Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

78ª Sessão Ordinária - 09/10/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, o que me traz à tribuna no dia de hoje é uma reflexão sobre o que diz o líder pacifista Nelson Mandela: "Não podemos desperdiçar as nossas preciosas crianças. Nem mais uma... Nem por mais um dia!"

(Passa a ler)

"É certo que ele se referia às crianças que morriam na guerra. Mas e no Brasil, aqui mesmo em Santa Catarina, como morrem as nossas crianças?

Srs. Deputados, elas morrem de fome, morrem no tráfico de drogas, abandonadas nas ruas, vítimas da exploração e do abuso sexual, muitas vezes dentro da própria casa.

Nossas crianças morrem muitas vezes sem educação, outras morrem de cansaço, porque os dados do Unicef confirmam que nos países em desenvolvimento, 250 milhões de crianças entre 5 e 14 anos trabalham. Aproximadamente 60 milhões de crianças são exploradas e quase 80% não são remuneradas. É a verdadeira exploração dos bracinhos nos trabalhos, sem valorização alguma, e isso para nós é um verdadeiro abuso.

A princípio parece uma realidade só da pobreza, mas como morrem nossas crianças das classes média e alta?

Perdemos nossas crianças, na sua inocência, para uma ‘babá terrível’, que se chama televisão. Os pais tem que trabalhar e os filhos são educados pela TV. A mídia estimula o consumo, a violência e a sexualidade precoce.

Perdemos nossas crianças, cuja paternidade é renegada, e desde muito pequenas essas crianças descobrem a revolta e vão sendo criadas sem um padrão de família, respeito e sem uma personalidade definida.

Perdemos nossas crianças, que estão à mercê das armas.

É por isso que peço a atenção dos nobres Colegas para que sejamos mais atentos e façamos projetos que venham contribuir para a valorização dessas crianças.

Sou autora de um projeto sobre o desarmamento infantil. Gostaria de homenagear todas as crianças catarinenses com esse projeto. E peço às mães que nesse Dia da Criança, ao invés de adquirir um brinquedo de arma, que adquira um brinquedo educativo. Que incentive o seu filho à prática esportiva, à aulas de música, procurando preencher o tempo livre das suas crianças, porque elas ficando ociosas irão procurar coisas maléficas. Não vamos perder nossas preciosas crianças, delas depende o futuro do nosso Brasil."

Hoje li uma reportagem publicada no jornal Diário Catarinense que diz que mais de 13 milhões de pessoas, com menos de 15 anos, perderam o pai, a mãe ou ambos por causa do vírus da Aids. O número de crianças que estão nas ruas varia de 100 a 250 milhões. Cerca de 77 milhões de rapazes e 96 milhões de moças, entre 15 e 24 anos, não sabem ler nem escrever e 8 milhões de adolescentes têm baixa escolaridade.

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Pois não!

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Quero parabenizar V.Exa. pela iniciativa desse projeto e dizer que um em cada quatro adolescentes, de 10 a 19 anos, vive em nível de pobreza, somando 1.200.000 pessoas nessa faixa etária.

Também obtive informação, através da mídia nacional, que uma cidade na região Nordeste, parece-me que em Pernambuco, fez uma campanha para o desarmamento infantil, trocando armas por livros escolares. Essa foi uma grande campanha e mobilizou não só crianças e adolescentes, mas também os adultos. Que isso sirva de exemplo.

Parabéns pela campanha de V.Exa. para que os pais, no Dia das Crianças e no Natal, não dêem armas de brinquedo.

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Muito obrigada, Deputada Ana Paula Lima.

Quero chamar a atenção para que toda população abrace essa causa, procure incentivar as nossas queridas crianças que amamos tanto. Eu sou mãe e avó e só quero o bem das nossas crianças.

Parabenizo todas as nossas crianças catarinenses e brasileiras e as mamães também.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)