94ª Sessão Ordinária - 07/12/2004
O SR. DEPUTADO JOSÉ PAULO SERAFIM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, após uma data tão importante como a da publicação das notícias com relação à BR-101, Deputado Manoel Mota, eis que eu estava vendo o seu comentário anterior, nós não poderíamos ficar sem falar sobre esse momento tão importante para Santa Catarina, em que o sonho pelo qual vimos lutando há décadas, há uns bons anos, vem se consolidar, exatamente, agora, depois de mais de seis, sete anos de luta da Bancada, que tenho que elogiar, do Sul de Santa Catarina, da qual fazem parte os Srs. Deputados Manoel Mota, Joares Ponticelli, Julio Garcia, Clésio Salvaro, Ronaldo Benedet, Altair Guidi, Valmir Comin. Essa Bancada, nos últimos mandatos, tem intensificado a luta pela duplicação da BR-101.
Acho que é vontade do Governo duplicar a BR-101, melhorar todas as vias deste País, que está com muitas dificuldades. Mas para priorizar Santa Catarina foi necessária a mobilização, a luta do povo de Santa Catarina e principalmente desta Assembléia Legislativa.
Por isso, estou colocando que temos que parabenizar essa equipe que esteve nesses últimos anos na Assembléia Legislativa.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ PAULO SERAFIM - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Gostaria de cumprimentá-lo pela manifestação.
V.Exa. tem razão. Essa é uma luta de todo Sul catarinense, de todas as forças vivas, da classe política, empresarial, da imprensa, da Igrejas, das instituições como um todo. Tem sido uma luta suprapartidária.
É verdade que o Governo Fernando Henrique Cardoso saiu devendo essa obra para o Sul catarinense. É verdade que o Governo Lula demorou bastante para dar a arrancada, mas na sexta-feira nós vivemos um grande dia. É hora de agradecermos ao Governo Federal pela coragem, acima de tudo, Deputado José Paulo Serafim, porque nem os recursos na sua integralidade estão garantidos para que esta obra seja, de fato, executada.
Temos que agradecer o Governo Lula pela coragem, pela decisão e ajudá-lo naquilo que pudermos fazer.
Precisamos nos irmanar, todos, para que de fato a obra aconteça e torne-se realidade. É uma luta de muitos, Deputado Manoel Mota. É uma luta de muitos ao longo de mais de uma década. E nós precisamos continuar juntos, irmanados, torcendo, dando a nossa contribuição para que essa obra, de fato, torne-se realidade. Parabéns por sua manifestação.
O SR. DEPUTADO JOSÉ PAULO SERAFIM - Na verdade essa novela já vem se estendendo desde o fim da ditadura, Deputado Manoel Mota, desde o Governo José Sarney, que teve vontade de fazer. E a mobilização já começou no Sul; depois, vieram os Governos Fernando Collor, Itamar Franco e os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso. E no final das contas o torneiro mecânico, que é um trabalhador igual a nós, Deputado Manoel Mota, veio para, de fato, determinar esta obra. Isso é um orgulho para nós.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ PAULO SERAFIM - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Gostaria de cumprimentar V.Exa., pois em vários movimentos V.Exa. estava junto, enfrentando. Deixou um terno marcado naquela cruz preta, quando deitamos em cima da pista.
Gostaria de cumprimentá-lo, pois V.Exa. sabe que nós temos uma comissão da qual fazem parte os Deputados estaduais e os federais, que também foram convidados. Também fazem parte Prefeitos, Vereadores, Associação Comercial, CDL, Igrejas.
Mas o que me chamou atenção foi o Deputado Joares Ponticelli, que foi à tribuna, só querer saber do Balé Bolshoi, esquecendo de dizer uma palavra sobre a BR-101. Até parece que ele não mora em Tubarão, naquela região. Acho que ele deve ter mudado para Joinville, porque ele esqueceu por completo da BR-101, uma luta travada, com a palavra do Presidente empenhada, cumprida. Mas o Deputado foi à tribuna e não disse uma palavra sequer sobre a BR-101.
Quer dizer, o negócio dele deve ter mudado para Joinville, então esqueceu que Tubarão é uma região que sofre muito. E na sexta-feira, depois de entregar a ordem de serviço, três pessoas morreram num acidente perto de Tubarão, em Capivari.
Mas como o Deputado Joares mudou-se para Joinville, então, já esqueceu que Tubarão é uma região da BR-101, uma região importante, que contribuiu muito, toda aquela gente, para ajudar chegar a este ponto.
Parabéns pelo seu pronunciamento, acho que este é um momento de comemoração para aqueles que lutaram, para aqueles que estiveram presentes, para aqueles que participaram do processo. Acho que está na hora de fazer valer a força, o trabalho, para comemorar, juntos, a vitória do Sul do Santa Catarina - por alguns Deputados, não por aqueles que esquecem, mas por aqueles que lutaram.
Muito obrigado, Deputado José Paulo Serafim.
O SR. DEPUTADO JOSÉ PAULO SERAFIN - Está fazendo quase 20 anos, Deputado Manoel Mota, desta luta, e quantas audiências públicas, quantas reuniões que se fez, quantas idas a Brasília? A Brasília, dois anos atrás, já tínhamos somado mais de 50 viagens.
Quantas enrolações, Deputado Manoel Mota? Houve momentos em que botaram a culpa nos índios do Morro dos Cavalos, dizendo que eles não queriam a duplicação da BR.
Eu lembro que nós tivemos um ato, em Criciúma, ao qual levamos os dois Caciques, o Cacique Darci e o Cacique Luiz, e eles disseram que não tinham problema nenhum com a duplicação da BR-101. Disseram que os brancos estavam mentindo e que a duplicação da BR-101 era importante para os índios.
Inventaram até problemas com os índios, e tivemos que levar os índios para provar que o problema não era com os índios.
Então, acho que para mim, que sou mineiro, fui Vereador, sou hoje Deputado, é um orgulho. Precisou um trabalhador mecânico assumir a Presidência, para de fato, depois de anos de promessa, acontecer tudo isso.
Estava lendo em alguns jornais que toda duplicação prevista para a BR-101 seria concluída em junho de 2000. O Ministro do Fernando Henrique, em 1997, dizia, que até meados do ano de 2000 estaria pronta. E assim foi indo, promessas e promessas, todos os anos. Havia apenas promessa de que iam duplicar a BR-101.
Mas, de fato, só agora é que vamos ter esse sonho realizado, que para nós é fundamental, porque isso representa o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, ou seja, a ligação de Santa Catarina com a Argentina, com o Mercosul. Isso vai ajudar a desenvolver o Sul.
E eu não poderia ficar sem falar e especialmente homenagear um companheiro nosso, que também entrou nessa luta. Sabemos que a luta foi em Criciúma, Araranguá, Tubarão, mas o nosso amigo e companheiro Vereador Vilson Faraco, que era da Comissão Pró-Duplicação e que tanto lutou pela duplicação, morreu na BR-101, num acidente. Então, gostaria de homenagear e recordar a pessoa dele.
O Sr. Deputado Manoel Mota - O nosso amigo Vilson Faraco estava em audiência com os índios. Ele fazia parte da Comissão, morreu esmagado por uma carreta, lá em Santa Rosa. Ele estava naquela Comissão, junto com os índios, onde V.Exa. também estava.
O SR. DEPUTADO JOÃO PAULO SERAFIM - E que tanto lutou pela mobilização, em todas as idas a Brasília, estava lá no Morro dos Cavalos, na luta, em todas as audiências públicas. E morreu exatamente na BR-101.
Eu não poderia ficar sem falar também sobre V.Exa., Deputado Manoel Mota, que deu um bom tempo de sua vida para a realização dessa obra.
Eu sei que na eleição que passou V.Exa. foi até prejudicado de tanta dedicação pela BR-101.
Eu sei que também estive envolvido na maioria das audiências, como V.Exa. colocou, quando houve aquela manifestação e tivemos que deitar na BR-101. E eu deitei em cima da cruz e perdi o meu paletó, porque ficou com a marca da cruz. Mas eu não poderia ficar sem dizer para V.Exa. que todos os Deputados do Sul, todos os Deputados desta Casa, tiveram uma parte nessa vitória.
Mas nós temos como referência V.Exa., pois foi um guerreiro incansável nessa luta. E eu não poderia de forma alguma falar em BR-101 sem agradecer toda essa força do Sul, em especial a V.Exa., que dedicou o tempo todo e parte de sua vida a essa luta. Agradeço também pela confiança que teve no Governo Lula.
Eu vi em várias manifestações suas V.Exa. dizer que se não fizer, o Deputado Serafim estará com a gente. Mas nós acreditamos no Governo Lula. E V.Exa. em todos os momentos colocou isso; então, como símbolo da luta pela duplicação da BR-101 eu gostaria de homenagear o nosso Vereador morto Nilson Faraco e em nome da BR-101 quero parabenizar V.Exa., Deputado Manoel Mota, que também é um símbolo dessa luta.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)