Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

68ª Sessão Ordinária - 11/09/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo hoje a tribuna para rebater algumas críticas debochadas do Deputado Líder da Oposição.

Isso me preocupa um pouco, Deputado Antônio Carlos Vieira, V.Exa. que tem pedido para que não entremos no campo pessoal, que não façamos críticas a qualquer outro Parlamentar para que o convívio na Assembléia seja respeitoso, num tom de amizade nos debates e nas idéias.

Agora, não posso ficar calado, Deputado, quando todo mundo sabe que eu era uma das pessoas que iria integrar a comitiva do Governador. Só que nunca me perguntaram se realmente a saída da comitiva partiu de mim ou se fui desconvidado por causa da gravidade dessa matéria do abono salarial e do reajuste, aqui na Assembléia Legislativa.

A partir do momento em que fui convidado para participar da comitiva oficial do Governo, o que muito me honra e muito me orgulha, representando os catarinenses fora do País para tentar trazer divisas, rendas para o nosso Estado, eu sempre condicionei a minha ida somente após a aprovação do projeto do abono e do reajuste.

Então, de minha parte, Srs. Deputados, não houve qualquer constrangimento no sentido de dizer que fui desconvidado, como tão sarcasticamente os Deputados da Oposição dizem, "que desfizeram a mala". Isso não é verdade.

Sempre condicionei a minha ida somente após a aprovação desse projeto, até porque, Deputada Ana Paula Lima, o meu senso de responsabilidade com o meu mandato é muito maior do que o meu senso de cara-de-pau, meu senso da demagogia, de meia dúzia de aplausos ou de vaias, querer ocupar o foco da luz na política, num momento tão difícil e tão sério. O meu senso de responsabilidade de não ir nessa viagem é muito maior que o senso da incoerência de alguns Deputados aqui desta Casa.

Então, não vejo por que essa ironia, esse sarcasmo, tentando, de uma forma até depreciativa e rasteira, causar constrangimento para nós, Deputados.

O caminho não é por aí! Não há necessidade disso! Eu fico muito mais preocupado, Deputados Paulo Eccel e Antônio Carlos Vieira, que como todos nós estamos preocupados com a violência e com a insegurança do momento em que vivemos, quando vejo uma declaração do Deputado Joares Ponticelli, no jornal A Notícia de hoje, que diz: "Eles não têm como virar o jogo, mas se querem ir para o confronto podemos até chutar de pico na canela".

Olhem quem incita à violência, dizendo que vai chutar a nossa canela. Todos nós sabemos que é em tom pejorativo de uma manifestação, mas quem lê pensa que estamos aqui nos chutando, que estamos aqui brigando e não debatendo.

Preocupa-me esse tipo de colocação destemperada, fora de propósito, quando S.Exa. dá a entender que o Governo quer patrolar. Quem quis patrolar ontem foram V.Exas., muito bem colocado aqui! Inclusive, quero me solidarizar com o Deputado Volnei Morastoni pela sua conduta firme, enérgica, portando-se como um Magistrado aqui na Casa!

Eu, como Deputado, sinto-me orgulhoso por ter dado o meu voto ao Deputado Volnei Morastoni para Presidente da Assembléia, Deputado Onofre Santo Agostini, vice-Presidente desta Casa. V.Exa. também conduziu esta Casa por dois anos e sabe das dificuldades que é conduzir uma sessão.

Ontem, presenciamos a conduta firme do Deputado Volnei Morastoni, como um Magistrado, e orgulhei-me disso porque votei em S.Exa. para Presidente desta Casa.

Quero aqui manifestar ao Deputado Volnei Morastoni a minha solidariedade e a minha gratidão por conduzir a sessão de maneira tão correta.

Realmente, Deputado Antônio Carlos Vieira, é uma coisa que preocupa quando somos atingidos pessoalmente. Queremos, cada vez mais, não tenha dúvida, elevar o debate nesta Casa, até porque sabemos que a matéria é muito séria, para ficar ridicularizando qualquer outro Parlamentar.

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Só quero falar sobre o assunto da viagem, porque não debocho de nenhum Colega, seja de um ou de outro Partido, absolutamente.

Li nos jornais uma informação dada pelo Líder do Governo a um Deputado que foi convidado a viajar junto com o Governador do Estado e a sua comitiva, é que a primeira parte da viagem seria particular e a viagem oficial se daria a partir de domingo.

Espero que, Deputado Eduardo Cherem, a partir dessa informação dada pelo Líder do Governo, Deputado Herneus de Nadal, ao Deputado Nilson Machado, para esse período da viagem, até domingo, não saia diária para nenhum componente da comitiva. É a única coisa que espero, em respeito a uma verdade dita por um Deputado a outro, de que o primeiro período da viagem seria particular.

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Deputado, alguns atos somente contarão com a presença do Governador, mas isso não impede de a comitiva ir a outras solenidades. Inclusive, para a palestra com o ex-Primeiro Ministro de Portugal, Mário Soares, só foi convidado o Governador! Creio que foi mais ou menos isso que o Deputado Herneus de Nadal queria dizer.

Era essa a minha manifestação, Srs. Deputados.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)