Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

10ª Sessão Ordinária - 10/03/2004

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - SR. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero parabenizar o Deputado Manoel Mota, pela sua bravura, pela sua preocupação, em defesa da duplicação da BR 101, eis que realmente é um sofrimento, principalmente para nós que vivemos o dia-a-dia neste trecho não duplicado. Sabemos do sofrimento do nosso povo, especialmente o do Sul de Santa Catarina.

Inscrevi-me para usar este espaço até para justificar e lamentar algumas colocações feitas pelo Deputado Joares Ponticelli, em relação à minha pessoa.

Eu quero dizer ao Deputado que me considero uma pessoa de bem. Fui Vereador, graças a Deus, com a minha simplicidade. Vim da roça, meus pais são de família humilde, sem ligação política nenhuma, consegui, sem fazer campanha, pois na época me botaram para encher lingüiça, para ser mais um cabo eleitoral. E acabei sendo o Vereador mais bem votado do PMDB na época.

Graças a Deus, com o trabalho voluntário, depois como Vereador, cheguei a ser Prefeito da cidade de Tubarão, eis que nunca me passara pela cabeça me envolver na política. O povo de Tubarão, graças a Deus, fez-me Prefeito com quase 10 mil votos de diferença do segundo colocado, com o trabalho que sempre fiz, honesto, dedicado, sempre me esforçando da melhor forma possível, acordando de madrugada, dormindo praticamente de madrugada.

Depois, como nada acontece por acaso, tenho certeza e o povo de Tubarão tem demonstrado isso, quatro anos, seis anos depois, em apenas 58 dias de campanha, quando eu dizia sempre na imprensa que eu não era candidato, que eu já tinha dado a minha contribuição como Vereador, como Prefeito, que já tinha feito a minha parte na comunidade, a minha cidade me deu quase 18 mil votos, no dia três de outubro no ano de 2002. A Amurel me completou para que eu tivesse essa vitória.

Sou uma pessoa que gosto de agregar, que gosto de todo mundo, nunca fui de me promover pisando em cima de ninguém.

Quando eu fui Vereador, o Prefeito era da Oposição, inclusive do Partido do Deputado Joares Ponticelli, e nunca me deu bom-dia, nunca me deu boa-tarde. Eu fazia o meu trabalho como Vereador, e quando a imprensa me entrevistava, sempre disse que o Sr. Prefeito me ajudava, que na medida do possível o Prefeito me atendia nas dificuldades da Prefeitura.

Graças a Deus, aqui estou prestando contas para a minha querida Santa Catarina, especialmente para a minha querida cidade de Tubarão e para a nossa querida Amurel, que represento.

Às vezes, até penso que o Deputado Joares Ponticelli tem inveja das coisas que acontecem na região, que ele tem ciúmes das coisas que a gente faz.

Deputado, eu faço isso com amor, faço isso porque gosto; se atendo todos os Prefeitos com igualdade, é porque o nosso Governador Luiz Henrique nos deu a orientação. Eu fui Prefeito no seu Governo, Deputado Antônio Carlos Vieira, só faltaram me proibir de entrar em Florianópolis, mas jamais eu fui à tribuna da Câmara de Vereadores ou à imprensa falar mal do Governador Amin, porque eu o respeitava como Governador. Se ele foi eleito pelo povo de Santa Catarina, tínhamos que aceitar, porque foi o povo que decidiu.

O Deputado Joares Ponticelli praticamente todos os dias tenta me atacar, denegrir a minha imagem, difamar-me.

Por Deus do Céu que neste coração não tem maldade, só procuro fazer o bem para a nossa sociedade. E graças a Deus tenho feito isso muito bem, atendendo todos os Prefeitos, independentemente de cor partidária.

Fico feliz quando as coisas boas acontecem nos Municípios, porque isso é uma demonstração de que a nossa população está ganhando. Nunca fui de me promover humilhando e pisando nas pessoas.

Lamento essa atitude do Deputado Jaores Ponticelli, que tem feito isso com freqüência, principalmente com relação à minha pessoa. Quero dizer que neste coração não existe maldade e convido mais uma vez V.Exa. para fazer parte das boas ações que o Município de Tubarão e a Amurel têm conquistado no Governo Luiz Henrique da Silveira. Vamos trabalhar juntos, para que a nossa cidade tenha uma qualidade de vida melhor.

Gostaria que a população refletisse um pouco sobre o que vou dizer. É muito difícil levar as coisas para a região e ter uma outra pessoa tentando fazer algo para que a coisa não aconteça. Nós temos que ser parceiros, porque foi para isso que fomos eleitos. Às vezes, fico sentado na minha cadeira observando as bobagens que saem da boca de tantos Parlamentares e fico pensando como é que o eleitor fica analisando esse tipo de coisa.

Temos que estar sintonizados, temos que estar juntos, ajudar o Governador Luiz Henrique da Silveira a governar Santa Catarina, ajudar o Pinho Moreira, os Secretários, o Presidente da República, o Lula, porque foi o povo brasileiro que os elegeu.E em Santa Catarina não foi diferente, na nossa Amurel não foi diferente, nós também não fomos diferentes. Então, não sei por que, Deputado Joares Ponticelli, tanta raiva neste coração, por que tanta mágoa, por que tanto ódio nesta vida. Isso atrapalha a sua vida e atrapalha a vida dos catarinenses. Fica muito difícil para nós, Deputados, que queremos fazer o melhor pelo povo da nossa região. Peço a V.Exa. que ajude a governar Santa Catarina, a nossa cidade e a nossa Amurel. É isso que o povo precisa.

V.Exa. não é de Tubarão, está lá de passagem, mas deixe pelo menos aqueles que querem ajudar trabalhar. Faço um apelo para que V.Exa. se junte a nós. Vamos ajudar a administrar Santa Catarina, vamos dar esse voto de apoio ao Governador, assim como nós estamos dando ao Presidente da República. E pode ter certeza de que o Lula está fazendo o que pode.

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Quero parabenizá-lo pelo pronunciamento e fazer um depoimento em favor de V.Exa. do microfone de apartes desta Casa.

Mesmo perdendo a eleição para o Prefeito de Tubarão, Sr. Carlos José Stüpp, V.Exa. foi um dos defensores para que o Governo do Estado liberasse, através do Badesc, um valor muito grande, significativo, para que a cidade pudesse receber pavimentação.

V.Exa. poderia ter sido mesquinho, mas mesmo perdendo as eleições pediu que levasse dinheiro para a cidade. V.Exa. deu um gesto de grandeza, de altivez e de amor à cidade de Tubarão. O Governo do PMDB, o Governo de Luiz Henrique da Silveira, está ajudando Tubarão.

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Genésio Goulart, existe um provérbio que diz que ninguém atira pedras em árvores que não dão frutos! E V.Exa. é uma árvore que está dando frutos aqui, na Assembléia Legislativa, pelo seu trabalho, que eu tenho acompanhado, representando muito bem Tubarão e toda a região Sul. Com certeza, estão preocupadíssimos com a sua performance, com a sua possibilidade de se eleger. Eu tenho certeza de que V.Exa., se concorrer à Prefeitura, será o novo Prefeito de Tubarão.

Siga em frente, Deputado Genésio Goulart, porque V.Exa. está dando muitos frutos para Santa Catarina e, principalmente, para Tubarão e para a região Sul do Estado.

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)