Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

20ª Sessão Ordinária - 12/04/2005

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, na verdade o dia de hoje estava reservado para o Deputado Francisco Küster, mas não poderia deixar de aproveitar esses minutos nesta tribuna para tecer alguns comentários sobre a questão do caldo da cana-de-açúcar.

No dia de ontem, em Joinville, fiz questão de levar toda a minha equipe de trabalho da Rede SC de Televisão - e, graças a Deus, orgulhosamente, ostentamos a liderança de audiência daquela região - e mais a minha jóia preciosa, a minha filha, para fazer uma matéria sobre a reativação da venda do caldo de cana em Joinville. E ao mesmo tempo, para provar publicamente que o caldo de cana não faz mais mal algum, tomamos caldo de cana.

Muitas pessoas que passavam pelo local, no centro da cidade de Joinville, ontem, na Rua do Príncipe, viram o Nilson Gonçalves com um copo na mão, tomando o caldo de cana, junto com sua filha e sua equipe de trabalho. E alguns disfarçadamente procuravam me avisar: "Não tome! Não faça isso!", nervosos, porque eu estaria tomando, quem sabe, um caldo envenenado, contaminado. Mas fizemos isso na verdade para provar que não existem mais problemas na questão do caldo de cana.

Nobres Pares, nessa região o caldo de cana é um meio de vida de centenas de famílias, que, com esse episódio, com essas notícias todas, acabaram passando por uma situação muito difícil, e ainda passam, porque, mesmo com a liberação, a maioria das pessoas tem receio e não toma. E o prejuízo é natural. Mas com esse ato no dia de ontem procurei provar que não há perigo algum tomar o caldo de cana não só em Joinville como também em toda a nossa região.

Foram baixadas algumas normas para que isso pudesse se concretizar, algumas normas básicas que até diria que são necessidades básicas de qualquer pessoa que manuseia alguma coisa para consumo: manter as mãos limpas, lavadas, os cabelos presos, colocar o líquido em copo descartável. E por incrível que pareça não me dei conta disso e fiz a matéria com copos de vidro, quando a instrução manda usar copo descartável.

Queremos com isso, inclusive com essa falação da tribuna, pedir aos Srs. Deputados que são representantes de outras regiões de Santa Catarina que levem às pessoas essa tranqüilidade, demonstrando, de corpo presente em um quiosque de caldo de cana, que estão tomando. Com isso estarão mostrando confiança nessas pessoas que vendem e sobrevivem do caldo de cana.

Podem ter certeza absoluta de que esse foi um problema localizado, mas que criou pânico na população até de fora do Estado de Santa Catarina. Estou fazendo um pronunciamento aqui, mas noto que existem pessoas me olhando com um ar um pouco estranho, como quem diz assim: "Ele teve coragem de tomar o caldo de cana!" Mas podem ficar tranqüilos todos aqueles que ainda demonstram uma certa incredulidade com relação a isso.

Deputado João Henrique Blasi, que é um grande representante de Florianópolis, vá no Koxixo, peça caldo de cana, em copo descartável, e tome sossegado. Deputado Antônio Aguiar, faça o mesmo em sua cidade, para mostrar para o povo que não tem mais problema.

O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Deputado Nilson Gonçalves, eu queria parabenizá-lo por sua atitude e dizer que o Estado de Santa Catarina inteiro está liberado para tomar o seu caldo-de-cana.

É importante dizer que houve um superdimensionamento, a mídia fez demais, não só em nível de Santa Catarina, mas em nível de Brasil. Superdimensionou o fato. Com isso houve prejuízo a centenas de pessoas, como relatou V.Exa.

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Obrigado, Deputado.

Srs. Deputados, quero aproveitar o tempo que me resta para me referir a um comentário que surgiu na imprensa, hoje, de que o Deputado Paulo Bauer está vindo para o PSDB, como também o Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Darci de Matos, do PFL. E pipocam pelos mais variados segmentos de comunicação notícias de que políticos estão vindo para o PSDB. Não só para o Norte e Nordeste do Estado, como para o Sul, o PSDB passou a ser um ícone para a política do Estado. Todo mundo tem vontade de se filiar ao PSDB.

Eu, ao mesmo tempo em que fico contente, também fico preocupado. Fico preocupado - a preocupação do PSDB é uma só - com a qualidade e não com a quantidade. Aliás, esta é a preocupação de qualquer Partido que tenha qualidade em suas fileiras e não quantidade. E isto está me preocupando porque nós teremos uma eleição no próximo ano e está havendo uma revoada não de tucanos, os tucanos estão no ninho, mas de outras aves tentando aportar no ninho tucano. Mas nós precisamos, em nossas fileiras, de homens voltados para a defesa do cidadão de Santa Catarina e com boas intenções, principalmente.

Isso eu tenho dito não só para os meus Pares, como também para as pessoas que me cercam: precisamos ter no Partido do PSDB homens e mulheres bem intencionados, e muitos daqueles que estão querendo vir para o Partido não sei se estão bem intencionados.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

(SEM REVISÃO DO ORADOR)