Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

6ª Sessão Ordinária - 02/03/2004

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Gostaria de fazer meu pronunciamento no horário reservado aos Partidos Políticos, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Deputado Onofre Santo Agostini) - Sr. Deputado, provavelmente não teremos o horário destinado aos Partidos Políticos, se for realizada a reunião dos Srs. Líderes.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, eu não poderia deixar de cumprimentar o Deputado Pedro Baldissera, que assume a Liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores e cumprimentar também o Deputado Afrânio Boppré, que deixa a Liderança. Nós já trabalhamos juntos há um bom tempo, sabemos da sua postura firme nos debates nesta Casa, mas sempre dentro da ética.

Desejo ao Deputado Pedro Baldissera que continue realizando um bom trabalho na Liderança do Partido dos Trabalhadores, que é um Partido importante nesta Casa, um Partido que tem sob a sua responsabilidade o comando da Nação brasileira, um Partido que se consolidou ao longo dos anos e isto não acontece por acaso, isto acontece com trabalho, com luta, com dedicação e por reconhecimento.

Mas gostaria de iniciar, Deputado Pedro Baldissera, questionando o Partido de V.Exa. Nos últimos dias eu ouvi que o Governo do PT reuniu a sua equipe de apoio para falar de uma agenda positiva. E pensei: agenda positiva depois de um ano e meio, depois das denúncias que estamos presenciando em relação ao Governo, dos favores que ele estava fazendo a "algumas corporações", entre aspas, criminosas no País? Depois disso vem falar em agenda positiva?

E aí eu lembrei de uma coisa, eu lembrei que na metade do ano passado a grande imprensa nacional foi reunida para ouvir sobre o espetáculo do crescimento. O PT prometia, através de seu Presidente da República: "A partir de agora nós vamos começar a viver o espetáculo do crescimento!".

Eu quero avocar a voz do povo neste momento. Não quero falar como o Deputado Nelson Goetten, que gosta muito do trabalho que fazem os Companheiros do PT nesta Casa, mas quero falar pelo povo que está angustiado, do que significa para nós este momento. E quando se fala em agenda positiva eu fico imaginando como fica constrangido o PT quando recebe os homens do FMI, o Sr. Palocci, o Presidente Lula, e recebe uma série de elogios.

Eu fico imaginando que constrangimento vive o PT neste momento! Principalmente aquele PT que debatia tanto a influência e a intervenção do FMI nas políticas governamentais!

Isso me impressiona muito! Também impressiona muito o povo, a quantidade de elogios que está recebendo o Governo do PT de parte dos banqueiros, que nunca, Deputado Genésio Goulart, ganharam tanto dinheiro na história do País como estão ganhando no Governo do PT!

E aí eu volto um pouco no tempo e lembro dos discursos (é claro que aqueles discursos não eram verdadeiros; é claro que não tinham, de fato, compromisso com a verdade) dos petistas acerca dos banqueiros que praticavam juros altos, que faziam muito mal à Nação. Eles diziam que os altos juros eram um entrave muito grande para o desenvolvimento do País e para a geração de emprego e que só um Governo que vinha da ditadura (como era o Governo que nós apoiávamos) é que podia manter aquelas benesses para o sistema financeiro!

Agora a sociedade vê o Governo do PT receber tantos elogios do sistema financeiro que acha que o Governo está cumprindo muito bem o seu papel na questão das finanças públicas, sistema financeiro este que especulou, que vai continuar especulando e que já sugou tudo deste País e do povo brasileiro. A verdade é que os banqueiros elogiam o Governo do PT, porque está agindo muito bem nessa área e assim estão ganhando dinheiro como nunca!

Sr. Presidente e Srs. Deputados, até as lojas de grife estão contentes e felizes com o PT, porque de um humilde guarda-roupa, toda a equipe passou a usar roupas luxuosas. Isso tudo vem contra aquilo que eles pregavam antes no PT!

Nós vimos também os elogios da equipe que veio decorar a aeronave nova, que custou R$ 160 milhões, dinheiro do povo brasileiro! Mas o Governo fez cortes até no dinheiro destinado a atender a criança, até no dinheiro da saúde, até no dinheiro da recuperação da malha viária a fim de comprar uma aeronave nova! A equipe que está decorando diz que o avião é uma beleza!

Surpreende-nos agora o time que saiu em defesa do Governo na questão da denúncia de propina do jogo: o time do José Sarney, o time do Antônio Carlos Magalhães, o time do Delfim Neto e do Paulo Maluf, o time dos ex-coloridos!

É isso que me surpreende! E eu estou aqui só emprestando a tribuna à voz do povo, que questiona o PT acerca de tudo isso! São esses que citei os experientes defensores do Governo contra a instalação da CPI, até porque eles têm de fato um know how, uma vez que sempre exerceram muito bem esse papel! Mas até ontem quem escutava os Deputados do PT falar desta tribuna, ouvia-os dizer que essas pessoas, essas lideranças eram responsáveis pelo mal enorme que havia sido feito à Nação brasileira!

Agora vamos ver o que diz o povo; o que o povo está criticando! O povo está criticando os altos juros que nos está levando à perda violenta do poder aquisitivo; o povo está criticando, hoje, os juros altos, porque isso está levando o País à estagnação. Com a estagnação da economia não são gerados empregos! E o cidadão precisa de emprego para poder sustentar a família.

E agora houve mais um ato de violência, de irresponsabilidade do Governo! Simplesmente em função da corrupção surgida dentro do seu Governo o PT acaba com mais de 350 mil empregos do dia para a noite! Ora, é lógico que se havia coisas erradas neste sistema, deviam ser tomadas providências. Mas você primeiro tem que pensar em 350 mil pais de família que vão ficar na rua!

É verdade que a forma de atuar do segmento precisa ser revista. Mas temos que respeitar também os pais de família e dar-lhes um tempo de conseguir uma colocação em outra atividade. Na verdade estão jogando na vala comum o cidadão que até ontem tinha uma atividade amparada em lei. Mas através de uma medida provisória simplesmente a atividade desaparece!

Agora, se me perguntarem se sou a favor do jogo, eu direi que sou contra! Principalmente contra essas máquinas caça-níqueis, que roubavam a população e deixavam famílias inteiras na estrada. Eu cansei de registrar fatos dessa natureza aqui nesta Casa! Mas nós estamos dentro de uma realidade que precisa ser encarada: ou você cria alternativa legal ou você deixa a marginalidade continuar mandando!

Mas o que diz o povo hoje? Critica a falta de um pedacinho de terra para morar porque o PT dizia que ia resolver o problema fundiário no País; o povo está criticando a falta de moradia porque precisa de uma casinha para morar; o povo precisa agasalhar os seus filhos, mas o cidadão está indo para a rua do emprego e não tem mais como pagar o aluguel!

O povo hoje está insatisfeito com os programas sociais do Governo que não conseguiram sair do papel. Fala-se do Programa Fome Zero e de repente aparece com uma aeronave das mais luxuosas do planeta?!

Essa é a palavra do povo! O povo está desesperado hoje vendo esse balcão de negócios em que o próprio PT está transformando este País! Essa é uma situação verdadeira! Estamos vendo que o PT engoliu o seu discurso.

Nós viemos aqui perguntar ao PT por que agora, ele que pregava tanto que um Governo tem que ser transparente, não aceita fazer uma CPI, e através dela debater e ir a fundo para ver essa indústria da propina que alimentava também o PT? No mínimo, se não deixa o PT pior, deixa-o igual aos outros Partidos porque mostra a sua verdadeira cara e mostra que o PT, para o povo brasileiro, é farinha do mesmo saco!

Esperávamos mais do PT. O povo esperava mais do PT. O povo queria mais do PT. Queria um posicionamento mais firme por parte desse Partido. Infelizmente, o que estamos vendo é um Governo que não tinha um plano para governar o País, um Governo frágil, medroso, acurralado e que não conseguiu enfrentar os problemas sociais deste País e, o que é pior, acovarda-se perante os banqueiros, perante aqueles que sempre levaram as benesses deste País, impostas ao povo brasileiro - o sistema financeiro - e perante a classe política porque tinha que tomar posição para que o balcão de negócios não continuasse prevalecendo. Essa a angústia do povo brasileiro!

Esse discurso não é meu, é emprestado. Trago-o à tribuna como representante do povo para cobrar dos petistas desta Casa uma ação mais forte, uma pressão ao Governo Federal para fazer com que o povo possa voltar a alimentar os sonhos e as esperanças, porque se continuar matando os sonhos e as esperanças das pessoas, perde-se tudo. Nós estamos vivendo um momento de muita tristeza e angústia, e isso tudo causado pelo discurso fácil do PT.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)