Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

66ª Sessão Ordinária - 09/09/2003

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, acompanhando a linha de raciocínio do Deputado Jorginho Mello e também concordando com o Deputado Lício Silveira, gostaria de fazer algumas observações.

Primeiro, alguém levantou, em algum momento, a possibilidade da emancipação do Norte da Ilha. Não sou daqui nem prometi qualquer opinião em relação a esse assunto, mas sou um catarinense, e na mais bela Capital deste País, uma das cidades mais modernas, que vive o melhor momento, é um tanto estranho discutir a sua separação. A Grande Florianópolis já viveu momentos ruins administrativa e politicamente e com situações péssimas, mas hoje vive um grande momento!

Na mais bela Capital deste País, uma das mais modernas deste País, não há razão para se discutir este assunto.

De qualquer forma, acompanho também a opinião do Deputado Lício Silveira, mas gostaria de fazer um pequeno contraponto, concordando, em parte, com o Deputado Francisco de Assis quanto às emancipações.

Não podemos generalizar, passar o rodo para que não se emancipe mais ninguém! Nós temos vários Distritos em Santa Catarina que precisam ser emancipado, sim!

Especificamente, eu quero levantar a questão do Distrito Juvêncio, onde o cidadão que mora num Distrito de Saudades tem de passar por dentro de Pinhalzinho para ir para a sede do seu Município. Aí nós vamos a São Roque, São Lourenço. Quem mora no Distrito de São Roque tem de passar por dentro de Novo Horizonte para ir a São Lourenço do Oeste.

Então, temos algumas aberrações quanto ao mapeamento de Municípios do nosso Estado, que, do meu ponto de vista, merecem atenção especial e têm direito de se emancipar, com certeza absoluta.

Aí eu concordo com o Deputado Jorginho Mello. Também não conheço Municípios emancipados que não vão bem, exceto aqueles Municípios que estão sendo mal administrados. Caso contrário, todos eles tiveram melhoria na qualidade de vida do seu povo.

Então, para mim, cada caso é um caso.

E quanto ao Distrito de Marechal Bormann, no Município de Chapecó, o desejo de emancipação daquele Distrito é por falta, com certeza absoluta, de ações do Governo municipal. Se tivesse feito bem para aquele Distrito durante os oito anos que o PT governa, não teria o desejo de se tornar Município. Mas, infelizmente, há o desejo do Distrito de se tornar Município. Os líderes de Chapecó são contra porque, por ser Chapecó a Capital do Oeste, ficará impedida de ter um crescimento ainda maior.

De qualquer forma respeito a opinião daqueles que lá moram e o meu posicionamento, evidentemente, é que cada caso é um caso dentro de Santa Catarina.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)