89ª Sessão Ordinária - 27/11/2002
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, diante da manifestação feita pelo Deputado Herneus de Nadal, preciso voltar ao assunto. Primeiro, para dizer que fico satisfeito em saber que o Deputado Herneus de Nadal é um dos que não vão mudar de posição. Que bom, Deputado, que bom, porque V.Exa. foi um dos que, em cada discussão de Orçamento, pediam a descentralização, uma unidade da Udesc no Oeste de Santa Catarina. E brigou muito, especialmente no período eleitoral. Também vi V.Exa. brigar muito com relação à questão do Ensino a Distância.
Coincidentemente, V.Exa. discutiu muito, debateu muito esse assunto no período eleitoral. Mas deve ter sido - como afirmou V.Exa. com relação à discussão da unidade lá - mera coincidência.
Agora, V.Exa. se contradiz quando disse que o Governo encaminha agora, no apagar das luzes, e, no entanto, disse que teve de desmarcar compromissos de campanha para participar da discussão lá no Oeste. Então, é uma contradição o que V.Exa. traz para esta tribuna!
Portanto, Deputado, a decisão é nossa! A decisão é da Casa! O Orçamento está aqui, foi encaminhado em setembro! V.Exa., em outras oportunidades, dizia que não se alocavam recursos porque não havia vontade política! A vontade política está expressa!
Preciso lembrar a V.Exa. que o atual Governo foi eleito para governar até 31 de dezembro de 2002! V.Exa., o seu Partido e o Governador eleito poderão pretender interferir na decisão de entidades como o Sebrae, mas no Governo não! Mas neste Governo não!
Este Governo foi eleito e vai se encerrar em 31 de dezembro de 2002, e vai exercê-lo na sua plenitude! O Governo será exercido na sua plenitude, Deputado Herneus de Nadal! Não queiram antecipar o seu período de Governo! Vocês terão, assim como tivemos, quatro anos para governar!
A discussão do Orçamento, sim, é oportunidade que V.Exa., a sua Bancada e os Deputados que vão dar sustentação ao Governo terão para fazer valer aquilo que foi a sua vontade, manifesta aqui, em quatro anos, que eu pude acompanhar e em outros oito, como V.Exa. já afirmou.
V.Exa. que já foi, como bem lembrou, Líder do Governo não teve oportunidade, mesmo sendo Líder do Governo, de tornar real esse seu sonho, essa sua luta.
Quem sabe agora, depois que o atual Governo iniciou o processo, iniciou a discussão, criou as condições e as condições de alocar os recursos necessários, se o que consta da proposta não são necessários, Sr. Deputado Herneus de Nadal, teremos a oportunidade de alocar, de complementar os recursos!
Então, não venha V.Exa. fazer esse discurso fácil! Não venha fazer um discurso de justificativa antecipada! V.Exa. bem disse que já teve uma oportunidade de realizar esse sonho; já teve uma oportunidade de atender o sonho da sua gente e não conseguiu fazer, quando foi Líder do Governo!
Aliás, foram muitas coisas que V.Exas. não conseguiram fazer! Recordo-me que V.Exa. chegou às lágrimas nesta tribuna, como chegaram às lágrimas os servidores públicos de Santa Catarina num Natal, não muito distante. Os servidores públicos chegaram às lágrimas, Deputado Herneus, porque o seu Governo devia três salários e o 13º!
Portanto, Deputado Herneus, veja que muito não pode ser feito. E torço para que no próximo Governo esse sonho possa se concretizar, porque as condições para tal estamos criando! O Governo fez a discussão, as comunidades participaram, as associações de Municípios, a decisão está tomada. Agora, compete à Assembléia complementar os recursos, se é que efetivamente não serão suficientes!
Não antecipe justificativas, Deputado Herneus de Nadal, não antecipe, porque assim como a sua gente, do bravo Oeste de Santa Catarina, estará cobrando permanentemente, também estaremos, porque a nossa posição é a mesma! Estaremos aqui para cobrar a sua e, a posição do Governo, para que possa se concretizar esse que é um velho sonho do Oeste e da gente catarinense.
Agora, deixarei o restante do horário do meu Partido ao Deputado Lício Silveira.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)