72ª Sessão Ordinária - 23/09/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, inicialmente gostaria de cumprimentar a Deputada Odete pelo trabalho que tem realizado no seu Partido, inclusive fazendo certas limpezas de pessoas que, na minha cidade, até, maculavam a imagem do PL e que não mereciam estar na direção do seu Partido, por serem agressivas, de baixo nível, fazendo com que o Partido de V.Exa. não fosse visto com bons olhos na nossa cidade. E quando nós nos deparamos com V.Exa., vimos a seriedade, a competência e o quanto V.Exa. é politizada, sabendo levar com sabedoria o Partido que preside.
Então, parabenizamos V.Exa. por ter trazido a moralidade ao Partido na nossa cidade. E hoje temos uma nova vida, um novo tempo do PL na cidade de Lages.
A Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!
A Sra. Deputada Odete de Jesus - Nobre Deputado, agradeço a V.Exa. por dar continuidade ao tema do meu pronunciamento.
E queremos dizer que na cidade de Lages, por exemplo, tínhamos um certo Vereador que estava usando o Partido e estava violando o Estatuto do Partido. Então, esse Vereador há poucos meses pediu a sua desfiliação. Nós o deixamos livre, porque as pessoas têm livre arbítrio para seguir o rumo que querem tomar.
Esse Vereador falou coisas desagradáveis na tribuna da Câmara de Lages a respeito do Partido, mas nós ignoramos, porque tem certos assuntos que edificam, que constróem, mas há outros que nem convém serem ouvidos. Nós tampamos os nossos ouvidos. Quando são assuntos banais, que não nos interessam, não damos importância!
Então, Deputado, em Lages realmente trocamos aquele diretório que estava engavetado e hoje temos uma mulher na Presidência. Colocamos a Anita, uma companheira que veio do PGT, que está fazendo um trabalho belíssimo, com responsabilidade, filiando pessoas.
É mais uma mulher; temos que valorizar a mulher, porque a mulher não pode ficar isolada do processo político. A mulher por natureza é uma grande política, porque quando ela vai fazer as suas compras no supermercado, ela briga por menores preços, eis que quer colocar o melhor na mesa para os filhos. Então, temos que valorizar muito a mulher.
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Parabenizo V.Exa. pelo aparte.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Serei breve, não vou polemizar com V.Exa. Fiz um aparte elogiando, em nível estadual, a conduta da Deputada Odete de Jesus. Mas quero me contrapor na questão específica do Vereador de Lages, a que ela se refere.
Com todo o respeito à posição de V.Exa., ele é a pessoa da mais alta dignidade de Lages. Foi eleito Vereador por duas vezes e estava entre os mais votados, é um médico conceituadíssimo o Dr. Romeu Rodrigo da Costa e Silva. Não posso concordar, de maneira nenhuma, embora respeite V.Exa., com as referências não muito positivas a respeito dele.
Era isso que queria colocar aqui. Agradeço esse aparte e digo que não concordo com as colocações contra o Vereador Rodrigo, de Lages.
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Quanto ao Vereador Rodrigo, de Lages, Deputado Antônio Ceron, vou trazer algumas fitas das últimas sessões da Câmara, as quais provam o desequilíbrio desse cidadão, a sua arrogância, a sua falta de respeito para com os Vereadores da cidade. Ele é uma pessoa totalmente desequilibrada. Provo isso a V.Exa. com fita. Ele é uma pessoa que não merece ser Vereador da cidade de Lages, eis que é uma pessoa totalmente incompetente para o cargo que ocupa: desequilibrado, nervoso, irritado, inclusive desacata os Vereadores na Câmara.
Mas o assunto que me traz hoje a esta tribuna, Deputado Genésio Goulart, é com relação ao racismo.
(Passa a ler)
"Racismo
O problema do racismo é antigo e perdura até os nossos dias. Mesmo sendo o ato racista um velho fenômeno baseado na ignorância, temor e falsa satisfação, algumas de suas horríveis manifestações têm acontecido nos dias de hoje.
Racismo e preconceito irracional operam num círculo vicioso. O racismo está no meio da pior parte do preconceito, que caracteriza o maior erro moral dos seres humanos. Suas conseqüências são em geral mais devastadoras, porque o racismo facilmente transforma-se em algo permanentemente institucionalizado e legalizado. E numa manifestação extrema pode causar perseguição sistemática e igualmente genocídio.
Um bom começo seria o reconhecimento de que nenhuma sociedade está livre do racismo. A tendência em discriminar, com base em raça ou outras diferenças, não está confinada neste ou naquele país ou continente.
Por isso temos o desafio de trabalhar com a imbatível determinação de erradicar os últimos vestígios do racismo, cujas garras brutais não conhecem fronteiras geográficas. Em segundo lugar, devemos reconhecer que a existência de leis, de monitoramento e de acordos não são suficientes. Apesar de duas conferências mundiais na ONU e de três décadas internacionais de combate ao racismo, o problema permanece ainda bastante vivo.
As formas mais explícitas de racismo têm sido consideradas crimes, mas a discriminação persiste em múltiplas formas, freqüentemente, de maneira sutil e sistemática. Na verdade, para julgar a partir de atitudes racistas, diante de freqüentes elaborações de medidas contra a discriminação, teríamos que admitir que as ações contra o racismo, contabilizadas na melhor da hipóteses, alcançaram resultados limitados.
A tarefa que temos como Parlamentares, como autoridades ou representantes do povo, é elaborar estratégias inovadoras no combate ao racismo. E o mais importante: é preciso lembrar que a tarefa de erradicar o preconceito racial extrapola a criação de ministério ou de emendas parlamentares. A coisa é muito mais profunda, está na raiz do nosso e de outros países".
Então, Srs. Deputados, quero conclamar toda a sociedade catarinense, todas as entidades, todas as autoridades, todas as religiões, todos os órgãos constituídos, para que ficássemos vigilantes, Deputada Odete de Jesus, a qualquer ato de racismo, mesmo que seja pequeno, no sentido de que seja denunciado, através do Ministério Público, para que possamos banir o racismo da nossa sociedade.
Deputada Odete de Jesus, V.Exa. bem sabe do problema por que passa os direitos do cidadão, saiba também que temos recebido diuturnamente denúncias de pessoas ainda usando essa prática deplorável.
Só os ignorantes com relação à vida, ao tempo de existência do ser humano, só os ignorantes não sabem respeitar que cada qual nasceu da sua maneira. Só os ignorantes agridem pessoas, batem em pessoas, usam o preconceito no dia-a-dia, como se fosse uma tarefa, como se fosse uma atividade de defesa de algo. Mas o que estão defendendo esses racistas?
Então, fica aqui o meu protesto, essa minha matéria.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)