Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

29ª Sessão Ordinária - 30/04/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, neste momento, em nome da região Serrana, gostaria de convidar os Deputados para, se tiveram a oportunidade, irem à Festa da Maçã, que estará acontecendo até domingo.

Quero aqui, em nome da região Serrana e da cidade de São Joaquim, agradecer a Deputada Ana Paula Lima, que esteve presente na festa, juntamente com a sua família, dando um apoio para todos os produtores rurais da cidade de São Joaquim e região.

Gostaria de dizer que a Festa da Maçã é uma comemoração pelas 100 mil toneladas de produção de maçã. Deputada Odete de Jesus, essas 100 mil toneladas são colhidas em torno de 800 produtores rurais, e essa coleta é feita uma vez por ano.

Então, também não concordo com o trabalho infantil, mas há uma corrida para a colheita da maçã no tempo hábil, e são utilizadas as famílias e as crianças. E é uma coleta/ano.

Realmente, as crianças devem estar nos bancos escolares. Levarei essa preocupação à cidade de São Joaquim, tendo em vista essa sua colocação magnífica, Deputada. Que seja colocado em primeiro lugar que as crianças fiquem nos bancos escolares.

Não estou justificando um ato que é injustificável, mas explicando a corrida para a colheita da maçã, haja vista que é uma colheita/ano, e que são familiares que plantam; são 800 produtores que plantam a maçã e que vão colhê-la para colocar nas suas câmaras frigoríficas para mantê-la.

A Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

A Sra. Deputada Odete de Jesus - Nobre Colega, quero parabenizá-lo pelo tema e fazer uma sugestão.

Sei que a Festa da Maçã é uma festa muito linda - também recebi convite e vou participar. Mas a minha proposta é que seja aproveitado o trabalho de pessoas adultas e que não seja mais aproveitado o braço infantil!

Muito obrigada!

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - O segundo assunto que quero abordar aqui é o seguinte:

(Passa a ler)

"A tragédia do trânsito no Brasil

O trânsito no Brasil provoca uma morte a cada 10 minutos; 92% dos acidentes ocorrem por falha humana, e a maior parte é provocada por irresponsabilidade, excesso de velocidade e álcool. O álcool é responsável por 92% dos acidentes de trânsito do nosso País.

Os traumas de trânsito representam a maior despesa dos hospitais do SUS do nosso País; 65% dos leitos hospitalares de emergência são ocupados por vítimas de trânsito."

Srs. Deputados, temos assistido, diuturnamente, nos bares, à noite, as farras, as bebedeiras. E existem leis para isso. Por exemplo, existe uma lei federal que permite que os bares funcionem até somente as 22h. Muitas cidades do País colocaram essa lei em prática e reduziram drasticamente os acidentes de trânsito.

Isso é preocupante e faremos alguma coisa para que possamos, aqui no Estado de Santa Catarina, fazer com que essa lei seja colocada em prática para evitar ou diminuir as mortes no trânsito.

Então, gostaríamos de dizer da nossa preocupação com relação à tragédia no trânsito no Brasil. A cada 10 minutos, morre uma pessoa no trânsito 92% dos acidentes são provocados pelo álcool, Deputado Joares Ponticelli.

Os traumas de trânsito representam o gasto maior dos hospitais do SUS e 65% dos leitos são usados por pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)