Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Mauro Mariani

2ª Sessão Extraordinária - 13/03/2003

O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna para fazer dois registros. O primeiro deles é referente ao Dia Internacional da Mulher, e gostaria de parabenizar todas elas pela passagem desse dia.

Também quero fazer um registro de um evento que participei lá no Município de Major Vieira, que o Deputado Onofre Santo Agostini conhece muito bem. E aproveito para parabenizar o Prefeito daquele Município, Orildo Antônio Severgnini, e a Vereadora Helena, que organizaram um dos maiores eventos do Estado de Santa Catarina, com certeza, reunindo 2.315 mulheres de todo o interior e de todo o Município de Major Vieira.

Se considerarmos que Major Vieira é um Município com pouco mais de 8 mil habitantes, é um grande número de mulheres presentes naquele evento, enaltecendo a força da mulher do Planalto Norte de Santa Catarina, da mulher agricultora, da mulher batalhadora, sofredora, que vê seu filho ter de sair lá do Planalto Norte, de Major Vieira, para procurar emprego em outros recantos do nosso Estado.

Portanto, meus parabéns a todas as mulheres de Major Vieira, especialmente à Vereadora Helena, e ao Prefeito Orildo Antônio Severgnini por esse evento.

O segundo assunto que me traz aqui é uma triste constatação. No Município de São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina, com quase 80 mil habitantes, responsável por 50% das exportações de móveis deste País, o 12º arrecadador de ICMS do nosso Estado, existe um bairro chamado Centenário. Nesse bairro, Deputado Genésio Goulart, existe a Escola de Educação Básica Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho, com 960 alunos.

No dia 7 de julho de 2002 essa escola foi vítima de um incêndio criminoso, obrigando quase 400 alunos serem transferidos para a Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa, distante um quilômetro da sede da escola.

Faço esse registro, somando a fala do nobre Deputado Paulo Eccel.

Acreditem os senhores que até hoje não foi tomada nenhuma providência para solucionar o problema daquela escola? Nem o projeto do conserto está pronto! São quase 400 alunos que não dispõem do seu local para estudar e têm que se deslocar mais de um quilômetro da sua sede.

Não vai aqui crítica a esse ou àquele governante, mas, sem dúvida nenhuma, esse fato nos faz pensar e também acreditar que o único caminho é, realmente, que se efetive a descentralização neste nosso Estado, pois se uma escola com essa importância, num Município extremamente importante como São Bento do Sul, não mereceu a atenção devida dos dirigentes da educação do nosso Estado, imaginem o que pode acontecer em outros recantos de nossa Santa Catarina?!

Entendo, Deputado Genésio Goulart, que se o poder de decisão estivesse em São Bento do Sul, próximo do povo, dos pais dos alunos, com certeza já teríamos encontrado uma solução.

Hoje, falei com o diretor da escola, que me disse que os pais ameaçam fazer movimentação, que a comunidade está revoltada e que nem o projeto está aprovado, não está pronto.

Srs. Deputados, quero dizer que quem me trouxe a esta Casa foram quase 45 mil catarinenses para defender o interesse do povo de Santa Catarina, para usar esta tribuna e o meu mandato com coerência, com fidelidade.

Fidelidade, sim, ao meu Partido, fidelidade, sim, ao meu Governador e, acima de tudo, fidelidade a essas pessoas que votaram no Deputado Mauro Mariani, e fidelidade a minha consciência, que não pode calar perante a uma situação como essa que estamos vivendo na minha região.

Peço, rogo, que os atuais dirigentes da Educação encontrem uma solução imediata, pois a comunidade de São Bento do Sul, do Bairro Centenário, os alunos da Escola Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho, quase mil alunos, não podem continuar estudando no meio dos escombros, do que restou daquela escola, e os outros 400 não podem ficar deslocados como estão.

O caminho é a descentralização. O dinheiro tem de estar perto do contribuinte, perto daquele que vai fiscalizar as ações.

Não tenho dúvidas que o nosso Governador é um homem inteligente e perspicaz, inclusive já percebeu isso, pois foi Prefeito por três vezes na sua cidade, e vários Deputados, que já foram Prefeito, sabem o quanto o Prefeito, no Município, resolve as coisas mais rapidamente, porque sofrem a pressão da sua comunidade.

Usei este espaço para fazer esse desabafo, e não poderia deixar de fazê-lo em nome de mais de 8 mil pessoas de São Bento do Sul, que confiaram neste Deputado, que me mandaram aqui para traduzir os sentimentos que eles têm naquele Município.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)