Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Antônio Ceron

74ª Sessão Ordinária - 25/09/2003

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sra. Deputada, quero fazer alguns comentários também, no horário do meu Partido, sobre as votações.

Mas antes de fazê-los trago um assunto que foi motivo de um pedido de informação encaminhado ao Governador do Estado, que deverá entrar na Ordem do dia de hoje, o qual diz o seguinte:

(Passa a ler)

"Sr. Presidente,

O Deputado que este subscreve, com amparo no art. 196 do Regimento Interno, requer, após deliberação do Plenário, que seja encaminhado pedido de informação ao excelentíssimo Sr. Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, levando-se em conta matéria veiculada no Correio Lageano do dia 23 do corrente, quando diz: ‘Lages poderá perder o laboratório do leite. Quatro anos de planejamento. Pelo menos R$500 mil já foram investidos. Mais um montante considerável a ser empregado a curto espaço de tempo, num projeto orçado em R$1.2 milhões. Profissionais investindo em especialização de doutorado e um projeto de causar inveja aos maiores centros de pesquisa do País. Tudo isso está sendo jogado fora. O anúncio do Secretário de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa de que o laboratório de Análise da Qualidade de Leite, que estava para ser implantado em Lages, mudará para Concórdia, caiu como uma bomba dentro do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (CAV).

1 - O encaminhamento do Secretário Moacir Sopelsa seria para que a Universidade do Contestado (UNC) absorvesse o projeto e disponibilizasse a estrutura do laboratório, porém, não possui nem curso de veterinária e muito menos a vocação na área de agropecuária, ao contrário do Município de Lages. O que justifica a transferência para o Município de Concórdia?"

É evidente, Deputados Onofre e Sérgio Godinho, que não tivemos a intenção de instalar também em outra região do Estado, no caso Concórdia, o laboratório do leite.

Recordo-me que no Governo passado o Secretário da Agricultura era de Concórdia, como também os Deputados Odacir Zonta e Moacir Sopelsa. E após um amplo debate, a nossa Udesc, por intermédio do Centro Agroveterinário de Lages, que dispõe inclusive de uma parte de equipamentos para o laboratório, de uma estrutura física extraordinária e de uma estrutura de pessoal que poucos Estados da Federação têm essa estrutura, com um potencial de mão de obra de professores, de técnicos gabaritados, qualificados...

Os melhores profissionais do Brasil e da América estão no Centro Agroveterinário de Lages. E nós tivemos, na época, a sensibilidade do Governador Esperidião Amin, do Secretário Odacir Zonta, que abriu mão da sua cidade! Há um custo político, é evidente! Ele era Secretário e Deputado por Concórdia! O Deputado Odacir Zonta abriu mão desse investimento no Município de Concórdia, porque um administrador público tem que olhar muito essa questão. Tem que olhar a lógica! Um mais dois é três, não pode ser cinco, de acordo com a sua conveniência.

E dentro da lógica, do normal do be-a-bá, do um mais um, foi definida a instalação desse laboratório do leite no Município de Lages. Causa-nos apreensão, com certeza para o Deputado Sérgio Godinho também, essa possibilidade. Tomara que eu esteja enganado! Não sou eu, melhor que o Correio Lageano esteja enganado. Melhor que essa notícia não se concretize!

Sou favorável que também seja instalado em Concórdia um laboratório. Concórdia não tem a capacidade de mão de obra que tem Lages, mas tem um potencial, naquela região de produção do leite, maior até do que o Município de Lages. E nós temos que, como já disse, falar em coisa concreta, em coisa verdadeira. Então, não sou contra, sou favorável, mas não concordo em desviar o laboratório de Lages!

Querem construir e fazer outro? Tudo bem! Então, façam este pedido de informação, porque agora virá muita explicação. Eu acho que não, mas me disseram que sim. Talvez seja. Quem sabe, Oxalá isso possa ser concretizado. Eu respeito demais o que coloca o Correio Lageano. É muito difícil, porque não é habitual, uma notícia do Correio Lageano não ser verdadeira.

E quero contar com o apoio do Deputado Onofre Santo Agostini que, tradicionalmente, é um aliado nas questões serranas, e quero, evidentemente, contar também com o apoio do Deputado Sérgio Godinho, representante de Lages, na Assembléia Legislativa, para que mantenhamos este importantíssimo projeto que Lages conquistou. E conquistou com muita luta, Deputado Sérgio Godinho, muitas reuniões! Não foi uma nem duas, os Deputados Onofre Santo Agostini e Ivan Ranzolin participaram conosco.

No passado, nós discutíamos as questões da região num colegiado de Deputados. Nós reuníamos os Prefeitos e discutíamos as questões da região. Isso não está mais acontecendo. A questão é fechada. Há democracia, mas da porta para dentro, não é pública mais. Tomara que eu esteja enganado. Vou torcer para que esteja enganado. Quero perder esta discussão. Eu gosto de ser derrotado por uma causa boa.

Ontem, pedi desculpas, nesta Casa, para os servidores. Desculpem-me, mas vocês me vaiaram porque estou aqui pedindo aumento para vocês! Quero pedir desculpas. Torço para que eu esteja enganado nisso aqui. Ultimamente, estou jogando contra mim. Aplaudo o gol contra, como disse o Miltinho Cunha na sua coluna. Torço quando fazem gol contra. Pedi desculpas ontem porque pedi aumento. Tinha uma faixa aqui, devia ser daqueles dois ônibus que o Eliseo Matos, da Secretaria Regional, pagou para vir para cá. Esta era a segunda parte que eu queria conversar, mas talvez não dê tempo. Mas pedi desculpas para eles, e hoje torço muito mesmo para que eu esteja enganado nessa questão.

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?

Mas, como sempre, sou democrático, jamais aqui neguei aparte a um Deputado. Nunca neguei aparte a ninguém. Concedo, pela ordem, um aparte ao dileto amigo, Deputado Sérgio Godinho e em seguida ao Deputado Onofre Santo Agostini.

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Deputado, estou preocupado, como V.Exa., com isso, também. Preocupado com essa provável e possível instalação do laboratório de leite, em Lages. E aplaudindo os seus motivos que levam suas preocupações que também são minhas, dirigi-me ao Secretário Moacir Sopelsa, e dentro dos próximos dias ele assinará o protocolo de intenção garantindo o laboratório de leite em Lages. E até, não discordando de V.Exa., acho que Lages tem mais necessidade que Concórdia, haja vista que Lages tem uma Faculdade de Medicina Veterinária.

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - V.Exa. não discorda de mim???

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Não, V.Exa. falou que talvez...

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Não, Concórdia também merece!

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Eu acho que Lages merece mais do que Concórdia por ela ter uma Faculdade de Medicina Veterinária e ter a pecuária e a qualidade do nosso leite e do nosso rebanho em nome nacional e internacional.

Então, esse laboratório de leite é um compromisso nosso de brigar. E trago as palavras do Secretário Moacir Sopelsa de que o laboratório de leite vai ser assinado nos próximos dias, com um protocolo de intenções realmente se comprometendo a ter o laboratório de leite na cidade de Lages.

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - muito obrigado.

Eu só aduziria o que o Deputado outro dia colocou. Ele vai confirmar o que está decidido. Não vai fazer nenhum favor. Ele está fazendo um péssimo serviço em tirar de Lages. Não vamos também fazer continência com o chapéu dos outros. Já está decidido que o laboratório será em Lages. Então, ele não vai levar para Concórdia.

Gostaria, até, Deputado Sérgio Godinho, que avisasse o Governo para que eu fosse convidado também nos atos do Governo em Lages. Nunca recebi um convite para os atos do Governo. Eu sou Deputado daquela região e não sou obrigado a ir a uma reunião por convite em jornal. Convidem-me e eu irei lá. Sou democrático, gosto até do contraponto, do antagônico. Não tem problema. Não me convidem, mas a democracia, como disse, é da porta para dentro.

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa., me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Pois não! E pediria, aqui, que me fossem concedidos mais 30 segundos para poder ouvir o depoimento de V.Exa., com certeza, esclarecedor.

O SR. PRESIDENTE (Deputado Volnei Morastoni) - Deputado Antônio Ceron, concede mais 30 segundos a V.Exa.

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Deputado, eu só queria hipotecar a minha solidariedade não só a Lages como à região Serrana. Como V.Exa. colocou muito bem, não temos nada contra Concórdia e até torço por Concórdia. Mas tirar a expectativa de uma região empobrecida, ao longo da história, seria uma grande injustiça. Eu tenho certeza absoluta de que o nosso colega Deputado Moacir Sopelsa não vai praticar esse ato injusto contra uma região.

Por isso, V.Exa. tem a minha solidariedade, o meu apoio. Como diz o caboclo lá da minha terra, quanto mais foice, maior o roçado. Vamos roçar juntos.

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Só não espero que essa seja a tática do Governo, Deputado Joares Ponticelli. O pessoal gosta muito de pagar garupa nas coisas que estão andando.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)