Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ana Paula Lima

45ª Sessão Ordinária - 12/06/2003

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente Sras. Deputadas, Srs. Deputados, cidadãos que nos assistem pela TVAL nesta manhã de quinta-feira, causou-me estranheza o Deputado Antônio Ceron querer me conceder um aparte. Não pedi aparte porque iria falar em seguida. E causou-me estranheza também as palavras profundas de S.Exa. Se o Brasil e o Estado estão desse jeito, porque essa é a herança que recebemos! Com certeza, após quatro anos muitas coisas serão sanadas.

Quero convidá-lo, Deputado Antônio Ceron, para ajudar a governar este maravilhoso País e este maravilhoso Estado, porque as oligarquias é que levaram a sociedade brasileira a atual situação de descalabro da máquina pública, e não só fazer críticas às administrações de Luiz Inácio Lula da Silva e do Governador Luiz Henrique da Silveira.

Mas, vou falar sobre um outro assunto, um acontecimento na cidade de Blumenau, no dia 9 de junho, segunda-feira, a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Blumenau, tendo como presidente o Sr. Hans Dieter Didjurgeet.

Recebi uma mensagem, através de e-mail, e se me permite, Sr. Presidente, vou lê-la porque achei muito interessante.

(Passa a ler)

"Não há dúvidas, o dia 9 de junho vai ficar na história da cidade e do Ciefe. Nunca Blumenau teve tanto ‘apoio explícito’, como os demonstrados. Se estávamos a procura de quem fosse ‘bater o martelo’ na compra do terreno, hoje temos ‘três’ aliados. Descontando os aspectos políticos, acredito ainda vamos ficar com ‘saldo positivo’.

O Dieter foi astuto e inteligente para ‘hastear’ sua principal ‘bandeira’ que vai ser o Ciefe, que sabemos, marcará a grande ‘virada’ da cidade.

O apoio do Prefeito, porque será sua grande plataforma eleitoral, para dar sustentação a seu sucessor. Nenhuma obra ou nova indústria fará frente à distribuição de renda e empregos que o Ciefe proporcionará.

Ao governador caberá juntar tudo isto, e também apoiar, para garantir a sustentação de sua imagem de político ‘inovador’ pelo qual me converteu em um seu eleitor e admirador.

E a grande surpresa da noite foi um ‘atrevido e iluminado’ Secretário do Planejamento, que roubou a cena e ‘chutou o balde’, diante de uma calada e atenta platéia, trazendo a público as ‘mazelas’ de um ‘posudo’ Governador, que sempre esnobou Blumenau." (Ele falando, certamente, do Governador Amin.)

"Realmente uma noite completa. Até uma afinada ‘bateria’ de panelas fez a recepção de ilustres convidados. Agora, meus caros, é montar um plano de ação para garantir a ‘sustentação’ dos apoios e que nos levem à conclusão da aquisição do terreno.

Uma apresentação à Câmara dos Vereadores está garantida e será importante para que o Décio caminhe para seu próximo passo, com o apoio desta Casa.

Acho que deveríamos usar mais a imprensa, divulgando os números do projeto para ter o apoio também da comunidade. Acho que estamos no momento desta ação.

Era isso que tinha. Acabei me empolgando e escrevendo demais."

Recebi essa mensagem de um empresário de Blumenau.

Realmente, foi uma noite muito bonita. Não pude estar presente, mas lá estavam o Prefeito Décio Lima, o Governador e o Deputado João Paulo Kleinübing, assim como inúmeros empresários.

E eu vou falar de uma pessoa, um blumenauense - Armando Hess de Souza, um homem inteligente, que colocou de uma maneira didática, sensata, Deputado Antônio Ceron, o Estado como ele se encontra, sucateado. A imprensa não fala como o Governador Luiz Henrique recebeu o Estado, com dívidas a pagar, muitas contratações, muitas coisas a agitar, mas o Secretário colocou de forma muito inteligente essa situação.

Em outra ocasião, numa outra posse, também na cidade de Blumenau, no Clube Tabajara, o Deputado Antônio Ceron estava presente e o Governador era o Sr. Esperidião Amin, o Governador foi muito deselegante, falando de pessoas, do antigo Governo, de como encontrou o Estado, e V.Exa., na época, aplaudiu-o entusiasmadamente. Aplaudiu aquela situação!

Então, Deputado Antônio Ceron, V.Exa. veio à tribuna nesta semana falar sobre a maneira descortês que o Secretário Armando Hess de Souza falou, na política é assim: quem fala o que quer, ouve o que não quer! Essa é a situação que se encontra.

Quero dizer que hoje assomei a esta tribuna para defender o Governador Luiz Henrique porque, se antes tínhamos um Governador que esqueceu a nossa cidade, que não deu nada para Blumenau e não fez muita coisa pelo Estado de Santa Catarina, em cinco meses de Governo, pela minha cidade fez alguma coisa! Doou para a cidade de Blumenau uma área que pertencia à companhia Artex para fazer uma grande creche, que atenderá 200 crianças; vamos fazer o Distrito do Garcia, para atender a comunidade e será feito um ambulatório de saúde. Essa foi a primeira obra que o Governador Luiz Henrique deu para Blumenau. E está apoiando o Ciefe, dos empresários, que vai gerar emprego e renda.

Então, não posso me queixar de um Governador que dá carinho para a cidade de Blumenau, que dá carinho para todos os Municípios de Santa Catarina, que está percorrendo os Municípios, escutando o seu povo.

Ontem, aqui no hall da Assembléia Legislativa, encontramos o Governador saudando a cidade de Laurentino, um pequeno Município. Sua Excelência estava aqui! É o carinho que tem pelo Estado de Santa Catarina. Não posso me queixar do Governador, assim como não posso me queixar desse brilhante Secretário Armando Hess de Souza, filho de uma empresária, Dona Adelina, que teve 16 filhos, e soube conduzir muito bem a sua família. O Secretário está representando muito bem a nossa cidade e o Estado de Santa Catarina.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede uma aparte?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Como eu sou uma pessoa gentil, elegante e recebi educação em casa, vou conceder um aparte a V.Exa., Deputado Antônio Ceron.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Primeiramente, quero cumprimentar V.Exa. por reconhecer que efetivamente a atitude do Secretário foi deselegante, tanto que V.Exa. fez comparação, dizendo que no passado também houve um ato deselegante. V.Exa. concorda comigo que foi inoportuno e deselegante o pronunciamento do Secretário.

Mas, proporcionei a oportunidade de aparte a V.Exa. para saber o seguinte: se nas ações de auxílio a Blumenau, a reunião do Governador ontem com os grevistas de Blumenau, também é uma ação de ajuda ao Prefeito Décio Lima?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - O Secretário Armando Hess de Souza não foi deselegante. S.Exa. explanou de forma didática o que está acontecendo na cidade de Blumenau.

Algumas pessoas vieram conversar com o Governador sobre a greve em Blumenau, e o Governador, muito elegantemente, atendeu-as. Mas isso é um problema do Município, Deputado Antônio Ceron, e as coisas de Município, V.Exa. bem sabe, são resolvidas no Município! Lá, as pessoas em greve estão sendo atendidas pela comissão. E tenho certeza de que com a decisão ontem do Tribunal esse impasse será resolvido.

Agradeço a quem veio aqui dar apoio de forma sensata, mas repudio quem usou desta tribuna para fazer um palanque eleitoral. Não é dessa forma que fazemos política. Eu tenho certeza de que a cidade de Blumenau será conduzida aos trilhos, e os servidores vão retornar ao trabalho, garantindo, Deputado Antônio Ceron, creche e escola para aqueles crianças que estão em casa.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)