75ª Sessão Ordinária - 15/10/2002
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero, primeiramente, fazer uma saudação aos professores do Jardim de Infância Sementinha, de Joinville, minha cidade, desejando-lhes boas vindas!
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Pois não!
O Sr. Deputado Reno Caramori - Só quero dizer que "morro e não vejo tudo". Esse adágio é muito importante e vejam a profundidade: vou morrer de velho e não vou conseguir ver tudo!
A afirmação da Deputada Ideli Salvatti surpreende-me! Foi a mais ferrenha contestadora do Governo do PMDB, sendo que diversos processos tramitam na Justiça. Inclusive, no Município de Joinville, há um processo contra o ex-Prefeito Luiz Henrique, do Deputado Francisco de Assis, tem um processo do Deputado Carlito Merss, que está na Internet. V.Exa. está me ouvido, mas está na Internet um processo contra o Prefeito! Não conheço o objeto, mas conheço o processo!
A afirmação da Deputada é que ela quer uma negociata nesta Casa. Mas nós, não! Nós queremos que esta Casa funcione com a lealdade de cada Parlamentar, independentemente de Partido Político.
O Esperidião Amin será o Governador, não tenho a menor sombra de dúvida, e ele governará com a mesma seriedade com que está fazendo este Governo!
O nosso Governador não tem nenhum motivo para tentar negociatas neste Plenário, como não fez até hoje. Nós trabalhamos aqui com seriedade!
Era apenas este o recado que eu queria deixar!
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Srs. Deputados, ocupo a tribuna para fazer um agradecimento ao povo catarinense pela votação que deu ao Partido dos Trabalhadores e aos seus candidatos.
Fomos reeleito Deputado Estadual para um mandato de mais quatro anos com uma votação expressiva, com quase 32 mil votos.
Desejo fazer, Deputado Afrânio, Líder da nossa Bancada, um agradecimento especial à militância do Partido, pois sem ela o PT não seria o Partido que é hoje, não teria a força que tem e conseguido a maior Bancada na Câmara Federal, e aqui em Santa Catarina não teria feito tudo que fez.
Estão, é um Partido que vem crescendo, gradativamente, nesses 22 anos. E a cada eleição, o número de votos aumenta, mais pessoas são eleitas e o seu quadro melhora. E tudo isso graças à militância do Partido dos Trabalhadores, que nos orgulha porque faz política com coração.
Nós não fazemos política com ódio e sim com o coração, Deputado Herneus de Nadal. E foi essa forma de fazer política, com sentimento, que levou a maioria do povo brasileiro a refletir e a dar um voto de confiança ao nosso Partido.
Por isso, não tenho nenhuma dúvida de que o dia 27 será consagrado na história política deste País como o mais importante, porque vai ser conduzido à Presidência da República um trabalhador, uma pessoa que já passou dificuldades na vida, que já andou de bicicleta, que quando ia para o trabalho levava marmita, que levantava de madrugada, que sabe o sofrimento do povo, e que se preparou, Deputado Gelson Sorgato, para ser Presidente. Essa pessoa chama-se Luiz Inácio Lula da Silva.
Imaginemos o orgulho que será para cada brasileiro na hora de digitar o 13 do Lula no dia 27, apertar a tecla confirma, Deputado Jaime Mantelli, e saber que estará votando numa pessoa igual a nós, que sabe o sofrimento do povo, que vive no dia-a-dia a realidade deste País, que percorreu este País de Norte a Sul, de Leste a Oeste, e que o conhece como ninguém, e que estará dando um novo rumo para este País, uma nova vida, uma nova esperança, um novo sonho.
É em nome dessa militância do nosso Partido que queremos aqui hoje fazer esse agradecimento.
Em Joinville houve uma dificuldade muito grande, pois tínhamos mais de 20 candidatos dentro do Município. Eu não imaginava que lá o PT teria tamanha votação. Quando começava a somar os números e a analisar quantos candidatos haviam, ficava difícil imaginar que elegeríamos dois Deputados lá. Joinville, a maior cidade do Estado, elegeu apenas três Deputados Estaduais.
Então tudo isso dá-nos a certeza de que estamos fazendo a coisa certa e de que estamos no caminho certo. E por isso que o nosso Brasil vai estar também no rumo certo, não tenho dúvidas nenhuma!
E a nossa posição, tirada na reunião de domingo, em Rio do Sul, não poderia ser outra, porque também queremos, de vez por todas, acabar com a oligarquia aqui em Santa Catarina.
Derrotamos metade dela, mas ainda tem uma parte que tenta se manter no poder. Mas se Deus quiser, com a fé e com a esperança que temos, iremos enterrar, de uma vez por todas, aquelas famílias que sempre mandaram neste Estado e que o levaram às piores condições de vida. E muitas questão são apontadas, lidas, revistas por muitos catarinenses, desde saneamento, de salários baixos, enfim tantas outras poderíamos estar apontado aqui hoje.
Mas não temos dúvida de que o nosso Partido, mais uma vez, está acertando na forma de fazer política e nas suas decisões.
O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Pois não!
O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Deputado Francisco de Assis, primeiramente quero cumprimentar V.Exa. pelo resultado positivo alcançado nas eleições, tanto o resultado pessoal de V.Exa., que o reconduziu aqui para a Assembléia Legislativa, como também aqueles números obtidos pelo seu Partido no pleito aqui do Estado e também em nível nacional.
Mas com a sua permissão, Deputado, gostaria de requerer à Presidência que retirasse dos Anais da Casa a expressão "negociata" proferida aqui pelo Deputado Reno Caramori. Aliás, o termo, o nervosismo e a ansiedade, tanto do Deputado quanto do candidato a Governador, representam o estado de ânimo do lado de lá, Deputado, principalmente depois que o Partido ao qual V.Exa. está filiado demonstrou, através de resolução, a vontade e a intenção de dar apoio ao nosso candidato Luiz Henrique da Silveira para que de fato o Estado de Santa Catarina tenha um Governador comprometido com a sua gente, com a sua região e com o futuro do seu povo, e não um Governador preocupado unicamente com o passado, sem apresentar projeto e proposta, e trabalhando com ranço, com raiva, com demagogia. E isso tudo a população de Santa Catarina que ver superado.
Por isso, é importante que o Partido dos Trabalhadores, ao qual nós também, de forma leal, firme e determinada, estamos emprestando o apoio, como V.Exas. têm feito, sem pedir nada em troca... Nós também, do PMDB, estamos apoiando o seu candidato Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, porque acreditamos em mudanças no nosso País.
Por esse motivo, Deputado, estamos nessa direção. E com a sua permissão, então, gostaríamos de requerer a retirada desse termo, que não é oportuno, adequado e que não deveria ser proferido, da forma como foi, aqui pelo nobre e ilustre colega, Deputado Reno Caramori.
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Muito obrigado, Deputado Herneus de Nadal.
Para encerrar o meu pronunciamento, gostaria de dizer que nos dias de hoje, Deputado Herneus de Nadal, a população quer ouvir de cada candidato propostas, coisas positivas e não apenas intrigas.
Ontem fiquei assistindo ao debate dos dois candidatos ao Governo e confesso que tive uma decepção de ambas as partes, pois não foi um debate de bom nível, Deputado Moacir Sopelsa. Acho que os catarinenses esperam muito mais dos dois postulantes ao Governo de Santa Catarina.
E daí lamentamos que o José Fritsch, o nosso candidato, Companheira Ideli Salvatti, não tenha chegado ao segundo turno, porque essa era a nossa vontade, esse era o sentimento do povo de Santa Catarina. E o José Fritsch só não está no segundo turno porque algumas pessoas não acreditaram nisso, e faltaram um pouco mais de 2% dos votos. As pesquisas, principalmente, davam uma diferença muito grande.
Acredito que a campanha, quando é feita com o coração, com amor, com propostas, com aquilo que as pessoas esperam dos políticos, sempre é vitoriosa. Os demais candidatos, de forma ultrapassada, continuam apenas criticando os seus adversários, e o resultado das urnas está provando que esse tipo de político não serve mais para os dias de hoje. E isso tudo está acontecendo graças à população, que está tendo essa percepção de ver que alguns candidatos não servem mais para estar na política brasileira.
É por isso que no dia 27 teremos um trabalhador, pela primeira vez, na Presidência da República, se Deus quiser, o Luiz Inácio Lula da Silva, que vai honrar o povo brasileiro. E teremos, com certeza, uma vida mais digna neste País!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)