Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Odacir Zonta

37ª Sessão Ordinária - 07/05/2002

O SR. DEPUTADO ODACIR ZONTA - Sr. Presidente, nobre colegas Parlamentares, Sra. Deputada, visitantes, imprensa, funcionários e funcionárias da Casa, gostaria de fazer neste espaço a comunicação e o reforço da importância de um evento que inicia logo mais, às 19h, no Centro Sul, e que tem um caráter muito significativo, especialmente para a economia de Santa Catarina.

Trata-se de um evento multisseriado. Vamos ter o seminário internacional sobre qualidade de aves, o seminário internacional sobre produção, mercado e qualidade de carnes suínos e ao mesmo tempo teremos a Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos.

Neste evento, certamente, estarão presentes as maiores lideranças do setor da suinocultura, da agricultura, em toda a sua cadeia produtiva, desde os aspectos da pesquisa.

E aí gostaria de fazer uma referência especial e um reconhecimento ao trabalho que a Embrapa Suínos e Aves, instalada em Santa Catarina, com sede em Concórdia, tem desenvolvido nos últimos tempos com a moderna suinocultura e agricultura catarinense e brasileira.

A Embrapa tem trabalhado desde a pesquisa da busca da orientação técnica, do processo de parceria, de integração, de cooperação do produtor catarinense e brasileiro de aves e de suínos, independentemente do seu tamanho até a qualidade da agroindústria e a importância no mercado catarinense, brasileiro e internacional desses dois produtos.

E adentra aí também o fato de este evento estar sendo realizado nesta Capital, que foi escolhida por estar livre de aftosa sem vacinação. É uma conquista dos catarinenses através de muitos de trabalho, de dedicação, técnica, com a participação dos produtores, especialmente da Cidasc, que tem empreendido um trabalho de renomada importância e de reconhecimento nacional e internacional, do Ministério da Agricultura e de todos os setores envolvidos.

Vamos ter a oportunidade de ouvir palestras técnicas e palestras sobre a expectativa do presente e do futuro nesses setores da suinocultura e da avicultura. É propício e oportuno esse seminário, porque se de um lado, graças a Santa Catarina, o Brasil avança no mercado nacional e internacional, por outro lado fica a expectativa de que o maior elo da cadeia, o de maior importância social e econômica, que é o agricultor, é o suinocultor e o agricultor, não estão tendo hoje o reconhecimento do seu trabalho, tendo um preço muito deprimido, causando prejuízo à atividade.

É lógico que é um contexto da oferta e da procura, mas é necessário que também se aproveite esse seminário de caráter internacional, de caráter latino-americano, que primeiro se reconheça a importância da suinocultura e da avicultura como alimentos, como gerador de empregos, quer no campo quer na cidade, e que se reconheça também como gerador de tributos, que faz com que se equilibre a balança comercial desse País.

Por outro lado é oportuno que se provoque a discussão sobre os custos Brasil da produção primária, secundária e terciária desses dois setores. É o custo do transporte, é o custo tributário, é o custo dos principais insumos, principalmente o advento dos exagerados subsídios internacionais que são concedidos pelos países ricos na questão da agricultura mundial.

É de se reconhecer nesta Casa, quando do advento deste importante evento, que Santa Catarina é o berço da moderna suinocultura e avicultura brasileira.

Foi lá na região do Alto Uruguai, meu caro Deputado Moacir Sopelsa - V.Exa. que é um dos produtores, especialmente da área suinocultura -, que nasceu a moderna suinocultura e foi introduzida no Brasil a moderna avicultura, que ganhou espaços no Brasil e hoje reconhecimento internacional.

É necessário que se aproveite o momento para reconhecer esse esforço dos produtores do passado e do presente; reconhecer o esforço dos empreendedores que apostaram na atividade, conjugando esforços, via sistema cooperativo ou via empresas que alcançaram e alcançam nome e renome nacional e internacional, como é o caso da Cooperaurora, da Cooperativa Central, agregando mais de 40 mil agricultores, que são proprietários dessa empresa que orgulha todos nós catarinenses; como é o caso da Sadia, que transpõe também as fronteiras brasileiras e leva o bom nome catarinense para os horizontes desse mundo; como é o caso da Perdigão, da Seara, do Frigorífico Chapecó, do Pamplona, da Macedo Koerich e de outros empreendimentos que têm uma importância significativa neste Estado e neste País.

É hora desse reconhecimento. Mas é muito mais importante, além disso, também invocar a participação mais efetiva do setor da agroindústria, do atacado e do varejo para melhor distribuição de margens, para que o nosso agricultor, suinocultor e avicultor possa continuar na atividade, porque é dele, e a partir dele, que é possível termos hoje orgulho em dizer que temos a maior e a melhor qualidade de carnes suínas e seus subprodutos do Brasil, que somos o maior exportador de carne suína do Brasil, alcançando algo em torno de 75%.

Apesar de sermos o segundo maior e melhor produtor de aves do Brasil, somos o maior exportador de carne de aves, com 55% daquilo que se exporta.

É necessário reconhecer que só na avicultura em Santa Catarina, Deputado Jaime Mantelli, nada mais nada menos do que 67 mil famílias, quer de operários, quer de produtores, quer de prestadores de serviço, vivem em torno do setor avícula aqui neste Estado e que 28% do agronegócio catarinense está representado pela avicultura, assim como a nossa suinocultura.

Adite-se a necessidade que, através desse seminário, se possa despertar cada vez mais a consciência brasileira para a importância do agronegócio como único setor que tem dado sustentação e superávit na balança comercial brasileira. E o exemplo está em 2001, quando o Brasil alcançou 2.6 bilhões de dólares de superávit e o agronegócio brasileiro 19 bilhões de dólares.

Portanto é um evento que chama atenção de Santa Catarina e do Brasil, mas, acima de tudo, induz à reflexão para a sua continuidade, seu futuro e para a necessidade da preservação da atividade. Mas para isso temos que preservar o nosso agricultor, o avicultor e o suinocultor e o seu meio ambiente, o que não é só responsabilidade do agricultor.

Era essa a manifestação que queria fazer neste espaço.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)