum custo o pedágio naquela região.

Mas temos que reconhecer que todo o acesso asfáltico ao Porto Seco o ex-Governador Paulo Afonso é quem fez, investindo para construir praticamente aqueles prédios do Porto Seco, o aeroporto, e o atual Governo fez com que hoje o porto pudesse realmente dar condições de tráfego.

Mas recebemos a visita de empresários que pediram o nosso apoio e o do Governador do Estado, no sentido de que esse porto continue a receber a infra-estrutura necessária para que possa atender a todo escoamento da produção em relação ao Mercosul, tanto do Brasil quanto para a Argentina, para o Chile, como de lá, também, para o nosso País.

Portanto, estamos aqui registrando a visita desses empresários e registrando também que no Município de Dionísio Cerqueira, onde fui, nas últimas eleições, eleito Deputado...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)