Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

11ª Sessão Ordinária - 11/03/2004

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, desejo de cumprimentar o Deputado Manoel Mota pelo esforço que vem fazendo em prol da duplicação da BR-101, trecho Sul. O Deputado Manoel Mota tem trabalhado - e não só ele, como também tantos outros Parlamentares -, de maneira muito direta, em relação à duplicação da BR-101. E agora, inclusive, foi feita uma passeata composta por Parlamentares de Municípios próximos à BR-101.

Ontem, lendo um jornal do Paraná, eu me deparei com o caso de uma vítima da BR-101, na Serra, na "curva da santa". Talvez V.Exas. não conheçam esse trecho, mas é uma curva muito conhecida pelos acidentes que têm acontecido no local. A imprensa sabe, as autoridades sabem, o tempo passa e ninguém toma uma providência.

Estava vendo o caso da Sra. Ângela Lilian da Silva, fonoaudióloga, de 27 anos de idade, que sobreviveu a um acidente naquela maldita curva e que hoje está semiparalítica. Fora o dela, tantos outros acidentes aconteceram ali, mas até agora isso não sensibilizou qualquer autoridade para que pudesse realmente, de maneira efetiva, fazer alguma coisa. São esses fatos que muitas vezes levam a população a desacreditar nas autoridades constituídas.

Quero me reportar aqui também a um fato que está ocorrendo no Bairro Itinga, no meu Município. Recebi uma manifestação de empresários, de líderes comunitários e de presidentes de associações de moradores, solicitando que eu interferisse junto ao Governo do Estado para que fosse revertida a situação de uma rodovia estadual que está entrando no coração de Joinville, que está entrando no perímetro urbano daquele Município, causando sérios problemas a trabalhadores e a comerciantes, que são multados de maneira severa por policiais rodoviários estaduais que ficam fiscalizando a rodovia já dentro do perímetro urbano, em frente a estabelecimentos comerciais.

Para minha surpresa, recebi um manifesto da população daquele bairro, através do Major Comandante da Polícia Rodoviária Estadual, Sr. Paulo Moukarzel, pedindo a permanência dos Policiais Rodoviários Estaduais naquele trecho.

Fico aqui a me perguntar: recebo uma manifestação de comerciantes, de líderes comunitários, de representantes dos mais expressivos segmentos daquela localidade pedindo que nós possamos reverter a situação da rodovia estadual para uma rua municipal, para que a população possa ter sossego, e de repente recebo um abaixo-assinado, um manifesto, dizendo exatamente o contrário. Segundo o que está escrito aqui, o manifesto da população pede a permanência da Polícia Rodoviária Estadual naquela localidade.

Então, o que é que faz um representante do povo numa situação dessas, se de um lado comerciantes e representantes de inúmeros segmentos pedem a exclusão da rodovia e de outro a população pede a permanência da rodovia? Que faço eu, como representante da comunidade?

Na verdade, temos que fazer uma enquete - e vou fazer isso - para sentir realmente da população se é isso o que ela quer. Mas que isso deixa o representante do povo numa situação...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)