Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ana Paula Lima

68ª Sessão Ordinária - 11/09/2003

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, estou muito preocupada com o andamento e com a celeuma que aconteceu na tarde de ontem nesse Plenário. Com todo o respeito ao Deputado Antônio Carlos Vieira, sobre a questão da Presidência, na ausência do Presidente e do vice, penso que o Deputado Onofre Santo Agostini já justificou por que não presidia, Deputado. Não vamos causar mais uma problemática... para ficarmos debatendo. Tenho muito respeito por V.Exa., mas foi justificado, e tenho um assunto importante...

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Vou lhe conceder um aparte, mas não queria voltar ao assunto. Penso que o telespectador não merece.

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputada Ana Paula Lima, eu não gostaria também. Só retornei ao assunto porque o Presidente quis dar para mim conhecimento do que eu já conheço, e foi em cima desse dispositivo que eu falei, Deputada. No momento em que S.Exa. estava presidindo o vice estava presente! Eu não tenho nada contra a presidência!

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Com todo o respeito que tenho por V.Exa., Deputado Antônio Carlos Vieira, V.Exa. há de convir que na tarde de ontem a sessão foi presidida, com muita justiça, pelo Deputado Volnei Morastoni, que, como fez jus também ao Regimento, causou uma problemática nesse Plenário e, por incrível que pareça, até causando constrangimento ao nosso Presidente.

Quero aqui deixar registrada a minha solidariedade a essa Presidência que conduziu, de forma exemplar, a sessão plenária na tarde de ontem.

Hoje, Deputado Sérgio Godinho, que preside no momento esta Casa com muita tranqüilidade e serenidade, 11 de setembro, é um dia que nos causa alguma amargura devido ao fato acontecido nos Estados Unidos há dois anos, mas também é um dia de muita alegria porque neste mês comemora-se os 50 anos do Colégio Madre Francisca Lampel, na cidade de Gaspar. Meus parabéns.

No próximo dia 11, quero fazer um convite a todos os Deputados, a toda a população da Capital, enfim, a todos os catarinenses, pois a Assembléia Legislativa abrirá suas portas para o lançamento oficial da Oktoberfest, a maior festa da cerveja do Brasil, às 19h, no Centro Sul, na Capital.

(Passa a ler)

"Estamos comemorando os 20 anos da Oktoberfest e merece destaque no nosso pronunciamento pela expressão cultural e histórica que representa, não só para os blumenauenses, mas para todos os catarinenses.

Apenas para relembrar, a Oktoberfest foi criada num momento de muita dor para Blumenau, poucos meses depois das enchentes de 1984. E isso após as inundações igualmente catastróficas de 1983 no Município, com o Rio Itajaí-Açu, alcançando até 16 metros acima do seu nível normal. A população de Blumenau sempre enfrentou de forma surpreendente as enchentes. Mas aquelas duas tragédias tiveram efeito devastador.

No afã de recuperar a auto-estima da gente de Blumenau é que o antigo projeto de criar uma festa de tradição alemã virou realidade e surgiu então a Oktoberfest.

A festa teve uma evolução notável.

O talento organizacional da população de Blumenau fez a Oktoberfest tornar-se conhecida pela sua limpeza, animação e também como uma promoção não somente para jovens, mas também para a família, dada a adversidade de suas atrações. E isso tudo sem perder o foco da manutenção das raízes germânicas da herança dos colonizadores do Município.

Em outro aspecto, a Oktoberfest consagrou-se como um fenômeno turístico e econômico. Num mês de baixa temporada em todo o país, Blumenau criou um evento que se fixou no calendário nacional, criando fama e atraindo inclusive visitantes estrangeiros.

Paralelo a isso, os Municípios da região ousaram criar festas paralelas e em períodos idênticos, como a Fenarreco e a Marejada, tamanho o público conquistado pela Oktoberfest.

Numa de suas edições, a Oktoberfest somou um milhão de visitantes, um recorde sem precedentes, competindo inclusive com o apelo do litoral catarinense no verão, gerando trabalho e renda para centenas de trabalhadores.

Neste ano a Oktoberfest promete ser ainda mais grandiosa. Numa parceria estabelecida com o Município paulista de Barretos, a promoção blumenauense foi divulgada durante a Festa do Peão Boiadeiro, ocorrida há poucos dias com milhares de participantes, no Estado de São Paulo.

Por isso que hoje aproveito nosso espaço no Plenário desta Casa para convidar todos os catarinenses para estar em Blumenau no período de 02 a 19 de outubro na vigésima edição da Oktoberfest. E para todos os Parlamentares, nossos companheiros de Legislatura, convido a prestigiarem o lançamento da maior festa de Santa Catarina no próximo dia 11, às 19h, para fazermos antecipadamente o tradicional brinde da Oktoberfest!"

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)