15ª Sessão Extraordinária - 04/10/2003
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, vimos à tribuna hoje para falar do lançamento, ontem, aqui nesta Casa, do livro do pediatra Dr. Cecin: Mamãe, da Gravidez à Amamentação.
Nós tivemos aqui nesta Casa, ontem à noite, às 19h, um evento de alto nível, porque as pessoas puderam constatar a competência do tio Cecin, como ele é conhecido, bem como a sua dedicação, o amor com que ele trata as crianças e a consideração que ele tem pelas famílias.
Então, aqui nós tivemos o agradecimento ao tio Cecin e esta Deputada pode propor o lançamento do livro de sua autoria.
Eu queria deixar registradas algumas mensagens que constam do livro do tio Cecin:
(Passa a ler)
"Se a criança vive com críticas, ela aprende a condenar;
Se a criança vive com hostilidade, ela aprende a agredir;
Se a criança vive com zombarias, ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive com tolerância, ela aprende a ser paciente;
Se a criança vive com incentivo, ela aprende a ser confiante;
Se a criança vive com elogios, ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com rentidão, ela aprende a ser justa;
Se a criança vive com segurança, ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade, ela aprende a encontrar amor no mundo."
Então, nós ficamos honradas em poder fazer o lançamento dessa maravilhosa obra de arte do tio Cecin.
Um outro tema me traz à tribuna, como Parlamentar e também como Presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais desta Casa. Recebi inúmeros telefonemas de diversos segmentos da sociedade, de donos de lanchonetes, de donos de restaurantes, de donas-de-casa, e na qualidade de Presidente dessa Comissão eu não poderia me omitir e deixar passar em branco o trágico incidente que deixou a nossa Ilha maravilhosa às escuras.
Muitas pessoas aposentadas, que ganham seus míseros salários, fizeram suas compras de final de mês, encheram suas geladeiras e tiveram que jogar toda aquela comida for. Portanto, eu não poderia me omitir.
Nós tínhamos uma audiência pública marcada para o dia 24 do corrente, na qual estaríamos discutindo sobre o Estatuto do Idoso. Mas, tendo em vista esse incidente, seria uma audiência pública de emergência.
Nós resolvemos substituir e abrir espaço para que as donas-de-casa; o comitê da Associação das Donas-de-Casa, que já está formado; o Instituto de Defesa do Consumidor, a Aneel, o representante da Celesc, da Casan, do Ministério Público e os donos de restaurantes possam desabafar. Assim, vamos ter como ouvi-los e encontrarmos soluções para repararmos os danos e os prejuízos pelos quais essas pessoas passaram.
Nós sabemos que o Governador não pode arcar com essa bomba que estourou em seu Governo. Ele está há apenas 10 meses dirigindo o nosso Estado e não podemos culpá-lo. Ele trabalhou bastante, nós sabemos, para encontrar soluções a este problema.
Não temos culpados, Srs. Deputados. Não podemos acusar ninguém, porque sempre que acontece uma coisa, alguém quer achar um culpado. Sempre um acusa o outro.
Foi o que aconteceu com a Eva, Srs. Deputados. Quando a Eva foi tentada, ela comeu a maçã e depois foi levar um pedacinho dela para o Adão. E quando estourou a bomba na mão do Adão, ele culpou a Eva. Ela que foi culpada, porque foi ela que levou a maçã para ele comer.
Então, não temos culpados. Foi um incidente que aconteceu, uma terrível tragédia que assolou a nossa Ilha. Eu também resido aqui e não tinha água e luz na minha casa. Foi terrível esta situação, mas nós não podemos culpar ninguém.
Eu não pude me omitir desta audiência pública, pois sou Presidenta desta Comissão. E nós vamos ouvir as pessoas, porque esta Casa, que é a Casa do povo, e a nossa Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, a antiga Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, vão ter de ouvir as duas partes.
Então, Srs. Deputados, não adianta ficarmos culpando um, culpando outro, culpando a Prefeita. A Prefeita não tem culpa! "Ah, aconteceu porque a Prefeita é culpada". A Prefeita não é culpada!
As pessoas estavam trabalhando, todo mundo sabe. Nós, seres humanos, somos inteligentes e sabemos muito bem raciocinar. Nós temos o cérebro. De todos os animais, o ser humano é inteligente e sabe raciocinar.
Então, foi um incidente que aconteceu, uma terrível tragédia, que aquela ponte poderia explodir e todos os automóveis que transitavam por ali poderiam ter caído; poderiam ter acontecido coisas terríveis.
Mas aqueles trabalhadores, os projetistas, os engenheiros e o Corpo de Bombeiro trabalharam incansavelmente. Nós temos que olhar por este lado, Deputados!
Com toda aquela agitação, o tráfego impedido, todos ficamos nervosos, é claro! Mas agora querem achar culpados. Não existe culpados.
Claro que sofremos na pele toda essa tragédia. É terrível a escuridão, é terrível ficar no escuro, sem luz, tomando banho gelado, e assim por diante.
Mas eu diria, Srs. Deputados, que não existem culpados. Sabemos que isso é coisa antiga e não poderia estourar nas mãos da Prefeita e do Governador.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)