18ª Sessão Ordinária - 02/04/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, povo de Santa Catarina, povo da Região Serrana, quero ocupar este espaço, hoje, a fim de convidar todo o Estado de Santa Catarina para conhecer a região de São Joaquim.
A região de São Joaquim está, no momento, fazendo a festa da maçã. E a festa da mação não quer dizer uma festa, apenas uma festa, uma comemoração. Não uma festa, mas sim uma comemoração, por ser São Joaquim a terceira cidade que mais exporta frutas no País.
A 12ª Festa Nacional da Maçã, que acontecerá em 25 de abril em São Joaquim, é uma festa do Município localizado na serra catarinense. É o terceiro produtor brasileiro e o segundo maior do Estado de Santa Catarina, contando com aproximadamente 705 pequenos produtores, que produzem ou que exportam 65 mil toneladas de maçã, numa produção de 100 mil toneladas.
Então, é relevante que se faça esta colocação, salientando a importância dessa festa, dessa comemoração pelos 705 pequenos produtores, pois São Joaquim, como já disse, exporta 65 mil toneladas e produz 100 mil toneladas de maçã. E a maçã Fugi, produzida na região de São Joaquim, que é a sua especialidade, é considerada a melhor maçã do mundo. E esta mesma maçã é produzida em outra região, mas na região de São Joaquim é considerada a de melhor qualidade do mundo.
A produção ocupa uma área de aproximadamente 4.344 hectares. A safra estimada para este ano é de 100 mil toneladas de maçã, movimentando, anualmente, cerca de R$60 milhões para a economia do nosso Estado, do nosso País e do Município de toda a serra catarinense, gerando em torno de cinco mil empregos diretos.
Hoje, na região de São Joaquim, a maçã é responsável por 80% do faturamento da região. Diante de todos esses dados positivos, enfatizamos a grande importância econômica e turística da produção da maçã em toda a serra catarinense.
Desta forma, convidamos os Srs. Deputados, com assento nesta Casa, para que participem hoje à tarde deste momento importante para a serra catarinense, ou seja, o lançamento da Festa da Maçã.
Repito, não é uma festa, mas uma comemoração para 705 mini produtores rurais que produzem esta maçã, gerando cerca de R$60 milhões de faturamento para toda a região.
Então, convido a todos os Srs. Deputados para que participem, como também o povo de Santa Catarina, e prestigiem esta festa e, ao mesmo tempo, conhecerem a serra catarinense, para verificar in loco a beleza, o sabor da maçã de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!
O Sr. Deputado Valmir Comin - Deputado, eu gostaria de parabenizá-lo pelo seu pronunciamento e me incorporar ao seu discurso.
Esta é a verdadeira situação do Planalto Serrano catarinense, e realmente há perspectiva de grandes potencialidades. O que precisa, na verdade, são mecanismos, diretrizes básicas de governo que venham fomentar as iniciativas para desencadear ações, agregações de valores e oportunidade de renda àqueles que lá residem. E se está desenvolvendo, agora, o plantio da uva. Vários empresários estão investindo naquela região, com perspectivas de colher uvas e um vinho de excelente qualidade.
Então, quero parabenizar V.Exa. e dizer mais, que essa região, para poder realmente se desenvolver, há necessidade, dentro desse programa do Prodetur, da inclusão do traçado do caminho das neves, que integra a parte do Rio Grande do Sul, o Planalto Serrano catarinense, indo a São Joaquim e ao Aparados da Serra, interligando a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e, depois, a encosta da Transpolenteira ou a rota dos imigrantes, por baixo da encosta da serra, integrando até a Barragem do Rio São Bento.
É a indústria do futuro. O turismo é a indústria do futuro, ou seja, a indústria sem chaminé.
Por isso, quero parabenizar a V.Exa.
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Eu queria agradecer a V.Exa. pelo aparte e dizer que o nobre Colega colocou muito bem sobre a necessidade de investimento na Região Serrana, haja vista que ela possui uma das mais belas paisagens do relevo catarinense, onde se tem canyons, planícies maravilhosas, uma vegetação e, diga-se de passagem, o mais alto índice de preservação da natureza.
Então, quem vai conhecer a Região Serrana vê a potencialidade turística, a potencialidade da fruticultura, como o Deputado falou, agora, plantando-se uva e maçã em toda região, que no momento de hoje homenageamos pelo seu lançamento na Festa da Maçã, essa maravilha que é a maçã brasileira, que há mais ou menos 20 anos não tínhamos, e hoje só na Região Serrana conseguimos produzir cerca de 100 mil toneladas de maçã.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Cumprimento V.Exa. por trazer o assunto de São Joaquim.
Em breve nós estaremos prestigiando o lançamento da Festa Nacional da Maçã, mas na linha que V.Exa. colocou, das potencialidades, dos valores que temos. E eu queria aduzir ao seu pronunciamento que temos ainda a Coxilha Rica, uma região do Estado onde ainda se pode tomar água dos riachos, dos rios. Nós podemos pegar uma canequinha e tomar água, que é poluição zero.
Essa região é, com certeza, a região mais linda e que tem preservação ambiental, não cem por cento, mais próximo disso. Coxilha Rica é uma região belíssima, com dificuldade para se chegar lá em função das estradas, mas tem uma potencialidade, principalmente, na preservação do meio ambiente, com água em abundância e com água, ainda, como disse há pouco, que pode ser tomada tranqüilamente. Está localizada onde nasce o Rio Pelotas, o Pelotinhas, mas ainda está num Estado em que, quando se fala do problema da água, do momento e do futuro, nós nos orgulhamos muito. E isso nos dá também a preocupação e a responsabilidade para que não levemos àquela região o investimento pelo investimento.
Nós temos que promover o desenvolvimento naquela região, mas preservando esta que de fato é uma grande riqueza que ainda temos.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Obrigado a V.Exa. pelo aparte.
Realmente a Coxilha Rica e toda a Região Serrana são exemplos para a Agenda 21. E que possa ser traçado, que possam ser verificadas a conservação da natureza, dos rios, do solo, de toda a natureza, e tem demonstrado isso através do turismo rural.
Pode-se ir até Bom Retiro e ver a natureza estampada, a verdadeira natureza, não a natureza reconstruída, mas a natureza viva, na sua mais verdadeira concepção de natureza, natural, sem agressão ao meio ambiente.
Tínhamos muito pouco, hoje não temos mais nada.
Mas queria convidar a todos para irem até a Região Serrana e dizer que ela precisa ser conhecida primeiramente pela sua beleza, capacidade e potencialidade, para que todo o povo de Santa Catarina possa conhecer o que é aquela região. Coxilha Rica é uma região maravilhosa, totalmente preservada, uma região não explorada, início de toda a colonização de Lages e também de Santa Catarina.
Eu queria, em segundo lugar, parabenizar o Deputado João Rodrigues pelo trabalho de hoje da Comissão de Segurança Pública, da qual fazem parte os Deputados Dionei Walter da Silva, Antônio Carlos Vieira e Wilson Vieira. Esta Comissão de Segurança Pública realmente é importante.
Eu dizia, hoje, na reunião da Comissão, que é a mais importante nesta Casa, não querendo menosprezar as outras, que hoje o problema maior do País e do nosso Estado chama-se Segurança Pública. E eu também parabenizei o trabalho que está sendo desenvolvido até agora pelo Secretário João Henrique Blasi, que tem trabalhado de forma incansável e maravilhosa, participando das atividades da segurança pública, indo no local dos focos dos problemas de criminalidade.
Ficamos estarrecidos pela alta criminalidade do Estado e quero levar ao conhecimento de toda a população que existe na Assembléia Legislativa uma Comissão permanente tratando desta questão da Segurança Pública, da qual faço parte.
Gostaria de enaltecer e dizer que, no meu entendimento, a Comissão de Segurança Pública deve ser atuante não só no momento das reuniões, mas que nós, Parlamentares, que fazemos parte dela, estejamos ligados, diuturnamente, para que possamos cobrar das autoridades responsáveis pela segurança, cobrar dos Estados, da Polícia Militar e Civil, que verdadeiramente possam valer tudo o que queremos, ou seja, segurança para o povo de Santa Catarina.
Não podemos permitir que o povo fique aí à mercê da sorte. Todos nós, um tempo atrás, tínhamos alguém que era vulnerável à insegurança, hoje, estamos todos nós vulneráveis à insegurança.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)